Jornalismo americano: duas histórias de poder
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1986 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49036 |
Resumo: | Os Estados Unidos conseguem imprimir, também a nível da mídia, o seu formato de comunicação junto a veículos do mundo inteiro. Se não pela força subjetiva da ação imperialista decorrente do sofisticado estágio do sistema capitalista, pelo menos pela ação objetiva do que se convencionou chamar de multinacional. Tais companhias, de ação global através de subsidiárias, são a extensão do território base e, por conseqüência; agentes do sistema de valores e das componentes de mediação das desigualdades sociais abstraindo do real a representação simbólica mantenedora do status quo. Estamos falando de ideologia, na perspectiva marxista, de ideologia. É bom saber que, de início, tal conceito não consegue ser entendido pela média do pensamento americano para o qual ideologia se aplica a um conjunto de ideias radicalizadas e perigosas ao modelo social dominante naquele país como lembram Chauí, Willians e Marcuse. A sofisticação tecnológica americana é objeto de fascínio, notadamente nos países do terceiro mundo, onde o discurso dominante burguês consegue impor um formato social imaginário porém ideal para os anseios de ascensão da sociedade proletária; anseios esses difundidos pela minoria dominante como fim igualitário e justo. Do mesmo modo a objetividade, ainda hoje defendida de modo visceral, com o respaldo básico do manual de redação da Associated Press, consegue guarida notadamente na imprensa latino-americana onde se aplica com desconhecimento e purismo o formato-padrão para o tratamento das informações resultando daí a notícia. Esta introdução é, na verdade, um alerta. O texto a seguir coloca ao dispor do leitor um leque de informações que deve ser trabalhado de modo crítico para que se entenda o conceito americano de jornalismo e, assim, a ideologia do jornalismo americano. [...] |
id |
UFC-7_76675e04e944ca6009d9a6333a2da775 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/49036 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Jornalismo americano: duas histórias de poderJornalismo americanoJornalismo - Aspectos ideológicosSensacionalismo no jornalismoJornalismo - Aspectos históricosOs Estados Unidos conseguem imprimir, também a nível da mídia, o seu formato de comunicação junto a veículos do mundo inteiro. Se não pela força subjetiva da ação imperialista decorrente do sofisticado estágio do sistema capitalista, pelo menos pela ação objetiva do que se convencionou chamar de multinacional. Tais companhias, de ação global através de subsidiárias, são a extensão do território base e, por conseqüência; agentes do sistema de valores e das componentes de mediação das desigualdades sociais abstraindo do real a representação simbólica mantenedora do status quo. Estamos falando de ideologia, na perspectiva marxista, de ideologia. É bom saber que, de início, tal conceito não consegue ser entendido pela média do pensamento americano para o qual ideologia se aplica a um conjunto de ideias radicalizadas e perigosas ao modelo social dominante naquele país como lembram Chauí, Willians e Marcuse. A sofisticação tecnológica americana é objeto de fascínio, notadamente nos países do terceiro mundo, onde o discurso dominante burguês consegue impor um formato social imaginário porém ideal para os anseios de ascensão da sociedade proletária; anseios esses difundidos pela minoria dominante como fim igualitário e justo. Do mesmo modo a objetividade, ainda hoje defendida de modo visceral, com o respaldo básico do manual de redação da Associated Press, consegue guarida notadamente na imprensa latino-americana onde se aplica com desconhecimento e purismo o formato-padrão para o tratamento das informações resultando daí a notícia. Esta introdução é, na verdade, um alerta. O texto a seguir coloca ao dispor do leitor um leque de informações que deve ser trabalhado de modo crítico para que se entenda o conceito americano de jornalismo e, assim, a ideologia do jornalismo americano. [...]Revista de Comunicação Social2019-12-23T19:27:49Z2019-12-23T19:27:49Z1986info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Luís Sérgio dos. Jornalismo americano: duas histórias de poder. Revista de Comunicação Social, Fortaleza (CE), v. 16, ns. 1/2, p. 71-86, jan./dez. 1986.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49036Santos, Luís Sérgio dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-14T19:31:54Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/49036Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:09.087744Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jornalismo americano: duas histórias de poder |
title |
Jornalismo americano: duas histórias de poder |
spellingShingle |
Jornalismo americano: duas histórias de poder Santos, Luís Sérgio dos Jornalismo americano Jornalismo - Aspectos ideológicos Sensacionalismo no jornalismo Jornalismo - Aspectos históricos |
title_short |
Jornalismo americano: duas histórias de poder |
title_full |
Jornalismo americano: duas histórias de poder |
title_fullStr |
Jornalismo americano: duas histórias de poder |
title_full_unstemmed |
Jornalismo americano: duas histórias de poder |
title_sort |
Jornalismo americano: duas histórias de poder |
author |
Santos, Luís Sérgio dos |
author_facet |
Santos, Luís Sérgio dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Luís Sérgio dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo americano Jornalismo - Aspectos ideológicos Sensacionalismo no jornalismo Jornalismo - Aspectos históricos |
topic |
Jornalismo americano Jornalismo - Aspectos ideológicos Sensacionalismo no jornalismo Jornalismo - Aspectos históricos |
description |
Os Estados Unidos conseguem imprimir, também a nível da mídia, o seu formato de comunicação junto a veículos do mundo inteiro. Se não pela força subjetiva da ação imperialista decorrente do sofisticado estágio do sistema capitalista, pelo menos pela ação objetiva do que se convencionou chamar de multinacional. Tais companhias, de ação global através de subsidiárias, são a extensão do território base e, por conseqüência; agentes do sistema de valores e das componentes de mediação das desigualdades sociais abstraindo do real a representação simbólica mantenedora do status quo. Estamos falando de ideologia, na perspectiva marxista, de ideologia. É bom saber que, de início, tal conceito não consegue ser entendido pela média do pensamento americano para o qual ideologia se aplica a um conjunto de ideias radicalizadas e perigosas ao modelo social dominante naquele país como lembram Chauí, Willians e Marcuse. A sofisticação tecnológica americana é objeto de fascínio, notadamente nos países do terceiro mundo, onde o discurso dominante burguês consegue impor um formato social imaginário porém ideal para os anseios de ascensão da sociedade proletária; anseios esses difundidos pela minoria dominante como fim igualitário e justo. Do mesmo modo a objetividade, ainda hoje defendida de modo visceral, com o respaldo básico do manual de redação da Associated Press, consegue guarida notadamente na imprensa latino-americana onde se aplica com desconhecimento e purismo o formato-padrão para o tratamento das informações resultando daí a notícia. Esta introdução é, na verdade, um alerta. O texto a seguir coloca ao dispor do leitor um leque de informações que deve ser trabalhado de modo crítico para que se entenda o conceito americano de jornalismo e, assim, a ideologia do jornalismo americano. [...] |
publishDate |
1986 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1986 2019-12-23T19:27:49Z 2019-12-23T19:27:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Luís Sérgio dos. Jornalismo americano: duas histórias de poder. Revista de Comunicação Social, Fortaleza (CE), v. 16, ns. 1/2, p. 71-86, jan./dez. 1986. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49036 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Luís Sérgio dos. Jornalismo americano: duas histórias de poder. Revista de Comunicação Social, Fortaleza (CE), v. 16, ns. 1/2, p. 71-86, jan./dez. 1986. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028823659184128 |