Educação, ética e cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45760 |
Resumo: | Para definir a ética em poucas palavras, poderíamos apresentá-la como a arte ou a experiência de viver e realizar o bem. Retornando ao melhor da tradição grega, tratava-se de viver para conhecer e praticar a virtude. E viver em harmonia conosco mesmos, com os outros, com a natureza e com o cosmos - ou com o universo, ou com Deus, como preferirmos denominar. Nunca nos esquecendo de que é indispensável não apenas falar ou pensar, mas agir eticamente - princípio da coerência -, e respeitar costumes e atitudes de outros povos e culturas em seus contextos e tradições históricas - princípio da reciprocidade. Para alguns autores, ética e moral são expressões que significam a mesma coisa. Para outros, a ética representaria os grandes princípios gerais que norteiam as nossas vidas: - como o amar ao próximo como a si mesmo da tradição cristã. Desse modo, a norma moral seria a realização dos princípios práticos para viver e aplicar as exigências da ética aos desafios do dia-a-dia: - como o não roubar, o não matar, ou o respeitar as antigas gerações. [...] |
id |
UFC-7_6f1032ed233d19d60ffd5a03e81dbdec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/45760 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação, ética e cidadaniaÉticaEducaçãoCidadaniaMoralPara definir a ética em poucas palavras, poderíamos apresentá-la como a arte ou a experiência de viver e realizar o bem. Retornando ao melhor da tradição grega, tratava-se de viver para conhecer e praticar a virtude. E viver em harmonia conosco mesmos, com os outros, com a natureza e com o cosmos - ou com o universo, ou com Deus, como preferirmos denominar. Nunca nos esquecendo de que é indispensável não apenas falar ou pensar, mas agir eticamente - princípio da coerência -, e respeitar costumes e atitudes de outros povos e culturas em seus contextos e tradições históricas - princípio da reciprocidade. Para alguns autores, ética e moral são expressões que significam a mesma coisa. Para outros, a ética representaria os grandes princípios gerais que norteiam as nossas vidas: - como o amar ao próximo como a si mesmo da tradição cristã. Desse modo, a norma moral seria a realização dos princípios práticos para viver e aplicar as exigências da ética aos desafios do dia-a-dia: - como o não roubar, o não matar, ou o respeitar as antigas gerações. [...]Edições UFC2019-09-13T17:46:28Z2019-09-13T17:46:28Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfRIBEIRO, Luís Távora Furtado. Educação, ética e cidadania. In: RIBEIRO, Luís Távora Furtado; RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Temas educacionais: uma coletânea de artigos. Fortaleza. Edições UFC. p. 36-50.978-85-7282-389-0http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45760Ribeiro, Luís Távora Furtadoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-13T17:46:28Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45760Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:59:11.270648Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação, ética e cidadania |
title |
Educação, ética e cidadania |
spellingShingle |
Educação, ética e cidadania Ribeiro, Luís Távora Furtado Ética Educação Cidadania Moral |
title_short |
Educação, ética e cidadania |
title_full |
Educação, ética e cidadania |
title_fullStr |
Educação, ética e cidadania |
title_full_unstemmed |
Educação, ética e cidadania |
title_sort |
Educação, ética e cidadania |
author |
Ribeiro, Luís Távora Furtado |
author_facet |
Ribeiro, Luís Távora Furtado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Luís Távora Furtado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética Educação Cidadania Moral |
topic |
Ética Educação Cidadania Moral |
description |
Para definir a ética em poucas palavras, poderíamos apresentá-la como a arte ou a experiência de viver e realizar o bem. Retornando ao melhor da tradição grega, tratava-se de viver para conhecer e praticar a virtude. E viver em harmonia conosco mesmos, com os outros, com a natureza e com o cosmos - ou com o universo, ou com Deus, como preferirmos denominar. Nunca nos esquecendo de que é indispensável não apenas falar ou pensar, mas agir eticamente - princípio da coerência -, e respeitar costumes e atitudes de outros povos e culturas em seus contextos e tradições históricas - princípio da reciprocidade. Para alguns autores, ética e moral são expressões que significam a mesma coisa. Para outros, a ética representaria os grandes princípios gerais que norteiam as nossas vidas: - como o amar ao próximo como a si mesmo da tradição cristã. Desse modo, a norma moral seria a realização dos princípios práticos para viver e aplicar as exigências da ética aos desafios do dia-a-dia: - como o não roubar, o não matar, ou o respeitar as antigas gerações. [...] |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2019-09-13T17:46:28Z 2019-09-13T17:46:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Educação, ética e cidadania. In: RIBEIRO, Luís Távora Furtado; RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Temas educacionais: uma coletânea de artigos. Fortaleza. Edições UFC. p. 36-50. 978-85-7282-389-0 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45760 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Educação, ética e cidadania. In: RIBEIRO, Luís Távora Furtado; RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Temas educacionais: uma coletânea de artigos. Fortaleza. Edições UFC. p. 36-50. 978-85-7282-389-0 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029022998724608 |