Choro à música do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32474 |
Resumo: | Foi na cidade do Rio de Janeiro, em meados do Século XIX, que o choro nasceu. Primeiramente, antes de ser reconhecido como gênero musical o choro aparece como uma forma dos músicos populares executarem as músicas estrangeiras tocadas nos salões da alta sociedade da época. Depois de alguns anos o resultado disso foi que o choro cria características próprias, tornou-se gênero musical que conhecemos hoje. Musicalmente o Choro exige muito dos seus executantes, geralmente há três partes e em três tons diferentes. Além de exigir dos seus executantes em ser um exímio virtuoso, senso de polifonia e habilidade nas improvisações. Ainda hoje, o gênero Choro possui acesso restrito nas grandes mídias, mesmo sendo um dos gêneros mais apreciado e respeitado tanto pelos músicos brasileiros como estrangeiros. O projeto Choro, a música do Brasil, surgiu quando grande parte dos alunos tocava e gosta do choro sentiu a necessidade de ampliar seus conhecimentos e a vivencia no choro. Dessa forma, o Projeto Choro, a música do Brasil, veio para ampliar esse conhecimento, educar pela a apreciação de musicas consagrada e aprimorar o estudo da técnica musical do choro. Além disso, o tocar em grupo proporciona interação entre os alunos, troca de experiências a qual resulta num aprendizado mais prazeroso e produtivo. Nos anos de 2013 e 2014 o Projeto centrou a produção de registro de musicas de compositores estritamente cearense. Foram escritas 14 músicas e tem o intuito de lançar um caderno de partituras com essas composições cearenses. Hoje, de ante da crescente procura por alunos pelo o Choro na nova proposta curricular do curso de Licenciatura em Música da UFC, 2016, criou-se a disciplina de optativa de Choro a qual temos 19 alunos matriculados o que demonstra a relevância desse gênero musical brasileiro. |
id |
UFC-7_769067c144766f3678d3e2b45ce5d071 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/32474 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Choro à música do BrasilChoroMúsicaEducação musicalFoi na cidade do Rio de Janeiro, em meados do Século XIX, que o choro nasceu. Primeiramente, antes de ser reconhecido como gênero musical o choro aparece como uma forma dos músicos populares executarem as músicas estrangeiras tocadas nos salões da alta sociedade da época. Depois de alguns anos o resultado disso foi que o choro cria características próprias, tornou-se gênero musical que conhecemos hoje. Musicalmente o Choro exige muito dos seus executantes, geralmente há três partes e em três tons diferentes. Além de exigir dos seus executantes em ser um exímio virtuoso, senso de polifonia e habilidade nas improvisações. Ainda hoje, o gênero Choro possui acesso restrito nas grandes mídias, mesmo sendo um dos gêneros mais apreciado e respeitado tanto pelos músicos brasileiros como estrangeiros. O projeto Choro, a música do Brasil, surgiu quando grande parte dos alunos tocava e gosta do choro sentiu a necessidade de ampliar seus conhecimentos e a vivencia no choro. Dessa forma, o Projeto Choro, a música do Brasil, veio para ampliar esse conhecimento, educar pela a apreciação de musicas consagrada e aprimorar o estudo da técnica musical do choro. Além disso, o tocar em grupo proporciona interação entre os alunos, troca de experiências a qual resulta num aprendizado mais prazeroso e produtivo. Nos anos de 2013 e 2014 o Projeto centrou a produção de registro de musicas de compositores estritamente cearense. Foram escritas 14 músicas e tem o intuito de lançar um caderno de partituras com essas composições cearenses. Hoje, de ante da crescente procura por alunos pelo o Choro na nova proposta curricular do curso de Licenciatura em Música da UFC, 2016, criou-se a disciplina de optativa de Choro a qual temos 19 alunos matriculados o que demonstra a relevância desse gênero musical brasileiro.2018-06-01T14:21:35Z2018-06-01T14:21:35Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALVES, Ray Angelo de Moura; COSTA, Marco Túlio Ferreira da. Choro à música do Brasil. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32474Alves, Ray Angelo de MouraCosta, Marco Túlio Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:56:36Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/32474Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:33:35.480339Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Choro à música do Brasil |
title |
Choro à música do Brasil |
spellingShingle |
Choro à música do Brasil Alves, Ray Angelo de Moura Choro Música Educação musical |
title_short |
Choro à música do Brasil |
title_full |
Choro à música do Brasil |
title_fullStr |
Choro à música do Brasil |
title_full_unstemmed |
Choro à música do Brasil |
title_sort |
Choro à música do Brasil |
author |
Alves, Ray Angelo de Moura |
author_facet |
Alves, Ray Angelo de Moura Costa, Marco Túlio Ferreira da |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Marco Túlio Ferreira da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Ray Angelo de Moura Costa, Marco Túlio Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Choro Música Educação musical |
topic |
Choro Música Educação musical |
description |
Foi na cidade do Rio de Janeiro, em meados do Século XIX, que o choro nasceu. Primeiramente, antes de ser reconhecido como gênero musical o choro aparece como uma forma dos músicos populares executarem as músicas estrangeiras tocadas nos salões da alta sociedade da época. Depois de alguns anos o resultado disso foi que o choro cria características próprias, tornou-se gênero musical que conhecemos hoje. Musicalmente o Choro exige muito dos seus executantes, geralmente há três partes e em três tons diferentes. Além de exigir dos seus executantes em ser um exímio virtuoso, senso de polifonia e habilidade nas improvisações. Ainda hoje, o gênero Choro possui acesso restrito nas grandes mídias, mesmo sendo um dos gêneros mais apreciado e respeitado tanto pelos músicos brasileiros como estrangeiros. O projeto Choro, a música do Brasil, surgiu quando grande parte dos alunos tocava e gosta do choro sentiu a necessidade de ampliar seus conhecimentos e a vivencia no choro. Dessa forma, o Projeto Choro, a música do Brasil, veio para ampliar esse conhecimento, educar pela a apreciação de musicas consagrada e aprimorar o estudo da técnica musical do choro. Além disso, o tocar em grupo proporciona interação entre os alunos, troca de experiências a qual resulta num aprendizado mais prazeroso e produtivo. Nos anos de 2013 e 2014 o Projeto centrou a produção de registro de musicas de compositores estritamente cearense. Foram escritas 14 músicas e tem o intuito de lançar um caderno de partituras com essas composições cearenses. Hoje, de ante da crescente procura por alunos pelo o Choro na nova proposta curricular do curso de Licenciatura em Música da UFC, 2016, criou-se a disciplina de optativa de Choro a qual temos 19 alunos matriculados o que demonstra a relevância desse gênero musical brasileiro. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-06-01T14:21:35Z 2018-06-01T14:21:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, Ray Angelo de Moura; COSTA, Marco Túlio Ferreira da. Choro à música do Brasil. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32474 |
identifier_str_mv |
ALVES, Ray Angelo de Moura; COSTA, Marco Túlio Ferreira da. Choro à música do Brasil. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028854872145920 |