Uso de metodologias ativas no Internato de Saúde Coletiva da UFRN
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Data de Publicação: | 2017 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35626 |
Resumo: | Introdução: O Internato em Saúde Coletiva (ISC) compreende um momento em que os alunos têm a oportunidade de sair do âmbito hospitalar onde ocorre a maior parte das atividades práticas durante a graduação, assim como permite a consolidação dos conhecimentos teóricos vistos em aula. Esse artigo tem como objetivo relatar a experiência do ISC e, ao descrevê-lo, refletir sobre a forma como ele está estruturado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Metodologia: O internato é estruturado em 07 semanas ocorrendo no cenário de prática de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Está organizado em vivências que permitam ao estudante percorrer o processo da problematização utilizado no ensino por meio de metodologias ativas. Discussão: Essas vivências envolvem atividade de territorialização, levantamento de dados sócioepidemiológicos, Sala de Apoio à Gestão Estratégica, boletim epidemiológico, visita domiciliar, classificação de risco familiar, roda de cogestão e a execução de um projeto de intervenção. Conclusão: Desses momentos, resulta retornos tanto para a UBS e sua população quanto para os estudantes estabelecendo-se uma relação de aprendizado e benefício mútuo. |
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Uso de metodologias ativas no Internato de Saúde Coletiva da UFRNInternato e ResidênciaEnsinoAtenção Primária à SaúdeIntrodução: O Internato em Saúde Coletiva (ISC) compreende um momento em que os alunos têm a oportunidade de sair do âmbito hospitalar onde ocorre a maior parte das atividades práticas durante a graduação, assim como permite a consolidação dos conhecimentos teóricos vistos em aula. Esse artigo tem como objetivo relatar a experiência do ISC e, ao descrevê-lo, refletir sobre a forma como ele está estruturado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Metodologia: O internato é estruturado em 07 semanas ocorrendo no cenário de prática de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Está organizado em vivências que permitam ao estudante percorrer o processo da problematização utilizado no ensino por meio de metodologias ativas. Discussão: Essas vivências envolvem atividade de territorialização, levantamento de dados sócioepidemiológicos, Sala de Apoio à Gestão Estratégica, boletim epidemiológico, visita domiciliar, classificação de risco familiar, roda de cogestão e a execução de um projeto de intervenção. Conclusão: Desses momentos, resulta retornos tanto para a UBS e sua população quanto para os estudantes estabelecendo-se uma relação de aprendizado e benefício mútuo.Revista Eletrônica Extensão & Sociedade2018-09-12T13:59:23Z2018-09-12T13:59:23Z2017-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMEDEIROS, F. B. de et al. Uso de metodologias ativas no Internato de Saúde Coletiva da UFRN. Revista Eletrônica Extensão & Sociedade, Natal, v. 6, n. 2, mar. 2017.2178-6054 (Online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35626Medeiros, Fabiano Barros deSilva, Jocekleyton Ramalho daFlorêncio, Victor Medeiros BrandãoLeite, Vyna Maria CruzBessa, Wellington da Silvaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-29T17:31:45Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/35626Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:27.721104Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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