Letramentos escolares: relações de poder, autoridade e identidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Semechechem, Jakeline Aparecida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Jung, Neiva Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28509
Resumo: SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida; JUNG, Neiva Maria. Letramentos escolares: relações de poder, autoridade e identidades. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 478-503, jan./jun. 2017.
id UFC-7_746c04b59972528133107661326a8d01
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/28509
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Letramentos escolares: relações de poder, autoridade e identidadesSchool Literacy: power relations, authority and identitiesLetramentosEventos de letramentoIdentidadesLiteraciesSEMECHECHEM, Jakeline Aparecida; JUNG, Neiva Maria. Letramentos escolares: relações de poder, autoridade e identidades. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 478-503, jan./jun. 2017.In this article, starting from the Theoretical background of the New Literacy Studies (STREET, 1984, 1993, 2014), we aim to recognize talk-in-interaction organizations in order to discuss procedures, social roles and identities co-constructed in school literacy events. We analyzed two reading activities, one in a Spanish language class and one in a Portuguese language class at a public school in Paraná. The data show institutional talk-in-interaction organizations, where teachers control the turntaking system and provide instructions about how the students to deal with the text in the here and now, and students ratify these procedures, although some also resistance. In terms of results, we identify that we still have a strong pedagogization of literacy in our schools, where rules for engaging participants as teachers and students are continually affirmed and reinforced within practices that don’t have relation with only use of literacy and the way to speak of it, thereby confirming relations of hierarchy, authority, and control through these literacy practices (STREET, STREET, 2014).Neste artigo, partindo da perspectiva dos Novos Estudos de Letramento (STREET, 1984, 1993, 2014), temos como objetivo reconhecer organizações da fala-em-interação, a fim de discutir procedimentos, papéis sociais e identidades coconstruídas em eventos de letramentos escolares. Analisamos duas atividades de leitura, uma em aula de língua espanhola e outra em aula de língua portuguesa de um colégio público do Paraná. Os dados mostram organizações de fala-em-interação institucional em que as professoras controlam o sistema de tomada de turnos e apresentam instruções sobre como lidar com o texto naquele aqui e agora, e os alunos ratificam esses procedimentos, embora alguns apresentem também ações de resistência. Em termos de resultados, identificamos que ainda temos muito presente em nossas escolas uma pedagogização do letramento, em que regras para o engajamento dos participantes como professor e como alunos são continuamente afirmadas e reforçadas dentro de práticas que supostamente têm a ver apenas com usar o letramento e falar dele, confirmando desse modo relações de hierarquia, autoridade e controle por meio dessas práticas letradas (STREET, 2014).Revista Entrepalavras2017-12-14T18:13:16Z2017-12-14T18:13:16Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSemechechem, J. A.; Jung, N. M. (2017)2237-6321 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28509Semechechem, Jakeline AparecidaJung, Neiva Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T16:49:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/28509Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-11-16T16:49:23Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramentos escolares: relações de poder, autoridade e identidades
School Literacy: power relations, authority and identities
title Letramentos escolares: relações de poder, autoridade e identidades
spellingShingle Letramentos escolares: relações de poder, autoridade e identidades
Semechechem, Jakeline Aparecida
Letramentos
Eventos de letramento
Identidades
Literacies
title_short Letramentos escolares: relações de poder, autoridade e identidades
title_full Letramentos escolares: relações de poder, autoridade e identidades
title_fullStr Letramentos escolares: relações de poder, autoridade e identidades
title_full_unstemmed Letramentos escolares: relações de poder, autoridade e identidades
title_sort Letramentos escolares: relações de poder, autoridade e identidades
author Semechechem, Jakeline Aparecida
author_facet Semechechem, Jakeline Aparecida
Jung, Neiva Maria
author_role author
author2 Jung, Neiva Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Semechechem, Jakeline Aparecida
Jung, Neiva Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Letramentos
Eventos de letramento
Identidades
Literacies
topic Letramentos
Eventos de letramento
Identidades
Literacies
description SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida; JUNG, Neiva Maria. Letramentos escolares: relações de poder, autoridade e identidades. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 478-503, jan./jun. 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-14T18:13:16Z
2017-12-14T18:13:16Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Semechechem, J. A.; Jung, N. M. (2017)
2237-6321 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28509
identifier_str_mv Semechechem, J. A.; Jung, N. M. (2017)
2237-6321 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935789797146624