Variáveis significativamente relacionadas com o desempenho dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental público do estado do Ceará no teste de língua portuguesa da Prova Brasil/2011
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11769 |
Resumo: | Seguindo uma perspectiva de análise do desempenho escolar que considera a influência de fatores intra e extraescolares, o estudo identificou as variáveis dos questionários contextuais significativamente relacionadas com o rendimento dos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal do estado do Ceará no teste de Língua Portuguesa na quarta edição da Prova Brasil. A partir disso, elaborou-se um modelo linear múltiplo que incorporou as variáveis do aluno, do professor, do diretor e da escola para investigar a influência dessas variáveis na Proficiência em Língua Portuguesa. Da população objeto de estudo – constituída pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental público municipal cearense e pelos respectivos professores de Língua Portuguesa, diretores e escolas –, extraiu-se uma amostra aleatória composta por 486 alunos, 276 professores, 223 diretores e 223 escolas. Os resultados evidenciaram que 23,3% da variabilidade da Proficiência em Língua Portuguesa está creditada a determinadas características do aluno e do contexto escolar. Observando os coeficientes padronizados da função de regressão linear múltipla (β), os fatores extraescolares que exercem efeito sobre o desempenho do aluno são: (a) a reprovação e o abandono escolar (β = - 0,178); (b) o fato de o aluno trabalhar (β = - 0,155); (c) os locais que o aluno costuma frequentar (β = - 0,155); (d) a quantidade de pessoas que moram com o aluno (β = - 0,145); e (e) a participação dos pais nas reuniões escolares e o incentivo fornecido aos filhos (β = 0,136). Quanto às variáveis preditoras de ordem intraescolar, a pesquisa constatou que as seguintes variáveis desempenham influência, positiva ou negativa, sobre os resultados escolares: (a) a falta de critério para a formação das turmas de 1ª a 4ª séries (β = - 0,134); (b) o fato de o diretor ter assumido o cargo por meio de indicação política (β = - 0,148); (c) o fato de o gestor ter se graduado em uma faculdade isolada (β = 0,145); (d) as condições de acessibilidade das imediações externas da escola (β = 0,115); (e) a quantidade dos conteúdos previstos desenvolvidos com os alunos (β = 0,101); (f) o tempo (em anos) que o diretor exerce funções de direção (β = 0,100); (g) o tempo (em anos) que o professor ministra aulas no 5º ano (β = 0,090); e (h) a formação do diretor em nível de pós-graduação na área da Educação (β = 0,087). Entre os resultados obtidos, ficou claro que o desempenho cognitivo do aluno em Língua Portuguesa é produto de variáveis de múltiplas ordens que atuam com um efeito combinado sobre o educando. Logo, não pode ser atribuído a um só agente ou a um só aspecto. |
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Variáveis significativamente relacionadas com o desempenho dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental público do estado do Ceará no teste de língua portuguesa da Prova Brasil/2011Variables significantly related to the performance of the 5th grade students of public elementary school in the state of Ceará in Portuguese Language test in Prova Brasil/2011Extra-school variablesIntra-school variablesAnálise de regressãoAvaliação educacional - CearáRendimento escolar - Avaliação - CearáSeguindo uma perspectiva de análise do desempenho escolar que considera a influência de fatores intra e extraescolares, o estudo identificou as variáveis dos questionários contextuais significativamente relacionadas com o rendimento dos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal do estado do Ceará no teste de Língua Portuguesa na quarta edição da Prova Brasil. A partir disso, elaborou-se um modelo linear múltiplo que incorporou as variáveis do aluno, do professor, do diretor e da escola para investigar a influência dessas variáveis na Proficiência em Língua Portuguesa. Da população objeto de estudo – constituída pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental público municipal cearense e pelos respectivos professores de Língua Portuguesa, diretores e escolas –, extraiu-se uma amostra aleatória composta por 486 alunos, 276 professores, 223 diretores e 223 escolas. Os resultados evidenciaram que 23,3% da variabilidade da Proficiência em Língua Portuguesa está creditada a determinadas características do aluno e do contexto escolar. Observando os coeficientes padronizados da função de regressão linear múltipla (β), os fatores extraescolares que exercem efeito sobre o desempenho do aluno são: (a) a reprovação e o abandono escolar (β = - 0,178); (b) o fato de o aluno trabalhar (β = - 0,155); (c) os locais que o aluno costuma frequentar (β = - 0,155); (d) a quantidade de pessoas que moram com o aluno (β = - 0,145); e (e) a participação dos pais nas reuniões escolares e o incentivo fornecido aos filhos (β = 0,136). Quanto às variáveis preditoras de ordem intraescolar, a pesquisa constatou que as seguintes variáveis desempenham influência, positiva ou negativa, sobre os resultados escolares: (a) a falta de critério para a formação das turmas de 1ª a 4ª séries (β = - 0,134); (b) o fato de o diretor ter assumido o cargo por meio de indicação política (β = - 0,148); (c) o fato de o gestor ter se graduado em uma faculdade isolada (β = 0,145); (d) as condições de acessibilidade das imediações externas da escola (β = 0,115); (e) a quantidade dos conteúdos previstos desenvolvidos com os alunos (β = 0,101); (f) o tempo (em anos) que o diretor exerce funções de direção (β = 0,100); (g) o tempo (em anos) que o professor ministra aulas no 5º ano (β = 0,090); e (h) a formação do diretor em nível de pós-graduação na área da Educação (β = 0,087). Entre os resultados obtidos, ficou claro que o desempenho cognitivo do aluno em Língua Portuguesa é produto de variáveis de múltiplas ordens que atuam com um efeito combinado sobre o educando. Logo, não pode ser atribuído a um só agente ou a um só aspecto.www.teses.ufc.brMarques, Cláudio de AlbuquerqueSilva, Antônia Bruna da2015-05-04T17:25:12Z2015-05-04T17:25:12Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Antônia Bruna da. Variáveis significativamente relacionadas com o desempenho dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental público do estado do Ceará no teste de língua portuguesa da Prova Brasil/2011. 2015. 89f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11769porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-14T16:24:59Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/11769Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:02:34.666950Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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