Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Roger Freitas da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Denize de Melo, Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42239
Resumo: O presente artigo visa refletir sobre a contextualização histórica e cultural pautada na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Contextualizando a história da educação verifica-se que a mesma configura-se como um tema gerador de questionamentos. Conforme Tardif & Gauthier (2010), a história da educação tem como principal objetivo conservar a memória e costumes de uma determinada sociedade. O método adotado pelo educador Paulo Freire, bem como sua luta a fim de tornar a educação como direito garantido, respeitando as singularidades de cada aprendiz. Perceber o papel do educador enquanto mediador torna-se elemento primordial na execução e planejamento escolar pautado na Educação de Jovens e Adultos, bem como no acesso igualitário na construção do saber.
id UFC-7_6fcc7b843f0af7173d214ce606021477
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42239
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no BrasilEducação de Jovens e AdultosPaulo FreireHistória da EducaçãoDemocratização do ensinoO presente artigo visa refletir sobre a contextualização histórica e cultural pautada na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Contextualizando a história da educação verifica-se que a mesma configura-se como um tema gerador de questionamentos. Conforme Tardif & Gauthier (2010), a história da educação tem como principal objetivo conservar a memória e costumes de uma determinada sociedade. O método adotado pelo educador Paulo Freire, bem como sua luta a fim de tornar a educação como direito garantido, respeitando as singularidades de cada aprendiz. Perceber o papel do educador enquanto mediador torna-se elemento primordial na execução e planejamento escolar pautado na Educação de Jovens e Adultos, bem como no acesso igualitário na construção do saber.IMPRECE2019-06-03T13:11:22Z2019-06-03T13:11:22Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCOSTA, Roger Freitas da; SILVA, Denize de Melo; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira. Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1853-1857.978-85-8126-065-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42239Costa, Roger Freitas daSilva, Denize de MeloTahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T21:02:36Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42239Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:24:53.495664Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil
title Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil
spellingShingle Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil
Costa, Roger Freitas da
Educação de Jovens e Adultos
Paulo Freire
História da Educação
Democratização do ensino
title_short Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil
title_full Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil
title_fullStr Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil
title_full_unstemmed Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil
title_sort Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil
author Costa, Roger Freitas da
author_facet Costa, Roger Freitas da
Silva, Denize de Melo
Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira
author_role author
author2 Silva, Denize de Melo
Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Roger Freitas da
Silva, Denize de Melo
Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Paulo Freire
História da Educação
Democratização do ensino
topic Educação de Jovens e Adultos
Paulo Freire
História da Educação
Democratização do ensino
description O presente artigo visa refletir sobre a contextualização histórica e cultural pautada na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Contextualizando a história da educação verifica-se que a mesma configura-se como um tema gerador de questionamentos. Conforme Tardif & Gauthier (2010), a história da educação tem como principal objetivo conservar a memória e costumes de uma determinada sociedade. O método adotado pelo educador Paulo Freire, bem como sua luta a fim de tornar a educação como direito garantido, respeitando as singularidades de cada aprendiz. Perceber o papel do educador enquanto mediador torna-se elemento primordial na execução e planejamento escolar pautado na Educação de Jovens e Adultos, bem como no acesso igualitário na construção do saber.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-06-03T13:11:22Z
2019-06-03T13:11:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Roger Freitas da; SILVA, Denize de Melo; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira. Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1853-1857.
978-85-8126-065-5
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42239
identifier_str_mv COSTA, Roger Freitas da; SILVA, Denize de Melo; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira. Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1853-1857.
978-85-8126-065-5
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IMPRECE
publisher.none.fl_str_mv IMPRECE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028793375260672