Educação ambiental e espiritualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Clesley Maria Tavares do
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49596
Resumo: O presente artigo traz alguns questionamentos sobre o aspecto espiritual da Educação Ambiental e sua abordagem no processo de ensino-aprendizagem. Assim sendo, consideramos pertinente expor as dúvidas e reflexões surgidas durante a caminhada como educadora e ambientalista. Também será aqui relatada a experiência oriunda das aulas de campo ocorridas no aldeamento Pitaguary, responsável por desvelar os véus da relação do espiritual com a educação ambiental. Era comum iniciar as aulas de Educação Ambiental conceituando meio ambiente como a interação entre os aspectos físico, biológico, social, cultural, político, psicológico e espiritual. Discorria sobre cada um deles, visando facilitar a aprendizagem daqueles que ali se encontravam, mas quando abordava o aspecto espiritual, surgia um certo desconforto, talvez remanescente da educacão tradicional na qual fomos formados, cujo "espírito sempre foi um campo exclusivo das religiões." (YUS,2002, P.109). Diante deste contexto foram surgindo questionamentos: Como trabalhar o enfoque espiritual na Educação Ambiental mantendo uma postura crítica? Como explanar o enfoque espiritual e sagrado, do meio ambiente, mantendo a credibilidade e superando o medo de parecer "ridícula" diante dos alunos e colegas de profissão? Com o tempo, percebemos que os sentimentos de insegurança e inadequação relacionados ao tema eram fomentados pela lógica do sistema econômico vigente, que supervaloriza a razão e a subordina à natureza, aos desejos e às ações antrópicas. Boff (1999) argumenta que essa lógica se mostra destrutiva da Terra e de seus recursos, da espiritualidade e do sentimento de pertença a algo maior que a razão possa explicar.[...]A espiritualidade, em essência, já se contrapõe ao arranjo capitalista, pois é substancialmente integradora do ser, contrária ao pensamento fragmentado, cartesiano, que rege a orquestra degradadora dos recursos naturais que assistimos nesses tempos de crise. Desta forma, urge reavaliar os pressupostos que embasam o conhecimento que norteia as ações humanas diante da natureza. Isto implica como diz Leff (2001) em incorporar novos valores e sentidos ao conhecimento, presente em todo processo de significação do mundo e de apropriação da natureza. Pela observação dos aspectos analisados corroboramos com Boff (1999) sobre a urgência de um novo ethos civilizacional, que nos permita dar um salto de qualidade na direção de formas mais cooperativas de convivência entre os seres humanos e os demais seres da comunidade biótica, planetária e cósmica, visando um reencantamento face à majestade do universo e à complexidade das relações que sustentam todos e cada um dos seres.
id UFC-7_778734ac03d3f9b3add510723205f990
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/49596
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Educação ambiental e espiritualidadeEnsino-aprendizagemEducação ambientalEspiritualidadeO presente artigo traz alguns questionamentos sobre o aspecto espiritual da Educação Ambiental e sua abordagem no processo de ensino-aprendizagem. Assim sendo, consideramos pertinente expor as dúvidas e reflexões surgidas durante a caminhada como educadora e ambientalista. Também será aqui relatada a experiência oriunda das aulas de campo ocorridas no aldeamento Pitaguary, responsável por desvelar os véus da relação do espiritual com a educação ambiental. Era comum iniciar as aulas de Educação Ambiental conceituando meio ambiente como a interação entre os aspectos físico, biológico, social, cultural, político, psicológico e espiritual. Discorria sobre cada um deles, visando facilitar a aprendizagem daqueles que ali se encontravam, mas quando abordava o aspecto espiritual, surgia um certo desconforto, talvez remanescente da educacão tradicional na qual fomos formados, cujo "espírito sempre foi um campo exclusivo das religiões." (YUS,2002, P.109). Diante deste contexto foram surgindo questionamentos: Como trabalhar o enfoque espiritual na Educação Ambiental mantendo uma postura crítica? Como explanar o enfoque espiritual e sagrado, do meio ambiente, mantendo a credibilidade e superando o medo de parecer "ridícula" diante dos alunos e colegas de profissão? Com o tempo, percebemos que os sentimentos de insegurança e inadequação relacionados ao tema eram fomentados pela lógica do sistema econômico vigente, que supervaloriza a razão e a subordina à natureza, aos desejos e às ações antrópicas. Boff (1999) argumenta que essa lógica se mostra destrutiva da Terra e de seus recursos, da espiritualidade e do sentimento de pertença a algo maior que a razão possa explicar.[...]A espiritualidade, em essência, já se contrapõe ao arranjo capitalista, pois é substancialmente integradora do ser, contrária ao pensamento fragmentado, cartesiano, que rege a orquestra degradadora dos recursos naturais que assistimos nesses tempos de crise. Desta forma, urge reavaliar os pressupostos que embasam o conhecimento que norteia as ações humanas diante da natureza. Isto implica como diz Leff (2001) em incorporar novos valores e sentidos ao conhecimento, presente em todo processo de significação do mundo e de apropriação da natureza. Pela observação dos aspectos analisados corroboramos com Boff (1999) sobre a urgência de um novo ethos civilizacional, que nos permita dar um salto de qualidade na direção de formas mais cooperativas de convivência entre os seres humanos e os demais seres da comunidade biótica, planetária e cósmica, visando um reencantamento face à majestade do universo e à complexidade das relações que sustentam todos e cada um dos seres.Edições UFC2020-01-23T15:57:54Z2020-01-23T15:57:54Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfNASCIMENTO, Clesley Maria Tavares do. Educação ambiental e espiritualidade. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 206-217.978-85-7282-530-6http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49596Nascimento, Clesley Maria Tavares doporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-23T15:57:55Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/49596Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-01-23T15:57:55Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental e espiritualidade
title Educação ambiental e espiritualidade
spellingShingle Educação ambiental e espiritualidade
Nascimento, Clesley Maria Tavares do
Ensino-aprendizagem
Educação ambiental
Espiritualidade
title_short Educação ambiental e espiritualidade
title_full Educação ambiental e espiritualidade
title_fullStr Educação ambiental e espiritualidade
title_full_unstemmed Educação ambiental e espiritualidade
title_sort Educação ambiental e espiritualidade
author Nascimento, Clesley Maria Tavares do
author_facet Nascimento, Clesley Maria Tavares do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Clesley Maria Tavares do
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Educação ambiental
Espiritualidade
topic Ensino-aprendizagem
Educação ambiental
Espiritualidade
description O presente artigo traz alguns questionamentos sobre o aspecto espiritual da Educação Ambiental e sua abordagem no processo de ensino-aprendizagem. Assim sendo, consideramos pertinente expor as dúvidas e reflexões surgidas durante a caminhada como educadora e ambientalista. Também será aqui relatada a experiência oriunda das aulas de campo ocorridas no aldeamento Pitaguary, responsável por desvelar os véus da relação do espiritual com a educação ambiental. Era comum iniciar as aulas de Educação Ambiental conceituando meio ambiente como a interação entre os aspectos físico, biológico, social, cultural, político, psicológico e espiritual. Discorria sobre cada um deles, visando facilitar a aprendizagem daqueles que ali se encontravam, mas quando abordava o aspecto espiritual, surgia um certo desconforto, talvez remanescente da educacão tradicional na qual fomos formados, cujo "espírito sempre foi um campo exclusivo das religiões." (YUS,2002, P.109). Diante deste contexto foram surgindo questionamentos: Como trabalhar o enfoque espiritual na Educação Ambiental mantendo uma postura crítica? Como explanar o enfoque espiritual e sagrado, do meio ambiente, mantendo a credibilidade e superando o medo de parecer "ridícula" diante dos alunos e colegas de profissão? Com o tempo, percebemos que os sentimentos de insegurança e inadequação relacionados ao tema eram fomentados pela lógica do sistema econômico vigente, que supervaloriza a razão e a subordina à natureza, aos desejos e às ações antrópicas. Boff (1999) argumenta que essa lógica se mostra destrutiva da Terra e de seus recursos, da espiritualidade e do sentimento de pertença a algo maior que a razão possa explicar.[...]A espiritualidade, em essência, já se contrapõe ao arranjo capitalista, pois é substancialmente integradora do ser, contrária ao pensamento fragmentado, cartesiano, que rege a orquestra degradadora dos recursos naturais que assistimos nesses tempos de crise. Desta forma, urge reavaliar os pressupostos que embasam o conhecimento que norteia as ações humanas diante da natureza. Isto implica como diz Leff (2001) em incorporar novos valores e sentidos ao conhecimento, presente em todo processo de significação do mundo e de apropriação da natureza. Pela observação dos aspectos analisados corroboramos com Boff (1999) sobre a urgência de um novo ethos civilizacional, que nos permita dar um salto de qualidade na direção de formas mais cooperativas de convivência entre os seres humanos e os demais seres da comunidade biótica, planetária e cósmica, visando um reencantamento face à majestade do universo e à complexidade das relações que sustentam todos e cada um dos seres.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2020-01-23T15:57:54Z
2020-01-23T15:57:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Clesley Maria Tavares do. Educação ambiental e espiritualidade. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 206-217.
978-85-7282-530-6
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49596
identifier_str_mv NASCIMENTO, Clesley Maria Tavares do. Educação ambiental e espiritualidade. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 206-217.
978-85-7282-530-6
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1825332513643429888