Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naidoo, Natalie
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Olagbegi, Oladapo Michael, Nadasan, Thayananthee, Afolabi, Joshua Oluwafisayo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63421
Resumo: Objective: to compare physical activity and sedentary behavior in university students and secondary students. Methods: the cross-sectional study involved 202 selected secondary students and 171 university students. The Glo - bal Physical Activity Questionnaire was administered to the respondents. Percentages, chi-square test, Mann Whitney U test and linear regression were used for data analysis. Results: about 63% and 32% of secondary and university students, respectively, reported high levels of physical ac - tivity, while 84.7% and 71.9% of secondary and undergra - duate students, respectively, met guidelines for sedentary behavior. The secondary students had significantly higher scores than the university students in vigorous (p=0.004), moderate (p<0.001), and total physical activity (p<0.001). The observed difference was more prominent among fema - les. Conclusion: secondary students had higher scores of physical activity and spent less time in sedentary behavior.
id UFC-7_719fd98d1751c790def1dd8daa29965f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/63421
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitáriosComparison of physical activity and sedentary behavior levels in secondary and university studentsExercício FísicoComportamento SedentárioEstudantesAdulto JovemÁfrica do SulObjective: to compare physical activity and sedentary behavior in university students and secondary students. Methods: the cross-sectional study involved 202 selected secondary students and 171 university students. The Glo - bal Physical Activity Questionnaire was administered to the respondents. Percentages, chi-square test, Mann Whitney U test and linear regression were used for data analysis. Results: about 63% and 32% of secondary and university students, respectively, reported high levels of physical ac - tivity, while 84.7% and 71.9% of secondary and undergra - duate students, respectively, met guidelines for sedentary behavior. The secondary students had significantly higher scores than the university students in vigorous (p=0.004), moderate (p<0.001), and total physical activity (p<0.001). The observed difference was more prominent among fema - les. Conclusion: secondary students had higher scores of physical activity and spent less time in sedentary behavior.Objetivo: comparar níveis de atividade física e comporta - mento sedentário entre estudantes de ensino médio e uni - versitários. Métodos: estudo transversal com 202 estudan - tes do ensino médio e 171 universitários. O Questionário Global de Atividade Física foi aplicado aos participantes. Porcentagens, os testes Qui-quadrado e Mann-Whitney, e regressão linear foram utilizados para a análise dos dados. Resultados: cerca de 63% e 32% dos estudantes de ensino médio e universitários, respectivamente, relataram níveis altos de atividade física, enquanto 84,7% e 71,9% deles, res - pectivamente, atenderam às diretrizes para comportamento sedentário. A pontuação dos estudantes de ensino médio foi significativamente maior que a dos alunos universitários em atividade física vigorosa (p=0,004), moderada (p<0,001), e total (p<0,001). As diferenças encontradas foram maio - res entre mulheres. Conclusão: os alunos do ensino médio apresentaram maiores escores de atividade física e despen - deram menos tempo em comportamentos sedentários.Rev Rene2022-01-10T19:50:43Z2022-01-10T19:50:43Z2022-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNAIDOO, Natalie et al. Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitários. Rev. RENE : Revista da rede de enfermagem do nordeste, Fortaleza, v. 23, e71433, 2022. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/71433/217918. Acesso em: 7 jan. 2022.2175-6783http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63421Naidoo, NatalieOlagbegi, Oladapo MichaelNadasan, ThayanantheeAfolabi, Joshua Oluwafisayoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-10T19:50:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/63421Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:44.474594Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitários
Comparison of physical activity and sedentary behavior levels in secondary and university students
title Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitários
spellingShingle Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitários
Naidoo, Natalie
Exercício Físico
Comportamento Sedentário
Estudantes
Adulto Jovem
África do Sul
title_short Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitários
title_full Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitários
title_fullStr Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitários
title_full_unstemmed Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitários
title_sort Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitários
author Naidoo, Natalie
author_facet Naidoo, Natalie
Olagbegi, Oladapo Michael
Nadasan, Thayananthee
Afolabi, Joshua Oluwafisayo
author_role author
author2 Olagbegi, Oladapo Michael
Nadasan, Thayananthee
Afolabi, Joshua Oluwafisayo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Naidoo, Natalie
Olagbegi, Oladapo Michael
Nadasan, Thayananthee
Afolabi, Joshua Oluwafisayo
dc.subject.por.fl_str_mv Exercício Físico
Comportamento Sedentário
Estudantes
Adulto Jovem
África do Sul
topic Exercício Físico
Comportamento Sedentário
Estudantes
Adulto Jovem
África do Sul
description Objective: to compare physical activity and sedentary behavior in university students and secondary students. Methods: the cross-sectional study involved 202 selected secondary students and 171 university students. The Glo - bal Physical Activity Questionnaire was administered to the respondents. Percentages, chi-square test, Mann Whitney U test and linear regression were used for data analysis. Results: about 63% and 32% of secondary and university students, respectively, reported high levels of physical ac - tivity, while 84.7% and 71.9% of secondary and undergra - duate students, respectively, met guidelines for sedentary behavior. The secondary students had significantly higher scores than the university students in vigorous (p=0.004), moderate (p<0.001), and total physical activity (p<0.001). The observed difference was more prominent among fema - les. Conclusion: secondary students had higher scores of physical activity and spent less time in sedentary behavior.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-10T19:50:43Z
2022-01-10T19:50:43Z
2022-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NAIDOO, Natalie et al. Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitários. Rev. RENE : Revista da rede de enfermagem do nordeste, Fortaleza, v. 23, e71433, 2022. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/71433/217918. Acesso em: 7 jan. 2022.
2175-6783
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63421
identifier_str_mv NAIDOO, Natalie et al. Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitários. Rev. RENE : Revista da rede de enfermagem do nordeste, Fortaleza, v. 23, e71433, 2022. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/71433/217918. Acesso em: 7 jan. 2022.
2175-6783
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Rev Rene
publisher.none.fl_str_mv Rev Rene
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029020149743616