A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Orientação e mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giacomini, Lilia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Sartoretto, Mara Lúcia, Bersch, Rita de Cássia Reckziegel
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43220
Resumo: Historicamente, o acesso das pessoas com deficiência a todos os espaços, públicos e priva dos, incluí das aí as escolas, tem si do um grande desafio a ser vencido.A acessibilidade, no sentido em que o tema será abordado neste fascículo, não se resume à possibilidade de entrar em determinado local; o termo deve ser entendido num sentido mais amplo e abrangente como capacidade de a pessoa com deficiência se deslocar de maneira mais segura e independente possível. [...]
id UFC-7_73cc15b362ceb3213865d7feb72e6701
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/43220
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Orientação e mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacialAcessibilidade espacial - acesso das pessoas com deficiênciaAcesso das pessoas com deficiência - espaços públicosAcesso das pessoas com deficiência - MobilidadeHistoricamente, o acesso das pessoas com deficiência a todos os espaços, públicos e priva dos, incluí das aí as escolas, tem si do um grande desafio a ser vencido.A acessibilidade, no sentido em que o tema será abordado neste fascículo, não se resume à possibilidade de entrar em determinado local; o termo deve ser entendido num sentido mais amplo e abrangente como capacidade de a pessoa com deficiência se deslocar de maneira mais segura e independente possível. [...]Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial2019-06-28T15:43:27Z2019-06-28T15:43:27Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfGIACOMINI, Lilia; SARTORETTO, Mara Lúcia; BERSCH, Rita de Cássia Reckziegel. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Orientação e mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2010. 50p978 85 60331 29 1http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43220Giacomini, LiliaSartoretto, Mara LúciaBersch, Rita de Cássia Reckziegelporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-09T18:20:34Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43220Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-10-09T18:20:34Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Orientação e mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial
title A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Orientação e mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial
spellingShingle A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Orientação e mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial
Giacomini, Lilia
Acessibilidade espacial - acesso das pessoas com deficiência
Acesso das pessoas com deficiência - espaços públicos
Acesso das pessoas com deficiência - Mobilidade
title_short A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Orientação e mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial
title_full A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Orientação e mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial
title_fullStr A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Orientação e mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial
title_full_unstemmed A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Orientação e mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial
title_sort A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Orientação e mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial
author Giacomini, Lilia
author_facet Giacomini, Lilia
Sartoretto, Mara Lúcia
Bersch, Rita de Cássia Reckziegel
author_role author
author2 Sartoretto, Mara Lúcia
Bersch, Rita de Cássia Reckziegel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giacomini, Lilia
Sartoretto, Mara Lúcia
Bersch, Rita de Cássia Reckziegel
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade espacial - acesso das pessoas com deficiência
Acesso das pessoas com deficiência - espaços públicos
Acesso das pessoas com deficiência - Mobilidade
topic Acessibilidade espacial - acesso das pessoas com deficiência
Acesso das pessoas com deficiência - espaços públicos
Acesso das pessoas com deficiência - Mobilidade
description Historicamente, o acesso das pessoas com deficiência a todos os espaços, públicos e priva dos, incluí das aí as escolas, tem si do um grande desafio a ser vencido.A acessibilidade, no sentido em que o tema será abordado neste fascículo, não se resume à possibilidade de entrar em determinado local; o termo deve ser entendido num sentido mais amplo e abrangente como capacidade de a pessoa com deficiência se deslocar de maneira mais segura e independente possível. [...]
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2019-06-28T15:43:27Z
2019-06-28T15:43:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GIACOMINI, Lilia; SARTORETTO, Mara Lúcia; BERSCH, Rita de Cássia Reckziegel. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Orientação e mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2010. 50p
978 85 60331 29 1
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43220
identifier_str_mv GIACOMINI, Lilia; SARTORETTO, Mara Lúcia; BERSCH, Rita de Cássia Reckziegel. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Orientação e mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2010. 50p
978 85 60331 29 1
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial
publisher.none.fl_str_mv Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935783633616896