Dissertação de vestibular: um enfoque funcional sobre a organização do gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Rosângela do Socorro Nogueira de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52707
Resumo: This article aims to present the result of research developed as a master dissertation, focusing on the organization of the gender "school composition" under the scope of the systemic-functional grammar Halliday (1985). The material is composed of 44 texts of high school students divided into two groups: The first group with larger average than 6,0, and the second with same average or smaller than 6,0. The message structure (theme and rheme) and its modus operandi in the text supporting the processes of meaning from the patterns of thematic development were analysed. The results show that there is no difference between the types of topics chosen in both groups, but the thematic elements and method of development differ. With regard to development patterns in the texts of the first group, the highest incidence was the zig-zag pattern, and in the second group, the reiterated theme.
id UFC-7_73e9065ed249295a3c30f61807398e1e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/52707
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Dissertação de vestibular: um enfoque funcional sobre a organização do gêneroFuncionalismoGênero redação escolarGênero dissertação escolarDesenvolvimento temáticoThis article aims to present the result of research developed as a master dissertation, focusing on the organization of the gender "school composition" under the scope of the systemic-functional grammar Halliday (1985). The material is composed of 44 texts of high school students divided into two groups: The first group with larger average than 6,0, and the second with same average or smaller than 6,0. The message structure (theme and rheme) and its modus operandi in the text supporting the processes of meaning from the patterns of thematic development were analysed. The results show that there is no difference between the types of topics chosen in both groups, but the thematic elements and method of development differ. With regard to development patterns in the texts of the first group, the highest incidence was the zig-zag pattern, and in the second group, the reiterated theme.Este artigo tem como objetivo apresentar o resultado de pesquisa desenvolvida como dissertação de mestrado, enfocando a organização do gênero “dissertação escolar” sob o escopo da gramática sistêmico-funcional de Halliday (1985). O material de análise é composto por 44 textos de alunos de pré-vestibular divididos em dois grupos: O primeiro grupo é composto por 22 textos aos quais foi atribuída nota maior que 6,0 (seis) e o segundo grupo é composto também por 22 textos aos quais foi atribuída nota igual ou menor que 6,0 (seis). São colocadas em evidência as estruturas de mensagem (tema e rema) e seu modus operandis no texto como elementos que contribuem para os processos de significação a partir dos padrões de desenvolvimento temático. Os resultados apontam para o fato de que não há diferença entre os tipos de Temas escolhidos nos dois grupos, mas os elementos temáticos e o método de desenvolvimento diferem. No que diz respeito aos padrões de desenvolvimento, nos textos do primeiro grupo, a maior incidência foi do padrão zig-zag e, nos do segundo grupo, do tema reiterado.Domínios de Lingu@gem2020-07-02T10:21:19Z2020-07-02T10:21:19Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de. Dissertação de vestibular: um enfoque funcional sobre a organização do gênero. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia (MG), v. 5, n. 1, p. 277-290, 2011.1980-5799http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52707Sousa, Rosângela do Socorro Nogueira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T13:21:57Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52707Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:10.088957Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dissertação de vestibular: um enfoque funcional sobre a organização do gênero
title Dissertação de vestibular: um enfoque funcional sobre a organização do gênero
spellingShingle Dissertação de vestibular: um enfoque funcional sobre a organização do gênero
Sousa, Rosângela do Socorro Nogueira de
Funcionalismo
Gênero redação escolar
Gênero dissertação escolar
Desenvolvimento temático
title_short Dissertação de vestibular: um enfoque funcional sobre a organização do gênero
title_full Dissertação de vestibular: um enfoque funcional sobre a organização do gênero
title_fullStr Dissertação de vestibular: um enfoque funcional sobre a organização do gênero
title_full_unstemmed Dissertação de vestibular: um enfoque funcional sobre a organização do gênero
title_sort Dissertação de vestibular: um enfoque funcional sobre a organização do gênero
author Sousa, Rosângela do Socorro Nogueira de
author_facet Sousa, Rosângela do Socorro Nogueira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Rosângela do Socorro Nogueira de
dc.subject.por.fl_str_mv Funcionalismo
Gênero redação escolar
Gênero dissertação escolar
Desenvolvimento temático
topic Funcionalismo
Gênero redação escolar
Gênero dissertação escolar
Desenvolvimento temático
description This article aims to present the result of research developed as a master dissertation, focusing on the organization of the gender "school composition" under the scope of the systemic-functional grammar Halliday (1985). The material is composed of 44 texts of high school students divided into two groups: The first group with larger average than 6,0, and the second with same average or smaller than 6,0. The message structure (theme and rheme) and its modus operandi in the text supporting the processes of meaning from the patterns of thematic development were analysed. The results show that there is no difference between the types of topics chosen in both groups, but the thematic elements and method of development differ. With regard to development patterns in the texts of the first group, the highest incidence was the zig-zag pattern, and in the second group, the reiterated theme.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2020-07-02T10:21:19Z
2020-07-02T10:21:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de. Dissertação de vestibular: um enfoque funcional sobre a organização do gênero. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia (MG), v. 5, n. 1, p. 277-290, 2011.
1980-5799
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52707
identifier_str_mv SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de. Dissertação de vestibular: um enfoque funcional sobre a organização do gênero. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia (MG), v. 5, n. 1, p. 277-290, 2011.
1980-5799
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem
publisher.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028738474967040