As sugestões didáticas do Protágoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Eleazar Magalhães
Data de Publicação: 1987
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17370
Resumo: Um dos mais antigos documentos sobre educação de que temos notícia no Ocidente, o Protágoras, após vinte e cinco séculos de existência, continua a nos espantar pela pertinência de suas duas perguntas básicas: A virtude pode ser ensinada? Ou melhor, o que é a virtude? Ela é una ou múltipla? Na tentativa de responder a essas indagações, o diálogo se desenvolve através de uma longa discussão entre Sócrates e Protágoras, em que cada um argumenta e demonstra a veracidade do que afirma. O resultado já é por demais conhecido de todos os leitores dos diálogos de Platão: Protágoras, que começou afirmando ser a virtude ensinável, no final do diálogo resiste em aceitar essa afirmação: Sócrates, que negou de início o seu ensino, conclui no desfecho que ela pode ser ensinada. Além de um breve percurso pelos principais argumentos dos dois dialogantes, neste trabalho nossa atenção estará voltada também para os variados indícios de técnica didática sugeridas pelo texto, uma vez que cada diálogo de Platão é também um método...
id UFC-7_76472f76d0386c99b55442b54f34df69
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/17370
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling As sugestões didáticas do ProtágorasProtágorasFilósofosSócratesPlatãoUm dos mais antigos documentos sobre educação de que temos notícia no Ocidente, o Protágoras, após vinte e cinco séculos de existência, continua a nos espantar pela pertinência de suas duas perguntas básicas: A virtude pode ser ensinada? Ou melhor, o que é a virtude? Ela é una ou múltipla? Na tentativa de responder a essas indagações, o diálogo se desenvolve através de uma longa discussão entre Sócrates e Protágoras, em que cada um argumenta e demonstra a veracidade do que afirma. O resultado já é por demais conhecido de todos os leitores dos diálogos de Platão: Protágoras, que começou afirmando ser a virtude ensinável, no final do diálogo resiste em aceitar essa afirmação: Sócrates, que negou de início o seu ensino, conclui no desfecho que ela pode ser ensinada. Além de um breve percurso pelos principais argumentos dos dois dialogantes, neste trabalho nossa atenção estará voltada também para os variados indícios de técnica didática sugeridas pelo texto, uma vez que cada diálogo de Platão é também um método...Revista de Letras2016-06-02T14:17:14Z2016-06-02T14:17:14Z1987info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTEIXEIRA, Eleazar Magalhães. As sugestões didáticas do Protágoras. Revista de Letras, Fortaleza, v. 12, n. 1/2, p. 115-120, jan./dez. 1987.0101-8051http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17370Teixeira, Eleazar Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T16:45:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/17370Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:39.050319Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv As sugestões didáticas do Protágoras
title As sugestões didáticas do Protágoras
spellingShingle As sugestões didáticas do Protágoras
Teixeira, Eleazar Magalhães
Protágoras
Filósofos
Sócrates
Platão
title_short As sugestões didáticas do Protágoras
title_full As sugestões didáticas do Protágoras
title_fullStr As sugestões didáticas do Protágoras
title_full_unstemmed As sugestões didáticas do Protágoras
title_sort As sugestões didáticas do Protágoras
author Teixeira, Eleazar Magalhães
author_facet Teixeira, Eleazar Magalhães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Eleazar Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Protágoras
Filósofos
Sócrates
Platão
topic Protágoras
Filósofos
Sócrates
Platão
description Um dos mais antigos documentos sobre educação de que temos notícia no Ocidente, o Protágoras, após vinte e cinco séculos de existência, continua a nos espantar pela pertinência de suas duas perguntas básicas: A virtude pode ser ensinada? Ou melhor, o que é a virtude? Ela é una ou múltipla? Na tentativa de responder a essas indagações, o diálogo se desenvolve através de uma longa discussão entre Sócrates e Protágoras, em que cada um argumenta e demonstra a veracidade do que afirma. O resultado já é por demais conhecido de todos os leitores dos diálogos de Platão: Protágoras, que começou afirmando ser a virtude ensinável, no final do diálogo resiste em aceitar essa afirmação: Sócrates, que negou de início o seu ensino, conclui no desfecho que ela pode ser ensinada. Além de um breve percurso pelos principais argumentos dos dois dialogantes, neste trabalho nossa atenção estará voltada também para os variados indícios de técnica didática sugeridas pelo texto, uma vez que cada diálogo de Platão é também um método...
publishDate 1987
dc.date.none.fl_str_mv 1987
2016-06-02T14:17:14Z
2016-06-02T14:17:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TEIXEIRA, Eleazar Magalhães. As sugestões didáticas do Protágoras. Revista de Letras, Fortaleza, v. 12, n. 1/2, p. 115-120, jan./dez. 1987.
0101-8051
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17370
identifier_str_mv TEIXEIRA, Eleazar Magalhães. As sugestões didáticas do Protágoras. Revista de Letras, Fortaleza, v. 12, n. 1/2, p. 115-120, jan./dez. 1987.
0101-8051
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Letras
publisher.none.fl_str_mv Revista de Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028749389594624