Uso de metodologias ativas no Internato de Saúde Coletiva da UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Fabiano Barros de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Jocekleyton Ramalho da, Florêncio, Victor Medeiros Brandão, Leite, Vyna Maria Cruz, Bessa, Wellington da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35626
Resumo: Introdução: O Internato em Saúde Coletiva (ISC) compreende um momento em que os alunos têm a oportunidade de sair do âmbito hospitalar onde ocorre a maior parte das atividades práticas durante a graduação, assim como permite a consolidação dos conhecimentos teóricos vistos em aula. Esse artigo tem como objetivo relatar a experiência do ISC e, ao descrevê-lo, refletir sobre a forma como ele está estruturado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Metodologia: O internato é estruturado em 07 semanas ocorrendo no cenário de prática de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Está organizado em vivências que permitam ao estudante percorrer o processo da problematização utilizado no ensino por meio de metodologias ativas. Discussão: Essas vivências envolvem atividade de territorialização, levantamento de dados sócioepidemiológicos, Sala de Apoio à Gestão Estratégica, boletim epidemiológico, visita domiciliar, classificação de risco familiar, roda de cogestão e a execução de um projeto de intervenção. Conclusão: Desses momentos, resulta retornos tanto para a UBS e sua população quanto para os estudantes estabelecendo-se uma relação de aprendizado e benefício mútuo.
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