Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1982 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11861 |
Resumo: | DAMASCENO, Maria Nobre. Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 125-138, 1982. |
id |
UFC-7_77a618f9ec4989597fb64ebdd65e2c95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/11861 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do NordesteEnsino rural de 1º grauRede escolar ruralQualificação do corpo docenteEducação rural do NordesteDAMASCENO, Maria Nobre. Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 125-138, 1982.O propósito deste trabalho é aprofundar estudos anteriores concernentes às oportunidades educacionais no Nordeste, particularmente o de Japiassu (1978), em busca de uma compreensão da educação como fenômeno social, a partir da análise inter-relacional de fatores sócio-econômicos e educacionais. A consecução deste objetivo requer o emprego de uma abordagem apropriada e de conceitos teóricos que auxiliem na explicação da realidade empírica apreendida. A teoria do conflito, por apoiar-se num paradigma dialético, constitui-se numa abordagem adequada à explicação dos fenômenos sociais (Graciarema, 1971). De acordo com este enfoque, a sociedade é concebida como um sistema de forças em desequilíbrio. Os ingredientes dessa tensão são os diferentes interesses dos grupos ou classes sociais. A sociedade é entendida como uma unidade complexa, que envolve uma variedade de elementos, cuja compatibilidade torna-se possível apenas através do poder, que é a expressão da dominação de uma classe ou de um grupo social sobre os demais...Revista Educação e Debate2015-05-06T15:11:07Z2015-05-06T15:11:07Z1982info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDamasceno, M. N. (1982)0102-1117http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11861Damasceno, Maria Nobreinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:42:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/11861Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:44.804053Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste |
title |
Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste |
spellingShingle |
Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste Damasceno, Maria Nobre Ensino rural de 1º grau Rede escolar rural Qualificação do corpo docente Educação rural do Nordeste |
title_short |
Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste |
title_full |
Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste |
title_fullStr |
Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste |
title_full_unstemmed |
Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste |
title_sort |
Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste |
author |
Damasceno, Maria Nobre |
author_facet |
Damasceno, Maria Nobre |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damasceno, Maria Nobre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino rural de 1º grau Rede escolar rural Qualificação do corpo docente Educação rural do Nordeste |
topic |
Ensino rural de 1º grau Rede escolar rural Qualificação do corpo docente Educação rural do Nordeste |
description |
DAMASCENO, Maria Nobre. Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 125-138, 1982. |
publishDate |
1982 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1982 2015-05-06T15:11:07Z 2015-05-06T15:11:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Damasceno, M. N. (1982) 0102-1117 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11861 |
identifier_str_mv |
Damasceno, M. N. (1982) 0102-1117 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028863081447424 |