Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42239 |
Resumo: | O presente artigo visa refletir sobre a contextualização histórica e cultural pautada na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Contextualizando a história da educação verifica-se que a mesma configura-se como um tema gerador de questionamentos. Conforme Tardif & Gauthier (2010), a história da educação tem como principal objetivo conservar a memória e costumes de uma determinada sociedade. O método adotado pelo educador Paulo Freire, bem como sua luta a fim de tornar a educação como direito garantido, respeitando as singularidades de cada aprendiz. Perceber o papel do educador enquanto mediador torna-se elemento primordial na execução e planejamento escolar pautado na Educação de Jovens e Adultos, bem como no acesso igualitário na construção do saber. |
id |
UFC-7_6fcc7b843f0af7173d214ce606021477 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/42239 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no BrasilEducação de Jovens e AdultosPaulo FreireHistória da EducaçãoDemocratização do ensinoO presente artigo visa refletir sobre a contextualização histórica e cultural pautada na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Contextualizando a história da educação verifica-se que a mesma configura-se como um tema gerador de questionamentos. Conforme Tardif & Gauthier (2010), a história da educação tem como principal objetivo conservar a memória e costumes de uma determinada sociedade. O método adotado pelo educador Paulo Freire, bem como sua luta a fim de tornar a educação como direito garantido, respeitando as singularidades de cada aprendiz. Perceber o papel do educador enquanto mediador torna-se elemento primordial na execução e planejamento escolar pautado na Educação de Jovens e Adultos, bem como no acesso igualitário na construção do saber.IMPRECE2019-06-03T13:11:22Z2019-06-03T13:11:22Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCOSTA, Roger Freitas da; SILVA, Denize de Melo; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira. Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1853-1857.978-85-8126-065-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42239Costa, Roger Freitas daSilva, Denize de MeloTahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T21:02:36Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42239Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:24:53.495664Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil |
title |
Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil |
spellingShingle |
Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil Costa, Roger Freitas da Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire História da Educação Democratização do ensino |
title_short |
Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil |
title_full |
Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil |
title_fullStr |
Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil |
title_full_unstemmed |
Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil |
title_sort |
Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil |
author |
Costa, Roger Freitas da |
author_facet |
Costa, Roger Freitas da Silva, Denize de Melo Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Denize de Melo Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Roger Freitas da Silva, Denize de Melo Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire História da Educação Democratização do ensino |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire História da Educação Democratização do ensino |
description |
O presente artigo visa refletir sobre a contextualização histórica e cultural pautada na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Contextualizando a história da educação verifica-se que a mesma configura-se como um tema gerador de questionamentos. Conforme Tardif & Gauthier (2010), a história da educação tem como principal objetivo conservar a memória e costumes de uma determinada sociedade. O método adotado pelo educador Paulo Freire, bem como sua luta a fim de tornar a educação como direito garantido, respeitando as singularidades de cada aprendiz. Perceber o papel do educador enquanto mediador torna-se elemento primordial na execução e planejamento escolar pautado na Educação de Jovens e Adultos, bem como no acesso igualitário na construção do saber. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-06-03T13:11:22Z 2019-06-03T13:11:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Roger Freitas da; SILVA, Denize de Melo; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira. Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1853-1857. 978-85-8126-065-5 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42239 |
identifier_str_mv |
COSTA, Roger Freitas da; SILVA, Denize de Melo; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira. Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1853-1857. 978-85-8126-065-5 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IMPRECE |
publisher.none.fl_str_mv |
IMPRECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028793375260672 |