Estética pós-moderna: como a publicidade permeia o cinema em Cidade de Deus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Paulo Rodrigo Soares
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44243
Resumo: Traçando um retrospecto histórico para a compreensão da conjuntura política em que surgiu o cinema de retomada no Brasil, o presente artigo tem o intuito de apontar momentos de produção cinematográfica que explicitam como o cinema nacional contemporâneo tem em seu cerne práticas que antes foram exclusivamente da Publicidade ou Televisão. Para tanto, é tomado como referência de análise o filme Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles, lançado em 2002, para ilustrar quais técnicas publicitárias são apropriadas pelo cinema com a chegada de profissionais da Publicidade no âmbito cinematográfico, constituindo assim a estética pós-moderna.
id UFC-7_70904b45032685d625fa9702a28ac529
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44243
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estética pós-moderna: como a publicidade permeia o cinema em Cidade de DeusCinema e transnacionalismoCidade de Deus (Filme)Meirelles, Fernando, 1955-Traçando um retrospecto histórico para a compreensão da conjuntura política em que surgiu o cinema de retomada no Brasil, o presente artigo tem o intuito de apontar momentos de produção cinematográfica que explicitam como o cinema nacional contemporâneo tem em seu cerne práticas que antes foram exclusivamente da Publicidade ou Televisão. Para tanto, é tomado como referência de análise o filme Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles, lançado em 2002, para ilustrar quais técnicas publicitárias são apropriadas pelo cinema com a chegada de profissionais da Publicidade no âmbito cinematográfico, constituindo assim a estética pós-moderna.Intercom2019-07-30T18:06:02Z2019-07-30T18:06:02Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLOPES, Paulo Rodrigo Soares. Estética pós-moderna: como a publicidade permeia o cinema em Cidade de Deus. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2-6 set. 2011, Recife. Anais... São Paulo: Intercom, 2011.2175 4683http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44243Lopes, Paulo Rodrigo Soaresporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-14T22:20:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44243Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:42.767115Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estética pós-moderna: como a publicidade permeia o cinema em Cidade de Deus
title Estética pós-moderna: como a publicidade permeia o cinema em Cidade de Deus
spellingShingle Estética pós-moderna: como a publicidade permeia o cinema em Cidade de Deus
Lopes, Paulo Rodrigo Soares
Cinema e transnacionalismo
Cidade de Deus (Filme)
Meirelles, Fernando, 1955-
title_short Estética pós-moderna: como a publicidade permeia o cinema em Cidade de Deus
title_full Estética pós-moderna: como a publicidade permeia o cinema em Cidade de Deus
title_fullStr Estética pós-moderna: como a publicidade permeia o cinema em Cidade de Deus
title_full_unstemmed Estética pós-moderna: como a publicidade permeia o cinema em Cidade de Deus
title_sort Estética pós-moderna: como a publicidade permeia o cinema em Cidade de Deus
author Lopes, Paulo Rodrigo Soares
author_facet Lopes, Paulo Rodrigo Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Paulo Rodrigo Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema e transnacionalismo
Cidade de Deus (Filme)
Meirelles, Fernando, 1955-
topic Cinema e transnacionalismo
Cidade de Deus (Filme)
Meirelles, Fernando, 1955-
description Traçando um retrospecto histórico para a compreensão da conjuntura política em que surgiu o cinema de retomada no Brasil, o presente artigo tem o intuito de apontar momentos de produção cinematográfica que explicitam como o cinema nacional contemporâneo tem em seu cerne práticas que antes foram exclusivamente da Publicidade ou Televisão. Para tanto, é tomado como referência de análise o filme Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles, lançado em 2002, para ilustrar quais técnicas publicitárias são apropriadas pelo cinema com a chegada de profissionais da Publicidade no âmbito cinematográfico, constituindo assim a estética pós-moderna.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2019-07-30T18:06:02Z
2019-07-30T18:06:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, Paulo Rodrigo Soares. Estética pós-moderna: como a publicidade permeia o cinema em Cidade de Deus. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2-6 set. 2011, Recife. Anais... São Paulo: Intercom, 2011.
2175 4683
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44243
identifier_str_mv LOPES, Paulo Rodrigo Soares. Estética pós-moderna: como a publicidade permeia o cinema em Cidade de Deus. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2-6 set. 2011, Recife. Anais... São Paulo: Intercom, 2011.
2175 4683
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Intercom
publisher.none.fl_str_mv Intercom
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028827919548416