Influência da fadiga no equilíbrio do pé de apoio de jogadores de futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Wakson Batista de Morais
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bartholomeu Neto, João, Assumpção, Claudio Oliveira, Fraga, Carina Helena Wasem, Bianco, Roberto, Tonello, Lais, Sales, Marcelo Magalhães, Asano, Ricardo Yukio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62384
Resumo: O objetivo do presente estudo foi investigar a infl uencia da fadiga no equilíbrio do pé de apoio no momento do chute em jogadores de futebol. Participaram desta pesquisa 19 atletas de futebol divididos em dois grupos: grupo exaustão (GEX) que realizou um esforço com carga incremental até a exaustão em esteira rolante, e o grupo controle (GCE) realizou um esforço leve-constante de forma continua em esteira rolante. Antes e após os protocolos foram avaliados parâmetros de equilíbrio estático em apoio unipodal, utilizando uma plataforma de força. O GEX apresentou aumento da área de deslocamento do centro de pressão (COP) (p < 0,05) após exaustão, tanto para o pé direito como para o esquerdo. A velocidade máxima de deslocamento do centro de pressão ântero-posterior da perna direita do GEX aumentou signifi cantemente (p < 0,05) após a exaustão em relação aos valores de repouso. A fadiga pode diminuir a capacidade de equilíbrio do pé de apoio em jogadores de futebol. Principalmente no apoio com o pé que não é o usual de apoio para o chute.
id UFC-7_6bfaaa37a0dadc08b3720a8147af69ec
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/62384
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Influência da fadiga no equilíbrio do pé de apoio de jogadores de futebolFadigaEquilíbrioFutebolO objetivo do presente estudo foi investigar a infl uencia da fadiga no equilíbrio do pé de apoio no momento do chute em jogadores de futebol. Participaram desta pesquisa 19 atletas de futebol divididos em dois grupos: grupo exaustão (GEX) que realizou um esforço com carga incremental até a exaustão em esteira rolante, e o grupo controle (GCE) realizou um esforço leve-constante de forma continua em esteira rolante. Antes e após os protocolos foram avaliados parâmetros de equilíbrio estático em apoio unipodal, utilizando uma plataforma de força. O GEX apresentou aumento da área de deslocamento do centro de pressão (COP) (p < 0,05) após exaustão, tanto para o pé direito como para o esquerdo. A velocidade máxima de deslocamento do centro de pressão ântero-posterior da perna direita do GEX aumentou signifi cantemente (p < 0,05) após a exaustão em relação aos valores de repouso. A fadiga pode diminuir a capacidade de equilíbrio do pé de apoio em jogadores de futebol. Principalmente no apoio com o pé que não é o usual de apoio para o chute.Revista Brasileira de Educação Física e Esporte2021-11-23T16:45:19Z2021-11-23T16:45:19Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGOMES, Wakson Batista de Morais et al. Influência da fadiga no equilíbrio do pé de apoio de jogadores de futebol. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 75-81, 2013.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62384Gomes, Wakson Batista de MoraisBartholomeu Neto, JoãoAssumpção, Claudio OliveiraFraga, Carina Helena WasemBianco, RobertoTonello, LaisSales, Marcelo MagalhãesAsano, Ricardo Yukioporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-23T16:49:44Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/62384Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:26:25.473792Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência da fadiga no equilíbrio do pé de apoio de jogadores de futebol
title Influência da fadiga no equilíbrio do pé de apoio de jogadores de futebol
spellingShingle Influência da fadiga no equilíbrio do pé de apoio de jogadores de futebol
Gomes, Wakson Batista de Morais
Fadiga
Equilíbrio
Futebol
title_short Influência da fadiga no equilíbrio do pé de apoio de jogadores de futebol
title_full Influência da fadiga no equilíbrio do pé de apoio de jogadores de futebol
title_fullStr Influência da fadiga no equilíbrio do pé de apoio de jogadores de futebol
title_full_unstemmed Influência da fadiga no equilíbrio do pé de apoio de jogadores de futebol
title_sort Influência da fadiga no equilíbrio do pé de apoio de jogadores de futebol
author Gomes, Wakson Batista de Morais
author_facet Gomes, Wakson Batista de Morais
Bartholomeu Neto, João
Assumpção, Claudio Oliveira
Fraga, Carina Helena Wasem
Bianco, Roberto
Tonello, Lais
Sales, Marcelo Magalhães
Asano, Ricardo Yukio
author_role author
author2 Bartholomeu Neto, João
Assumpção, Claudio Oliveira
Fraga, Carina Helena Wasem
Bianco, Roberto
Tonello, Lais
Sales, Marcelo Magalhães
Asano, Ricardo Yukio
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Wakson Batista de Morais
Bartholomeu Neto, João
Assumpção, Claudio Oliveira
Fraga, Carina Helena Wasem
Bianco, Roberto
Tonello, Lais
Sales, Marcelo Magalhães
Asano, Ricardo Yukio
dc.subject.por.fl_str_mv Fadiga
Equilíbrio
Futebol
topic Fadiga
Equilíbrio
Futebol
description O objetivo do presente estudo foi investigar a infl uencia da fadiga no equilíbrio do pé de apoio no momento do chute em jogadores de futebol. Participaram desta pesquisa 19 atletas de futebol divididos em dois grupos: grupo exaustão (GEX) que realizou um esforço com carga incremental até a exaustão em esteira rolante, e o grupo controle (GCE) realizou um esforço leve-constante de forma continua em esteira rolante. Antes e após os protocolos foram avaliados parâmetros de equilíbrio estático em apoio unipodal, utilizando uma plataforma de força. O GEX apresentou aumento da área de deslocamento do centro de pressão (COP) (p < 0,05) após exaustão, tanto para o pé direito como para o esquerdo. A velocidade máxima de deslocamento do centro de pressão ântero-posterior da perna direita do GEX aumentou signifi cantemente (p < 0,05) após a exaustão em relação aos valores de repouso. A fadiga pode diminuir a capacidade de equilíbrio do pé de apoio em jogadores de futebol. Principalmente no apoio com o pé que não é o usual de apoio para o chute.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2021-11-23T16:45:19Z
2021-11-23T16:45:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Wakson Batista de Morais et al. Influência da fadiga no equilíbrio do pé de apoio de jogadores de futebol. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 75-81, 2013.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62384
identifier_str_mv GOMES, Wakson Batista de Morais et al. Influência da fadiga no equilíbrio do pé de apoio de jogadores de futebol. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 75-81, 2013.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028804873945088