Estética pós-moderna: como a publicidade permeia o cinema em Cidade de Deus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44243 |
Resumo: | Traçando um retrospecto histórico para a compreensão da conjuntura política em que surgiu o cinema de retomada no Brasil, o presente artigo tem o intuito de apontar momentos de produção cinematográfica que explicitam como o cinema nacional contemporâneo tem em seu cerne práticas que antes foram exclusivamente da Publicidade ou Televisão. Para tanto, é tomado como referência de análise o filme Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles, lançado em 2002, para ilustrar quais técnicas publicitárias são apropriadas pelo cinema com a chegada de profissionais da Publicidade no âmbito cinematográfico, constituindo assim a estética pós-moderna. |
id |
UFC-7_70904b45032685d625fa9702a28ac529 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/44243 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estética pós-moderna: como a publicidade permeia o cinema em Cidade de DeusCinema e transnacionalismoCidade de Deus (Filme)Meirelles, Fernando, 1955-Traçando um retrospecto histórico para a compreensão da conjuntura política em que surgiu o cinema de retomada no Brasil, o presente artigo tem o intuito de apontar momentos de produção cinematográfica que explicitam como o cinema nacional contemporâneo tem em seu cerne práticas que antes foram exclusivamente da Publicidade ou Televisão. Para tanto, é tomado como referência de análise o filme Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles, lançado em 2002, para ilustrar quais técnicas publicitárias são apropriadas pelo cinema com a chegada de profissionais da Publicidade no âmbito cinematográfico, constituindo assim a estética pós-moderna.Intercom2019-07-30T18:06:02Z2019-07-30T18:06:02Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLOPES, Paulo Rodrigo Soares. Estética pós-moderna: como a publicidade permeia o cinema em Cidade de Deus. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2-6 set. 2011, Recife. Anais... São Paulo: Intercom, 2011.2175 4683http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44243Lopes, Paulo Rodrigo Soaresporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-14T22:20:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44243Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:42.767115Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estética pós-moderna: como a publicidade permeia o cinema em Cidade de Deus |
title |
Estética pós-moderna: como a publicidade permeia o cinema em Cidade de Deus |
spellingShingle |
Estética pós-moderna: como a publicidade permeia o cinema em Cidade de Deus Lopes, Paulo Rodrigo Soares Cinema e transnacionalismo Cidade de Deus (Filme) Meirelles, Fernando, 1955- |
title_short |
Estética pós-moderna: como a publicidade permeia o cinema em Cidade de Deus |
title_full |
Estética pós-moderna: como a publicidade permeia o cinema em Cidade de Deus |
title_fullStr |
Estética pós-moderna: como a publicidade permeia o cinema em Cidade de Deus |
title_full_unstemmed |
Estética pós-moderna: como a publicidade permeia o cinema em Cidade de Deus |
title_sort |
Estética pós-moderna: como a publicidade permeia o cinema em Cidade de Deus |
author |
Lopes, Paulo Rodrigo Soares |
author_facet |
Lopes, Paulo Rodrigo Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Paulo Rodrigo Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema e transnacionalismo Cidade de Deus (Filme) Meirelles, Fernando, 1955- |
topic |
Cinema e transnacionalismo Cidade de Deus (Filme) Meirelles, Fernando, 1955- |
description |
Traçando um retrospecto histórico para a compreensão da conjuntura política em que surgiu o cinema de retomada no Brasil, o presente artigo tem o intuito de apontar momentos de produção cinematográfica que explicitam como o cinema nacional contemporâneo tem em seu cerne práticas que antes foram exclusivamente da Publicidade ou Televisão. Para tanto, é tomado como referência de análise o filme Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles, lançado em 2002, para ilustrar quais técnicas publicitárias são apropriadas pelo cinema com a chegada de profissionais da Publicidade no âmbito cinematográfico, constituindo assim a estética pós-moderna. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2019-07-30T18:06:02Z 2019-07-30T18:06:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOPES, Paulo Rodrigo Soares. Estética pós-moderna: como a publicidade permeia o cinema em Cidade de Deus. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2-6 set. 2011, Recife. Anais... São Paulo: Intercom, 2011. 2175 4683 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44243 |
identifier_str_mv |
LOPES, Paulo Rodrigo Soares. Estética pós-moderna: como a publicidade permeia o cinema em Cidade de Deus. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2-6 set. 2011, Recife. Anais... São Paulo: Intercom, 2011. 2175 4683 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Intercom |
publisher.none.fl_str_mv |
Intercom |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028827919548416 |