O capital social no estado do Ceará: o caso do município de Itarema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mayorga Mera, Ruben Dario
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Tabosa, Francisco José Silva
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5392
Resumo: O município de Itarema vem obtendo, recentemente, elevados níveis de desenvolvimento em relação aos municípios que compõem a Microrregião do Litoral de Camocim e Acaraú. No entanto, esse município vivencia disparidades de desenvolvimento entre suas comunidades devido, em parte, a existência desigual de capita social comunitário. O presente estudo tem como objetivo determinar e analisar as disparidades de desenvolvimento existentes nas comunidades de Porto dos Barcos e Oriente no município de Itarema, decorrentes da presença/ausência de capital social. Elaborou-se um questionário na tentativa de encontrar as características tangíveis do capital social existente nas duas comunidades. A análise do questionário serviu como subsídio para a construção do índice de capital social. Os resultados mostraram que a Comunidade de Oriente, escolhida pelo “Conselho de Conhecedores” como a mais desenvolvida, possui um maior estoque de capital social quando comparada com a Comunidade de Porto dos Barcos, a menos desenvolvida. Isso induz a afirmar que comunidades com maior estoque de capital social são mais desenvolvidas do que comunidades com menor estoque de capital social.
id UFC-7_798738e6b00dc6b50b280fced4d60041
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/5392
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O capital social no estado do Ceará: o caso do município de ItaremaCapital socialDisparidades de desenvolvimentoOriente e Porto dos BarcosMunicípio de ItaremaEstado do CearáO município de Itarema vem obtendo, recentemente, elevados níveis de desenvolvimento em relação aos municípios que compõem a Microrregião do Litoral de Camocim e Acaraú. No entanto, esse município vivencia disparidades de desenvolvimento entre suas comunidades devido, em parte, a existência desigual de capita social comunitário. O presente estudo tem como objetivo determinar e analisar as disparidades de desenvolvimento existentes nas comunidades de Porto dos Barcos e Oriente no município de Itarema, decorrentes da presença/ausência de capital social. Elaborou-se um questionário na tentativa de encontrar as características tangíveis do capital social existente nas duas comunidades. A análise do questionário serviu como subsídio para a construção do índice de capital social. Os resultados mostraram que a Comunidade de Oriente, escolhida pelo “Conselho de Conhecedores” como a mais desenvolvida, possui um maior estoque de capital social quando comparada com a Comunidade de Porto dos Barcos, a menos desenvolvida. Isso induz a afirmar que comunidades com maior estoque de capital social são mais desenvolvidas do que comunidades com menor estoque de capital social.Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 442013-07-16T17:30:52Z2013-07-16T17:30:52Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfTABOSA, Francisco José Silva; MAYORGA MERA, Ruben Dario. O capital social no estado do Ceará: o caso do município de Itarema. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL - SOBER, 44., Fortaleza-CE, 2006. Anais... Brasília-DF: SOBER, v. 1. p. 1-20, 2006.0103-20031806-9479http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5392Mayorga Mera, Ruben DarioTabosa, Francisco José Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-20T16:29:52Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/5392Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:22:23.531662Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O capital social no estado do Ceará: o caso do município de Itarema
title O capital social no estado do Ceará: o caso do município de Itarema
spellingShingle O capital social no estado do Ceará: o caso do município de Itarema
Mayorga Mera, Ruben Dario
Capital social
Disparidades de desenvolvimento
Oriente e Porto dos Barcos
Município de Itarema
Estado do Ceará
title_short O capital social no estado do Ceará: o caso do município de Itarema
title_full O capital social no estado do Ceará: o caso do município de Itarema
title_fullStr O capital social no estado do Ceará: o caso do município de Itarema
title_full_unstemmed O capital social no estado do Ceará: o caso do município de Itarema
title_sort O capital social no estado do Ceará: o caso do município de Itarema
author Mayorga Mera, Ruben Dario
author_facet Mayorga Mera, Ruben Dario
Tabosa, Francisco José Silva
author_role author
author2 Tabosa, Francisco José Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mayorga Mera, Ruben Dario
Tabosa, Francisco José Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Capital social
Disparidades de desenvolvimento
Oriente e Porto dos Barcos
Município de Itarema
Estado do Ceará
topic Capital social
Disparidades de desenvolvimento
Oriente e Porto dos Barcos
Município de Itarema
Estado do Ceará
description O município de Itarema vem obtendo, recentemente, elevados níveis de desenvolvimento em relação aos municípios que compõem a Microrregião do Litoral de Camocim e Acaraú. No entanto, esse município vivencia disparidades de desenvolvimento entre suas comunidades devido, em parte, a existência desigual de capita social comunitário. O presente estudo tem como objetivo determinar e analisar as disparidades de desenvolvimento existentes nas comunidades de Porto dos Barcos e Oriente no município de Itarema, decorrentes da presença/ausência de capital social. Elaborou-se um questionário na tentativa de encontrar as características tangíveis do capital social existente nas duas comunidades. A análise do questionário serviu como subsídio para a construção do índice de capital social. Os resultados mostraram que a Comunidade de Oriente, escolhida pelo “Conselho de Conhecedores” como a mais desenvolvida, possui um maior estoque de capital social quando comparada com a Comunidade de Porto dos Barcos, a menos desenvolvida. Isso induz a afirmar que comunidades com maior estoque de capital social são mais desenvolvidas do que comunidades com menor estoque de capital social.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2013-07-16T17:30:52Z
2013-07-16T17:30:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TABOSA, Francisco José Silva; MAYORGA MERA, Ruben Dario. O capital social no estado do Ceará: o caso do município de Itarema. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL - SOBER, 44., Fortaleza-CE, 2006. Anais... Brasília-DF: SOBER, v. 1. p. 1-20, 2006.
0103-2003
1806-9479
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5392
identifier_str_mv TABOSA, Francisco José Silva; MAYORGA MERA, Ruben Dario. O capital social no estado do Ceará: o caso do município de Itarema. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL - SOBER, 44., Fortaleza-CE, 2006. Anais... Brasília-DF: SOBER, v. 1. p. 1-20, 2006.
0103-2003
1806-9479
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 44
publisher.none.fl_str_mv Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 44
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028776242577408