Avaliação da Violência no Espaço Escolar e Mediação de Conflitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Sinara Mota Neves de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5893
Resumo: ALMEIDA, Sinara Mota Neves. Avaliação da violência no espaço escolar e mediação de conflitos. 2009. 190 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira Fortaleza-CE, 2009.
id UFC-7_739e2e2c29c33fe1b3dacc5384a7a78b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/5893
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação da Violência no Espaço Escolar e Mediação de ConflitosEvaluation of the Conceptions of Violence in the Pertaining to School Space and Mediation of ConflictsViolênciaEscolaEducaçaoAvaliaçãoMediaçãoViolência na Escola - Pirambu(Fortaleza,CE)Mediação - Pirambu(Fortaleza,CE)Disciplina Escolar - Pirambu(Fortaleza,CE)Professores e Alunos - Pirambu(Fortaleza,CE)Ambiente Escolar - Pirambu(Fortaleza,CE)Adolescentes e Violência - Pirambu(Fortaleza,CE)SchoolViolenceEvaluationMediationALMEIDA, Sinara Mota Neves. Avaliação da violência no espaço escolar e mediação de conflitos. 2009. 190 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira Fortaleza-CE, 2009.In our society, there is a common-sense belief about the behavior of our students in terms of indiscipline and hostility – physical aggression, steals and vandalism – implying in disharmony in the academic place. In this investigation, we aim at discussing about mediation as a practice for the solution of the school conflicts. We adopted a collaborative methodology – a re-approaching between the researcher and the researched community – developed in a municipal public school in Fortaleza/CE/Brazil, located in a vulnerable area. Several methodological procedures were taken in this research: i) general observations of the school and the classroom; ii) interviews; iii) quizzes and iv) courses about mediation and “culture for peace” to the teachers, students, fathers and mothers/tutors. The sample was constituted of 118 students, 30 teachers, 2 principals and 5 tutors (fathers and mothers). The analysis followed an approach of quality and quantity data, what caused a wider approach to the studying object and promoted an interpretation of the phenomena, besides the establishment of intercourse relation between the variables. We verified that the school community was not ready to manage the conflicts and the violence in the institution. Thus, we suggested a strategy of intervention based on a non-adversarial technique – the mediation – in order to stimulate the practice of the dialogue. The mediation does not point out innocents nor guilties, neither winners nor losers. The aim is at working with the polemical voices in order to reach the solution for the tension: cooperative interaction to find out creative alternatives for the solution of the impasses in a just way. Since the school mediation was adopted, there was a reduction of the violence in the school. Thus, it is important to deal efficiently with the conflicts in order to promote actions for peaceEm nossa sociedade instituiu-se a crença de que os alunos apresentam comportamentos indisciplinados e até hostis - agressões verbais, físicas, furtos e destruições de mobiliários – implicando desarmonia do ambiente acadêmico. Pretende-se, nesta investigação, discutir a mediação como prática de resolução dos conflitos escolares. Em razão disso, adotou-se uma metodologia caracteristicamente colaborativa - reaproximação do pesquisador com a comunidade pesquisada - desenvolvida em uma Escola Pública Municipal em Fortaleza-Ceará-Brasil, localizada numa zona considerada vulnerável. Diversificados procedimentos metodológicos foram utilizados para a consecução da pesquisa: I) observações gerais da escola e sala de aula; II) entrevistas; III) aplicação de questionários; e IV) curso de formação sobre mediação e cultura de paz para professores, alunos e pais/responsáveis. A amostra foi constituída de 118 alunos, 30 professores, dois diretores e cinco pais/responsáveis. A análise dos dados foi realizada seguindo a abordagem quali-quantitativa admitindo uma aproximação mais abrangente do objeto em estudo, favorecendo a interpretação de fenômenos e o estabelecimento de relações intercausais entre as variáveis. Constatou-se que a comunidade escolar não se encontrava preparada para gerenciar os conflitos e a violência, ali, gerados. Sugeriu-se, desse modo, uma estratégia de intervenção baseada numa técnica não-adversarial - a mediação - com vistas a possibilitar a cultura do diálogo. Convém esclarecer que a mediação não busca inocentes e culpados, ganhadores e perdedores, tem como pretensão trabalhar com os disputantes o enfrentamento da tensão: interação cooperativa para descobrir alternativas criativas na solução de impasses, de forma que não ocorra injustiça. A partir da implantação da mediação escolar, ocorreu uma redução da violência na escola. Torna-se imperativo, por conseguinte, gerir os conflitos eficientemente, haja vista oportunizar ações promotoras de paz. Palavras-chave: Escola – Violência – Avaliação – Mediaçãohttp://www.teses.ufc.brAlencar, Maristela LageAlmeida, Sinara Mota Neves de2013-09-25T23:27:44Z2013-09-25T23:27:44Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfAlmeida, S. M. N.; Alencar, M. L.(2009)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5893porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-27T10:53:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/5893Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:40:24.870792Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da Violência no Espaço Escolar e Mediação de Conflitos
Evaluation of the Conceptions of Violence in the Pertaining to School Space and Mediation of Conflicts
title Avaliação da Violência no Espaço Escolar e Mediação de Conflitos
spellingShingle Avaliação da Violência no Espaço Escolar e Mediação de Conflitos
Almeida, Sinara Mota Neves de
Violência
Escola
Educaçao
Avaliação
Mediação
Violência na Escola - Pirambu(Fortaleza,CE)
Mediação - Pirambu(Fortaleza,CE)
Disciplina Escolar - Pirambu(Fortaleza,CE)
Professores e Alunos - Pirambu(Fortaleza,CE)
Ambiente Escolar - Pirambu(Fortaleza,CE)
Adolescentes e Violência - Pirambu(Fortaleza,CE)
School
Violence
Evaluation
Mediation
title_short Avaliação da Violência no Espaço Escolar e Mediação de Conflitos
title_full Avaliação da Violência no Espaço Escolar e Mediação de Conflitos
title_fullStr Avaliação da Violência no Espaço Escolar e Mediação de Conflitos
title_full_unstemmed Avaliação da Violência no Espaço Escolar e Mediação de Conflitos
title_sort Avaliação da Violência no Espaço Escolar e Mediação de Conflitos
author Almeida, Sinara Mota Neves de
author_facet Almeida, Sinara Mota Neves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alencar, Maristela Lage
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Sinara Mota Neves de
dc.subject.por.fl_str_mv Violência
Escola
Educaçao
Avaliação
Mediação
Violência na Escola - Pirambu(Fortaleza,CE)
Mediação - Pirambu(Fortaleza,CE)
Disciplina Escolar - Pirambu(Fortaleza,CE)
Professores e Alunos - Pirambu(Fortaleza,CE)
Ambiente Escolar - Pirambu(Fortaleza,CE)
Adolescentes e Violência - Pirambu(Fortaleza,CE)
School
Violence
Evaluation
Mediation
topic Violência
Escola
Educaçao
Avaliação
Mediação
Violência na Escola - Pirambu(Fortaleza,CE)
Mediação - Pirambu(Fortaleza,CE)
Disciplina Escolar - Pirambu(Fortaleza,CE)
Professores e Alunos - Pirambu(Fortaleza,CE)
Ambiente Escolar - Pirambu(Fortaleza,CE)
Adolescentes e Violência - Pirambu(Fortaleza,CE)
School
Violence
Evaluation
Mediation
description ALMEIDA, Sinara Mota Neves. Avaliação da violência no espaço escolar e mediação de conflitos. 2009. 190 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira Fortaleza-CE, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2013-09-25T23:27:44Z
2013-09-25T23:27:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Almeida, S. M. N.; Alencar, M. L.(2009)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5893
identifier_str_mv Almeida, S. M. N.; Alencar, M. L.(2009)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028900980129792