Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63421 |
Resumo: | Objective: to compare physical activity and sedentary behavior in university students and secondary students. Methods: the cross-sectional study involved 202 selected secondary students and 171 university students. The Glo - bal Physical Activity Questionnaire was administered to the respondents. Percentages, chi-square test, Mann Whitney U test and linear regression were used for data analysis. Results: about 63% and 32% of secondary and university students, respectively, reported high levels of physical ac - tivity, while 84.7% and 71.9% of secondary and undergra - duate students, respectively, met guidelines for sedentary behavior. The secondary students had significantly higher scores than the university students in vigorous (p=0.004), moderate (p<0.001), and total physical activity (p<0.001). The observed difference was more prominent among fema - les. Conclusion: secondary students had higher scores of physical activity and spent less time in sedentary behavior. |
id |
UFC-7_719fd98d1751c790def1dd8daa29965f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/63421 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitáriosComparison of physical activity and sedentary behavior levels in secondary and university studentsExercício FísicoComportamento SedentárioEstudantesAdulto JovemÁfrica do SulObjective: to compare physical activity and sedentary behavior in university students and secondary students. Methods: the cross-sectional study involved 202 selected secondary students and 171 university students. The Glo - bal Physical Activity Questionnaire was administered to the respondents. Percentages, chi-square test, Mann Whitney U test and linear regression were used for data analysis. Results: about 63% and 32% of secondary and university students, respectively, reported high levels of physical ac - tivity, while 84.7% and 71.9% of secondary and undergra - duate students, respectively, met guidelines for sedentary behavior. The secondary students had significantly higher scores than the university students in vigorous (p=0.004), moderate (p<0.001), and total physical activity (p<0.001). The observed difference was more prominent among fema - les. Conclusion: secondary students had higher scores of physical activity and spent less time in sedentary behavior.Objetivo: comparar níveis de atividade física e comporta - mento sedentário entre estudantes de ensino médio e uni - versitários. Métodos: estudo transversal com 202 estudan - tes do ensino médio e 171 universitários. O Questionário Global de Atividade Física foi aplicado aos participantes. Porcentagens, os testes Qui-quadrado e Mann-Whitney, e regressão linear foram utilizados para a análise dos dados. Resultados: cerca de 63% e 32% dos estudantes de ensino médio e universitários, respectivamente, relataram níveis altos de atividade física, enquanto 84,7% e 71,9% deles, res - pectivamente, atenderam às diretrizes para comportamento sedentário. A pontuação dos estudantes de ensino médio foi significativamente maior que a dos alunos universitários em atividade física vigorosa (p=0,004), moderada (p<0,001), e total (p<0,001). As diferenças encontradas foram maio - res entre mulheres. Conclusão: os alunos do ensino médio apresentaram maiores escores de atividade física e despen - deram menos tempo em comportamentos sedentários.Rev Rene2022-01-10T19:50:43Z2022-01-10T19:50:43Z2022-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNAIDOO, Natalie et al. Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitários. Rev. RENE : Revista da rede de enfermagem do nordeste, Fortaleza, v. 23, e71433, 2022. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/71433/217918. Acesso em: 7 jan. 2022.2175-6783http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63421Naidoo, NatalieOlagbegi, Oladapo MichaelNadasan, ThayanantheeAfolabi, Joshua Oluwafisayoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-10T19:50:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/63421Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:44.474594Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitários Comparison of physical activity and sedentary behavior levels in secondary and university students |
title |
Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitários |
spellingShingle |
Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitários Naidoo, Natalie Exercício Físico Comportamento Sedentário Estudantes Adulto Jovem África do Sul |
title_short |
Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitários |
title_full |
Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitários |
title_fullStr |
Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitários |
title_full_unstemmed |
Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitários |
title_sort |
Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitários |
author |
Naidoo, Natalie |
author_facet |
Naidoo, Natalie Olagbegi, Oladapo Michael Nadasan, Thayananthee Afolabi, Joshua Oluwafisayo |
author_role |
author |
author2 |
Olagbegi, Oladapo Michael Nadasan, Thayananthee Afolabi, Joshua Oluwafisayo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Naidoo, Natalie Olagbegi, Oladapo Michael Nadasan, Thayananthee Afolabi, Joshua Oluwafisayo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exercício Físico Comportamento Sedentário Estudantes Adulto Jovem África do Sul |
topic |
Exercício Físico Comportamento Sedentário Estudantes Adulto Jovem África do Sul |
description |
Objective: to compare physical activity and sedentary behavior in university students and secondary students. Methods: the cross-sectional study involved 202 selected secondary students and 171 university students. The Glo - bal Physical Activity Questionnaire was administered to the respondents. Percentages, chi-square test, Mann Whitney U test and linear regression were used for data analysis. Results: about 63% and 32% of secondary and university students, respectively, reported high levels of physical ac - tivity, while 84.7% and 71.9% of secondary and undergra - duate students, respectively, met guidelines for sedentary behavior. The secondary students had significantly higher scores than the university students in vigorous (p=0.004), moderate (p<0.001), and total physical activity (p<0.001). The observed difference was more prominent among fema - les. Conclusion: secondary students had higher scores of physical activity and spent less time in sedentary behavior. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-10T19:50:43Z 2022-01-10T19:50:43Z 2022-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NAIDOO, Natalie et al. Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitários. Rev. RENE : Revista da rede de enfermagem do nordeste, Fortaleza, v. 23, e71433, 2022. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/71433/217918. Acesso em: 7 jan. 2022. 2175-6783 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63421 |
identifier_str_mv |
NAIDOO, Natalie et al. Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitários. Rev. RENE : Revista da rede de enfermagem do nordeste, Fortaleza, v. 23, e71433, 2022. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/71433/217918. Acesso em: 7 jan. 2022. 2175-6783 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Rev Rene |
publisher.none.fl_str_mv |
Rev Rene |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029020149743616 |