Sequência didática para promoção do ensino sobre o câncer: relato de experiência em uma turma do 2º ano do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira Neto, José de Brito
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48083
Resumo: The teaching of biology is increasingly geared to prepare the student for the execution of a test, becoming secondary the ability of students to think and understand the phenomena that establish the nature. This failure in teaching biology makes students lose the ability to be a transformative agent, missing opportunities to have an opinion of several issues that permeate the media, such as dengue, chikungunya and cancer. In which refers to cancer, this has become a public health problem due to the large number of deaths and new cases that appears in Brazil by 2016-2017. Based on this, the biology teacher can have a very important role in which refers to education about cancer, especially when it involves the prevention. Therefore, the objective of this study was to report the experience in the development and use of a didactic sequence about the cancer, but also associate the theoretical knowledge on cancer with the daily life of the students. To achieve these goals was developed a didactic sequence divided into six lessons and to evaluate it, two questionnaires were applied, one before the first class and the other at the end of the last class. Through the analysis of the questionnaires, students achieved a considerable improvement in all matters and the case studies only reinforced what was seen with the results obtained from the questionnaires. Finally, the didactic sequence proved to be applicable and effective for cancer education.
id UFC-7_6fe58cfede006a00471ff1452df5af6a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/48083
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Sequência didática para promoção do ensino sobre o câncer: relato de experiência em uma turma do 2º ano do Ensino MédioCâncerEnsino de biologiaPrevençãoThe teaching of biology is increasingly geared to prepare the student for the execution of a test, becoming secondary the ability of students to think and understand the phenomena that establish the nature. This failure in teaching biology makes students lose the ability to be a transformative agent, missing opportunities to have an opinion of several issues that permeate the media, such as dengue, chikungunya and cancer. In which refers to cancer, this has become a public health problem due to the large number of deaths and new cases that appears in Brazil by 2016-2017. Based on this, the biology teacher can have a very important role in which refers to education about cancer, especially when it involves the prevention. Therefore, the objective of this study was to report the experience in the development and use of a didactic sequence about the cancer, but also associate the theoretical knowledge on cancer with the daily life of the students. To achieve these goals was developed a didactic sequence divided into six lessons and to evaluate it, two questionnaires were applied, one before the first class and the other at the end of the last class. Through the analysis of the questionnaires, students achieved a considerable improvement in all matters and the case studies only reinforced what was seen with the results obtained from the questionnaires. Finally, the didactic sequence proved to be applicable and effective for cancer education.O ensino de biologia está cada vez mais voltado para preparar o aluno para a execução de uma prova, tornando-se secundário a capacidade dos discente de pensar e compreender os fenômenos que compõe a natureza. Essa falha no ensino de biologia faz com que os alunos percam a capacidade de ser um agente transformador, perdendo oportunidades de opinar de diversos assuntos que permeiam na mídia, como dengue, chikungunya e câncer. No que se remete ao câncer, este se tornou um problema de saúde pública devido ao grande número de mortes e novos casos que acometeram o Brasil nos anos de 2016-2017. Fundamentado nisso, o professor de biologia pode ter um papel muito importante no que se remete ao ensino sobre o câncer, principalmente no que envolve a prevenção. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho foi relatar a experiência na elaboração e a utilização de uma sequência didática sobre o câncer, como também associar o conhecimento teórico sobre o câncer com o cotidiano dos estudantes. Para alcançar tais objetivos foi desenvolvida uma sequência didática dividida em seis aulas e para avaliação da sequência didática foram aplicados dois questionários, um antes do início das aulas e outro no ao fim da última aula. Através das análises dos questionários, os alunos obtiveram uma melhora considerável em todas as questões e o relato de experiência só reforçou o que foi visto com os resultados obtidos a partir dos questionários. Por fim, a sequência didática se mostrou aplicável e eficiente para o ensino do câncer.Galão, Maria IzabelVieira Neto, José de Brito2019-12-02T20:36:50Z2019-12-02T20:36:50Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVIEIRA NETO, José de Brito. Sequência didática para promoção do ensino sobre o câncer: relato de experiência em uma turma do 2º ano do Ensino Médio. 2016. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48083porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-22T13:36:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48083Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:39:08.071021Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência didática para promoção do ensino sobre o câncer: relato de experiência em uma turma do 2º ano do Ensino Médio
title Sequência didática para promoção do ensino sobre o câncer: relato de experiência em uma turma do 2º ano do Ensino Médio
spellingShingle Sequência didática para promoção do ensino sobre o câncer: relato de experiência em uma turma do 2º ano do Ensino Médio
Vieira Neto, José de Brito
Câncer
Ensino de biologia
Prevenção
title_short Sequência didática para promoção do ensino sobre o câncer: relato de experiência em uma turma do 2º ano do Ensino Médio
title_full Sequência didática para promoção do ensino sobre o câncer: relato de experiência em uma turma do 2º ano do Ensino Médio
title_fullStr Sequência didática para promoção do ensino sobre o câncer: relato de experiência em uma turma do 2º ano do Ensino Médio
title_full_unstemmed Sequência didática para promoção do ensino sobre o câncer: relato de experiência em uma turma do 2º ano do Ensino Médio
title_sort Sequência didática para promoção do ensino sobre o câncer: relato de experiência em uma turma do 2º ano do Ensino Médio
author Vieira Neto, José de Brito
author_facet Vieira Neto, José de Brito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galão, Maria Izabel
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira Neto, José de Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Câncer
Ensino de biologia
Prevenção
topic Câncer
Ensino de biologia
Prevenção
description The teaching of biology is increasingly geared to prepare the student for the execution of a test, becoming secondary the ability of students to think and understand the phenomena that establish the nature. This failure in teaching biology makes students lose the ability to be a transformative agent, missing opportunities to have an opinion of several issues that permeate the media, such as dengue, chikungunya and cancer. In which refers to cancer, this has become a public health problem due to the large number of deaths and new cases that appears in Brazil by 2016-2017. Based on this, the biology teacher can have a very important role in which refers to education about cancer, especially when it involves the prevention. Therefore, the objective of this study was to report the experience in the development and use of a didactic sequence about the cancer, but also associate the theoretical knowledge on cancer with the daily life of the students. To achieve these goals was developed a didactic sequence divided into six lessons and to evaluate it, two questionnaires were applied, one before the first class and the other at the end of the last class. Through the analysis of the questionnaires, students achieved a considerable improvement in all matters and the case studies only reinforced what was seen with the results obtained from the questionnaires. Finally, the didactic sequence proved to be applicable and effective for cancer education.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-12-02T20:36:50Z
2019-12-02T20:36:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA NETO, José de Brito. Sequência didática para promoção do ensino sobre o câncer: relato de experiência em uma turma do 2º ano do Ensino Médio. 2016. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48083
identifier_str_mv VIEIRA NETO, José de Brito. Sequência didática para promoção do ensino sobre o câncer: relato de experiência em uma turma do 2º ano do Ensino Médio. 2016. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028892121759744