Aplicação de álbum seriado para promoção da autoeficácia materna em amamentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Anne Fayma Lopes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lima, Glayciane Pinheiro de, Melo, Gleicia Martins de, Rocha, Rebeca Silveira, Vasconcelos, Hérica Cristina Alves de, Oriá, Mônica Oliveira Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14412
Resumo: Objective: evaluating the effects of using a flipchart as an educational intervention in improving maternal self-efficacy in breastfeeding. Methods: a quasi-experimental study with 41 postpartum women: Intervention Group (n = 20) and Control Group (n = 21) of a public hospital. The intervention consisted of implementing the flipchart “I can breastfeed my baby” in the immediate postpartum and were contacted by telephone after 15 days. For both groups, Breastfeeding Self-Efficacy Scale-Short Form was applied at baseline and after 30 days. Results: before the intervention, the intervention group was 75% with high self-efficacy and 71% of the mothers in the control group of had high self-efficacy. It was found that after educational intervention, all the mothers in the intervention group showed high self-efficacy, while the percentage remained similar to before in the control group (76%). Conclusion: the flipchart had a positive effect on the elevation of self-efficacy in nursing mothers.
id UFC-7_7c9dc547d5a59a27df58b7ff2c697906
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/14412
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Aplicação de álbum seriado para promoção da autoeficácia materna em amamentarFlipchart application for promoting maternal self-efficacy in breastfeedingAleitamento MaternoAutoeficáciaEducação em SaúdeObjective: evaluating the effects of using a flipchart as an educational intervention in improving maternal self-efficacy in breastfeeding. Methods: a quasi-experimental study with 41 postpartum women: Intervention Group (n = 20) and Control Group (n = 21) of a public hospital. The intervention consisted of implementing the flipchart “I can breastfeed my baby” in the immediate postpartum and were contacted by telephone after 15 days. For both groups, Breastfeeding Self-Efficacy Scale-Short Form was applied at baseline and after 30 days. Results: before the intervention, the intervention group was 75% with high self-efficacy and 71% of the mothers in the control group of had high self-efficacy. It was found that after educational intervention, all the mothers in the intervention group showed high self-efficacy, while the percentage remained similar to before in the control group (76%). Conclusion: the flipchart had a positive effect on the elevation of self-efficacy in nursing mothers.Objetivo: avaliar os efeitos do uso do álbum seriado como intervenção educativa na melhoria da autoeficácia materna na amamentação. Métodos: estudo quase experimental com 41 puérperas: Grupo Intervenção (n=20) e Grupo Controle (n=21) de uma maternidade pública. A intervenção consistiu na aplicação do álbum seriado “Eu posso amamentar o meu filho” no pós-parto imediato e contato telefônico após 15 dias. Para ambos os grupos, foi aplicada a Breastfeeding Self-Efficacy Scale-Short Form no momento inicial e após 30 dias. Resultados: antes da intervenção, no grupo intervenção havia 75% com elevada autoeficácia e no grupo controle 71% das mães tinham alta autoeficácia. Constatou-se que, após intervenção educativa, todas as puérperas do grupo intervenção apresentaram autoeficácia elevada, enquanto que o percentual se manteve semelhante ao início no grupo controle (76%). Conclusão: o álbum seriado teve efeito positivo na elevação da autoeficácia das mães em amamentar.Objetivo: evaluar efectos del uso del álbum seriado como intervención educativa en la mejora de la autoeficacia materna en amamantamiento. Métodos: estudio cuasi-experimental con 41 puérperas: Grupo de Intervención (n=20) y Grupo Control (n=21) de una maternidad pública. La intervención consistió en la aplicación del álbum ilustrado “Puedo alimentar a mi hijo” en el posparto y contacto por teléfono después de 15 días. Para ambos grupos, se aplicó la Breastfeeding Self-Efficacy Scale- Short Form al inicio del estudio y después de 30 días. Resultados: antes de la intervención, el grupo intervención obtuvo 75% de autoeficacia y, en el grupo control, 71% de las madres presentaron alta autoeficacia. Después de la intervención educativa, las madres del grupo intervención mostraron alta autoeficacia, mientras que el porcentaje se mantuvo similar a temprana en el grupo control (76%). Conclusión: el álbum ilustrado tuvo efecto positivo en la elevación de la autoeficacia de madres en lactancia.Rev Rene2015-12-09T16:31:18Z2015-12-09T16:31:18Z2015-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCHAVES, A. F. L. et al. Aplicação de álbum seriado para promoção da autoeficácia materna em amamentar. Rev Rene, Fortaleza, v. 16, n. 3, p. 407-14, maio/jun. 2015.2175-6783 On-linehttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14412Chaves, Anne Fayma LopesLima, Glayciane Pinheiro deMelo, Gleicia Martins deRocha, Rebeca SilveiraVasconcelos, Hérica Cristina Alves deOriá, Mônica Oliveira Batistaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-06T18:48:49Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14412Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:15:41.234230Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de álbum seriado para promoção da autoeficácia materna em amamentar
Flipchart application for promoting maternal self-efficacy in breastfeeding
title Aplicação de álbum seriado para promoção da autoeficácia materna em amamentar
spellingShingle Aplicação de álbum seriado para promoção da autoeficácia materna em amamentar
Chaves, Anne Fayma Lopes
Aleitamento Materno
Autoeficácia
Educação em Saúde
title_short Aplicação de álbum seriado para promoção da autoeficácia materna em amamentar
title_full Aplicação de álbum seriado para promoção da autoeficácia materna em amamentar
title_fullStr Aplicação de álbum seriado para promoção da autoeficácia materna em amamentar
title_full_unstemmed Aplicação de álbum seriado para promoção da autoeficácia materna em amamentar
title_sort Aplicação de álbum seriado para promoção da autoeficácia materna em amamentar
author Chaves, Anne Fayma Lopes
author_facet Chaves, Anne Fayma Lopes
Lima, Glayciane Pinheiro de
Melo, Gleicia Martins de
Rocha, Rebeca Silveira
Vasconcelos, Hérica Cristina Alves de
Oriá, Mônica Oliveira Batista
author_role author
author2 Lima, Glayciane Pinheiro de
Melo, Gleicia Martins de
Rocha, Rebeca Silveira
Vasconcelos, Hérica Cristina Alves de
Oriá, Mônica Oliveira Batista
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Anne Fayma Lopes
Lima, Glayciane Pinheiro de
Melo, Gleicia Martins de
Rocha, Rebeca Silveira
Vasconcelos, Hérica Cristina Alves de
Oriá, Mônica Oliveira Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Aleitamento Materno
Autoeficácia
Educação em Saúde
topic Aleitamento Materno
Autoeficácia
Educação em Saúde
description Objective: evaluating the effects of using a flipchart as an educational intervention in improving maternal self-efficacy in breastfeeding. Methods: a quasi-experimental study with 41 postpartum women: Intervention Group (n = 20) and Control Group (n = 21) of a public hospital. The intervention consisted of implementing the flipchart “I can breastfeed my baby” in the immediate postpartum and were contacted by telephone after 15 days. For both groups, Breastfeeding Self-Efficacy Scale-Short Form was applied at baseline and after 30 days. Results: before the intervention, the intervention group was 75% with high self-efficacy and 71% of the mothers in the control group of had high self-efficacy. It was found that after educational intervention, all the mothers in the intervention group showed high self-efficacy, while the percentage remained similar to before in the control group (76%). Conclusion: the flipchart had a positive effect on the elevation of self-efficacy in nursing mothers.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-09T16:31:18Z
2015-12-09T16:31:18Z
2015-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHAVES, A. F. L. et al. Aplicação de álbum seriado para promoção da autoeficácia materna em amamentar. Rev Rene, Fortaleza, v. 16, n. 3, p. 407-14, maio/jun. 2015.
2175-6783 On-line
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14412
identifier_str_mv CHAVES, A. F. L. et al. Aplicação de álbum seriado para promoção da autoeficácia materna em amamentar. Rev Rene, Fortaleza, v. 16, n. 3, p. 407-14, maio/jun. 2015.
2175-6783 On-line
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Rev Rene
publisher.none.fl_str_mv Rev Rene
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028727085334528