Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damasceno, Maria Nobre
Data de Publicação: 1982
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11861
Resumo: DAMASCENO, Maria Nobre. Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 125-138, 1982.
id UFC-7_77a618f9ec4989597fb64ebdd65e2c95
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/11861
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do NordesteEnsino rural de 1º grauRede escolar ruralQualificação do corpo docenteEducação rural do NordesteDAMASCENO, Maria Nobre. Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 125-138, 1982.O propósito deste trabalho é aprofundar estudos anteriores concernentes às oportunidades educacionais no Nordeste, particularmente o de Japiassu (1978), em busca de uma compreensão da educação como fenômeno social, a partir da análise inter-relacional de fatores sócio-econômicos e educacionais. A consecução deste objetivo requer o emprego de uma abordagem apropriada e de conceitos teóricos que auxiliem na explicação da realidade empírica apreendida. A teoria do conflito, por apoiar-se num paradigma dialético, constitui-se numa abordagem adequada à explicação dos fenômenos sociais (Graciarema, 1971). De acordo com este enfoque, a sociedade é concebida como um sistema de forças em desequilíbrio. Os ingredientes dessa tensão são os diferentes interesses dos grupos ou classes sociais. A sociedade é entendida como uma unidade complexa, que envolve uma variedade de elementos, cuja compatibilidade torna-se possível apenas através do poder, que é a expressão da dominação de uma classe ou de um grupo social sobre os demais...Revista Educação e Debate2015-05-06T15:11:07Z2015-05-06T15:11:07Z1982info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDamasceno, M. N. (1982)0102-1117http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11861Damasceno, Maria Nobreinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:42:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/11861Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:44.804053Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste
title Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste
spellingShingle Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste
Damasceno, Maria Nobre
Ensino rural de 1º grau
Rede escolar rural
Qualificação do corpo docente
Educação rural do Nordeste
title_short Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste
title_full Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste
title_fullStr Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste
title_full_unstemmed Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste
title_sort Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste
author Damasceno, Maria Nobre
author_facet Damasceno, Maria Nobre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damasceno, Maria Nobre
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino rural de 1º grau
Rede escolar rural
Qualificação do corpo docente
Educação rural do Nordeste
topic Ensino rural de 1º grau
Rede escolar rural
Qualificação do corpo docente
Educação rural do Nordeste
description DAMASCENO, Maria Nobre. Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 125-138, 1982.
publishDate 1982
dc.date.none.fl_str_mv 1982
2015-05-06T15:11:07Z
2015-05-06T15:11:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Damasceno, M. N. (1982)
0102-1117
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11861
identifier_str_mv Damasceno, M. N. (1982)
0102-1117
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação e Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação e Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028863081447424