Teoria Habermasiana: contribuições para o pensar filosófico do trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Ana Ruth de Souza
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46176
Resumo: O presente artigo é o resultado da minha experiên­cia como educadora na área de formação de professores, somada a uma trajetória de pesquisadora. Foi com base na experiência construída como formadora de professores em nível superior que pude dimensionar a importância que tem o pensar filosófico, procurando na Teoria Habermasiana elementos pertinentes à complementação dessa formação. A busca de uma base teórica para fundamentar as questões e dilemas que envolveram a construção da epistemologia da prática pedagógica teve como resultado a aproximação com Jürgen Habermas. As reflexões e pressupostos teóricos relatados neste trabalho são explicitados de forma a esti­mular e aproximar cada vez mais estudos e pesquisas para o campo das ciências da educação com Jürgen Habermas, teórico ainda distante do foco de interesse dos formadores de professores. Iniciamos o trabalho trazendo uma reflexão sobre a importância do ato de filosofar no trabalho docente, em sua construção de identidade e conscientização profissio­nal enquanto formador de seres pensantes críticos e reflexi­vos. A seguir, temos as perspectivas e contribuições das teorias apresentadas por Habermas que mais se aproximam do campo da educação, em especial para a formação de professores. Destacamos os paradigmas da racionalidade e em especial o paradigma do conhecimento e a ação peda­gógica. Por último, o encontro com dois grandes teóricos do campo das ciências humanas: Jürgen Habermas com o pensador e educador Paulo Freire.
id UFC-7_77285ddac6bb9d332d0faf0c943af5df
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/46176
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Teoria Habermasiana: contribuições para o pensar filosófico do trabalho docenteFormação de professoresAto de filosofarJürgen HabermasO presente artigo é o resultado da minha experiên­cia como educadora na área de formação de professores, somada a uma trajetória de pesquisadora. Foi com base na experiência construída como formadora de professores em nível superior que pude dimensionar a importância que tem o pensar filosófico, procurando na Teoria Habermasiana elementos pertinentes à complementação dessa formação. A busca de uma base teórica para fundamentar as questões e dilemas que envolveram a construção da epistemologia da prática pedagógica teve como resultado a aproximação com Jürgen Habermas. As reflexões e pressupostos teóricos relatados neste trabalho são explicitados de forma a esti­mular e aproximar cada vez mais estudos e pesquisas para o campo das ciências da educação com Jürgen Habermas, teórico ainda distante do foco de interesse dos formadores de professores. Iniciamos o trabalho trazendo uma reflexão sobre a importância do ato de filosofar no trabalho docente, em sua construção de identidade e conscientização profissio­nal enquanto formador de seres pensantes críticos e reflexi­vos. A seguir, temos as perspectivas e contribuições das teorias apresentadas por Habermas que mais se aproximam do campo da educação, em especial para a formação de professores. Destacamos os paradigmas da racionalidade e em especial o paradigma do conhecimento e a ação peda­gógica. Por último, o encontro com dois grandes teóricos do campo das ciências humanas: Jürgen Habermas com o pensador e educador Paulo Freire.Editora UFC2019-09-26T17:49:45Z2019-09-26T17:49:45Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfBRITO, Ana Ruth de Souza. Teoria Habermasiana: contribuições para o pensar filosófico do trabalho docente. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 74-90.85 7282 188 0http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46176Brito, Ana Ruth de Souzaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-26T17:49:45Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46176Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:15:59.566637Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria Habermasiana: contribuições para o pensar filosófico do trabalho docente
title Teoria Habermasiana: contribuições para o pensar filosófico do trabalho docente
spellingShingle Teoria Habermasiana: contribuições para o pensar filosófico do trabalho docente
Brito, Ana Ruth de Souza
Formação de professores
Ato de filosofar
Jürgen Habermas
title_short Teoria Habermasiana: contribuições para o pensar filosófico do trabalho docente
title_full Teoria Habermasiana: contribuições para o pensar filosófico do trabalho docente
title_fullStr Teoria Habermasiana: contribuições para o pensar filosófico do trabalho docente
title_full_unstemmed Teoria Habermasiana: contribuições para o pensar filosófico do trabalho docente
title_sort Teoria Habermasiana: contribuições para o pensar filosófico do trabalho docente
author Brito, Ana Ruth de Souza
author_facet Brito, Ana Ruth de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Ana Ruth de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ato de filosofar
Jürgen Habermas
topic Formação de professores
Ato de filosofar
Jürgen Habermas
description O presente artigo é o resultado da minha experiên­cia como educadora na área de formação de professores, somada a uma trajetória de pesquisadora. Foi com base na experiência construída como formadora de professores em nível superior que pude dimensionar a importância que tem o pensar filosófico, procurando na Teoria Habermasiana elementos pertinentes à complementação dessa formação. A busca de uma base teórica para fundamentar as questões e dilemas que envolveram a construção da epistemologia da prática pedagógica teve como resultado a aproximação com Jürgen Habermas. As reflexões e pressupostos teóricos relatados neste trabalho são explicitados de forma a esti­mular e aproximar cada vez mais estudos e pesquisas para o campo das ciências da educação com Jürgen Habermas, teórico ainda distante do foco de interesse dos formadores de professores. Iniciamos o trabalho trazendo uma reflexão sobre a importância do ato de filosofar no trabalho docente, em sua construção de identidade e conscientização profissio­nal enquanto formador de seres pensantes críticos e reflexi­vos. A seguir, temos as perspectivas e contribuições das teorias apresentadas por Habermas que mais se aproximam do campo da educação, em especial para a formação de professores. Destacamos os paradigmas da racionalidade e em especial o paradigma do conhecimento e a ação peda­gógica. Por último, o encontro com dois grandes teóricos do campo das ciências humanas: Jürgen Habermas com o pensador e educador Paulo Freire.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2019-09-26T17:49:45Z
2019-09-26T17:49:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRITO, Ana Ruth de Souza. Teoria Habermasiana: contribuições para o pensar filosófico do trabalho docente. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 74-90.
85 7282 188 0
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46176
identifier_str_mv BRITO, Ana Ruth de Souza. Teoria Habermasiana: contribuições para o pensar filosófico do trabalho docente. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 74-90.
85 7282 188 0
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFC
publisher.none.fl_str_mv Editora UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028729576751104