Teoria Habermasiana: contribuições para o pensar filosófico do trabalho docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46176 |
Resumo: | O presente artigo é o resultado da minha experiência como educadora na área de formação de professores, somada a uma trajetória de pesquisadora. Foi com base na experiência construída como formadora de professores em nível superior que pude dimensionar a importância que tem o pensar filosófico, procurando na Teoria Habermasiana elementos pertinentes à complementação dessa formação. A busca de uma base teórica para fundamentar as questões e dilemas que envolveram a construção da epistemologia da prática pedagógica teve como resultado a aproximação com Jürgen Habermas. As reflexões e pressupostos teóricos relatados neste trabalho são explicitados de forma a estimular e aproximar cada vez mais estudos e pesquisas para o campo das ciências da educação com Jürgen Habermas, teórico ainda distante do foco de interesse dos formadores de professores. Iniciamos o trabalho trazendo uma reflexão sobre a importância do ato de filosofar no trabalho docente, em sua construção de identidade e conscientização profissional enquanto formador de seres pensantes críticos e reflexivos. A seguir, temos as perspectivas e contribuições das teorias apresentadas por Habermas que mais se aproximam do campo da educação, em especial para a formação de professores. Destacamos os paradigmas da racionalidade e em especial o paradigma do conhecimento e a ação pedagógica. Por último, o encontro com dois grandes teóricos do campo das ciências humanas: Jürgen Habermas com o pensador e educador Paulo Freire. |
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Teoria Habermasiana: contribuições para o pensar filosófico do trabalho docenteFormação de professoresAto de filosofarJürgen HabermasO presente artigo é o resultado da minha experiência como educadora na área de formação de professores, somada a uma trajetória de pesquisadora. Foi com base na experiência construída como formadora de professores em nível superior que pude dimensionar a importância que tem o pensar filosófico, procurando na Teoria Habermasiana elementos pertinentes à complementação dessa formação. A busca de uma base teórica para fundamentar as questões e dilemas que envolveram a construção da epistemologia da prática pedagógica teve como resultado a aproximação com Jürgen Habermas. As reflexões e pressupostos teóricos relatados neste trabalho são explicitados de forma a estimular e aproximar cada vez mais estudos e pesquisas para o campo das ciências da educação com Jürgen Habermas, teórico ainda distante do foco de interesse dos formadores de professores. Iniciamos o trabalho trazendo uma reflexão sobre a importância do ato de filosofar no trabalho docente, em sua construção de identidade e conscientização profissional enquanto formador de seres pensantes críticos e reflexivos. A seguir, temos as perspectivas e contribuições das teorias apresentadas por Habermas que mais se aproximam do campo da educação, em especial para a formação de professores. Destacamos os paradigmas da racionalidade e em especial o paradigma do conhecimento e a ação pedagógica. Por último, o encontro com dois grandes teóricos do campo das ciências humanas: Jürgen Habermas com o pensador e educador Paulo Freire.Editora UFC2019-09-26T17:49:45Z2019-09-26T17:49:45Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfBRITO, Ana Ruth de Souza. Teoria Habermasiana: contribuições para o pensar filosófico do trabalho docente. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 74-90.85 7282 188 0http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46176Brito, Ana Ruth de Souzaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-26T17:49:45Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46176Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:15:59.566637Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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