Otimização do desenvolvimento de traçados de estradas de rodagem: uma aplicação da teoria dos grafos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prata, Bruno de Athayde
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Costa, Magno Gonçalves da, Rodrigues, Carlos Diego, Nobre Júnior, Ernesto Ferreira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
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Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12792
Resumo: As estradas de rodagem são obras responsáveis por altos custos de oportunidade no orçamento de um país, devendo ser cuidadosamente planejadas para evitar prejuízos econômicos ao longo do seu tempo de serviço. O projeto geométrico é de suma importância para que a construção de uma estrada seja economicamente viável, pois nesta fase devem ser equilibradas as variáveis extensão da via e movimentos de terra. Para otimizar o desenvolvimento de traçados, analisando somente as variáveis topográficas do projeto de uma rodovia, foi utilizada a técnica da Teoria dos Grafos, onde fatores de custo foram associados aos arcos de um grafo, buscando-se o trajeto que minimiza o custo total. O modelo proposto foi aplicado na região no entorno do Aeroporto Internacional Pinto Martins, onde as simulações realizadas no terreno apresentaram resultados coerentes, corroborando a aplicação do procedimento idealizado neste trabalho para o desenvolvimento de traçados em estradas de rodagem.
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