Estudo Químico de Marcetia macrophylla Wurdack (Melastomataceae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, José Duvilardo Florêncio de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15649
Resumo: Marcetia macrophylla é um planta endêmica da Bahia pertencente à família Melastomataceae. O extrato hidroalcoólico das folhas de M. macrophylla foi submetido a sucessivas cromatografias resultando no isolamento e identificação de seis metabólitos secundários: o triterpeno esqualeno, a mistura esteroidal β-sitosterol e estigmasterol, o flavonóide quercetina, a isoflavona 4’,5,7-trihidroxi-6,8-dimetilisoflavona e o derivado do ácido gálico, galato de etila. Os metabólitos foram isolados através de métodos cromatográficos clássicos, tais como: cromatografia de adsorção em coluna, partição líquido-líquido e cromatografia de exclusão. A elucidação estrutural foi efetuada através dos métodos espectroscópicos IV, EM e RMN 1H e 13C, uni e bidimensional, e comparação com os dados descritos na literatura. Este é o primeiro relato do estudo fitoquímico de M. macrophylla.
id UFC-7_6f35622d8cb5ff43b5d9b6316fdc9b6d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/15649
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estudo Químico de Marcetia macrophylla Wurdack (Melastomataceae)Chemical study of Marcetia macrophylla Wurdack (Melastomataceae)Marcetia macrophyllaMelastomataceaeFlavonoideMarcetia macrophylla é um planta endêmica da Bahia pertencente à família Melastomataceae. O extrato hidroalcoólico das folhas de M. macrophylla foi submetido a sucessivas cromatografias resultando no isolamento e identificação de seis metabólitos secundários: o triterpeno esqualeno, a mistura esteroidal β-sitosterol e estigmasterol, o flavonóide quercetina, a isoflavona 4’,5,7-trihidroxi-6,8-dimetilisoflavona e o derivado do ácido gálico, galato de etila. Os metabólitos foram isolados através de métodos cromatográficos clássicos, tais como: cromatografia de adsorção em coluna, partição líquido-líquido e cromatografia de exclusão. A elucidação estrutural foi efetuada através dos métodos espectroscópicos IV, EM e RMN 1H e 13C, uni e bidimensional, e comparação com os dados descritos na literatura. Este é o primeiro relato do estudo fitoquímico de M. macrophylla.Brasil, Nilce Viana Gramosa Pompeu de SousaOliveira, José Duvilardo Florêncio de2016-03-22T13:01:48Z2016-03-22T13:01:48Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, J. D. F. Estudo Químico de Marcetia macrophylla Wurdack (Melastomataceae). 2012. 97 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15649porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-19T17:46:45Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/15649Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:07.317858Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo Químico de Marcetia macrophylla Wurdack (Melastomataceae)
Chemical study of Marcetia macrophylla Wurdack (Melastomataceae)
title Estudo Químico de Marcetia macrophylla Wurdack (Melastomataceae)
spellingShingle Estudo Químico de Marcetia macrophylla Wurdack (Melastomataceae)
Oliveira, José Duvilardo Florêncio de
Marcetia macrophylla
Melastomataceae
Flavonoide
title_short Estudo Químico de Marcetia macrophylla Wurdack (Melastomataceae)
title_full Estudo Químico de Marcetia macrophylla Wurdack (Melastomataceae)
title_fullStr Estudo Químico de Marcetia macrophylla Wurdack (Melastomataceae)
title_full_unstemmed Estudo Químico de Marcetia macrophylla Wurdack (Melastomataceae)
title_sort Estudo Químico de Marcetia macrophylla Wurdack (Melastomataceae)
author Oliveira, José Duvilardo Florêncio de
author_facet Oliveira, José Duvilardo Florêncio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brasil, Nilce Viana Gramosa Pompeu de Sousa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, José Duvilardo Florêncio de
dc.subject.por.fl_str_mv Marcetia macrophylla
Melastomataceae
Flavonoide
topic Marcetia macrophylla
Melastomataceae
Flavonoide
description Marcetia macrophylla é um planta endêmica da Bahia pertencente à família Melastomataceae. O extrato hidroalcoólico das folhas de M. macrophylla foi submetido a sucessivas cromatografias resultando no isolamento e identificação de seis metabólitos secundários: o triterpeno esqualeno, a mistura esteroidal β-sitosterol e estigmasterol, o flavonóide quercetina, a isoflavona 4’,5,7-trihidroxi-6,8-dimetilisoflavona e o derivado do ácido gálico, galato de etila. Os metabólitos foram isolados através de métodos cromatográficos clássicos, tais como: cromatografia de adsorção em coluna, partição líquido-líquido e cromatografia de exclusão. A elucidação estrutural foi efetuada através dos métodos espectroscópicos IV, EM e RMN 1H e 13C, uni e bidimensional, e comparação com os dados descritos na literatura. Este é o primeiro relato do estudo fitoquímico de M. macrophylla.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2016-03-22T13:01:48Z
2016-03-22T13:01:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, J. D. F. Estudo Químico de Marcetia macrophylla Wurdack (Melastomataceae). 2012. 97 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15649
identifier_str_mv OLIVEIRA, J. D. F. Estudo Químico de Marcetia macrophylla Wurdack (Melastomataceae). 2012. 97 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028858391166976