Aprendizagem baseada em problemas para os cursos de ciências contábeis: desafios e oportunidades de sua adoção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Sandro Vieira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bulaon, Christopher, Casa Nova, Silvia Pereira de Castro, Picolli, Icaro Roberto Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44729
Resumo: The goal of this study is to understand difficulties and advantages faced by accounting faculty staff who adopted PBL in the classroom. To attain this goal, we developed a qualitative research based on interviews with specialists. The findings showed the main difficulties arise from many factors since students’ educational background and previous experience up to extra time and effort demanded from teachers to plan the class and to prepare instructional materials. On the other hand, reported benefits include the development of research skills, teamwork, responsibility taking with respect to self-learning, and exposure to a simulated work environment. We concluded that the adoption of PBL brings benefits to students and promotes an alignment between academic education and professional market demands.
id UFC-7_7eb232917536b369dd25123319f72011
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44729
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Aprendizagem baseada em problemas para os cursos de ciências contábeis: desafios e oportunidades de sua adoçãoProblem-based learning for undergraduate in accounting: challenges and opportunities of its adoptionEducação contábilAprendizagem baseada em problemasEnsino superiorMetodologias ativasThe goal of this study is to understand difficulties and advantages faced by accounting faculty staff who adopted PBL in the classroom. To attain this goal, we developed a qualitative research based on interviews with specialists. The findings showed the main difficulties arise from many factors since students’ educational background and previous experience up to extra time and effort demanded from teachers to plan the class and to prepare instructional materials. On the other hand, reported benefits include the development of research skills, teamwork, responsibility taking with respect to self-learning, and exposure to a simulated work environment. We concluded that the adoption of PBL brings benefits to students and promotes an alignment between academic education and professional market demands.O objetivo deste trabalho é compreender as dificuldades e vantagens encontradas por docentes em Ciências Contábeis que vivenciaram a adoção do problem-based learning. Para atingir esse objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, com entrevistas com especialistas. A análise das entrevistas foi realizada por meio da análise de conteúdo. Os achados mostraram que as principais dificuldades de adoção do PBL decorrem de fatores que envolvem desde a formação e experiência prévia dos estudantes até a demanda de trabalho extra por parte do decente, oriunda do tempo que dedica para planejar as aulas e preparar materiais didáticos. Por outro lado, os benefícios relatados englobam o desenvolvimento de habilidades para realização de pesquisa, trabalho em equipe, assunção de responsabilidades quanto ao próprio aprendizado, bem como exposição ao ambiente do mercado. A pesquisa concluiu que a adoção do PBL traz benefícios para os estudantes e promove um alinhamento entre a formação acadêmica e as demandas do mercado.El objetivo de este estudio es comprender las dificultades y ventajas encontradas por los docentes en ciencias contables que vivieron la adopción del problem-based learning (PBL) en el salón de clases. Para alcanzar este objetivo, fue desarrollado un estudio cualitativo, con entrevistas con especialistas. El análisis de las entrevistas fue realizado por medio del análisis del contenido. Los hallazgos muestran que las principales dificultades de adopción del PBL tienen origen en factores desde la formación y experiencia previa de los estudiantes hasta las dificultades oriundas del trabajo extra demandado del docente para la planificación de las clases y preparación de materiales didácticos. Los beneficios relatados comprenden el desarrollo de habilidades para la realización del estudio, trabajo en equipo, asunción de responsabilidades en cuanto al propio aprendizaje, así como exposición al ambiente del mercado. El estudio concluyó que la adopción del PBL trae beneficios para los estudiantes y promueve un alineamiento entre la formación académica y las demandas del mercado.Diego de Queiroz Machado2019-08-14T12:46:55Z2019-08-14T12:46:55Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOARES, Sandro Vieira; BULAON, Christopher; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro; PICOLLI, Icaro Roberto Azevedo. Aprendizagem baseada em problemas para os cursos de ciências contábeis: desafios e oportunidades de sua adoção. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 17, n. 1, p. 65-97, jan/abr. 2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44729Soares, Sandro VieiraBulaon, ChristopherCasa Nova, Silvia Pereira de CastroPicolli, Icaro Roberto Azevedoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-14T12:46:55Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44729Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:02:48.786701Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas para os cursos de ciências contábeis: desafios e oportunidades de sua adoção
Problem-based learning for undergraduate in accounting: challenges and opportunities of its adoption
title Aprendizagem baseada em problemas para os cursos de ciências contábeis: desafios e oportunidades de sua adoção
spellingShingle Aprendizagem baseada em problemas para os cursos de ciências contábeis: desafios e oportunidades de sua adoção
Soares, Sandro Vieira
Educação contábil
Aprendizagem baseada em problemas
Ensino superior
Metodologias ativas
title_short Aprendizagem baseada em problemas para os cursos de ciências contábeis: desafios e oportunidades de sua adoção
title_full Aprendizagem baseada em problemas para os cursos de ciências contábeis: desafios e oportunidades de sua adoção
title_fullStr Aprendizagem baseada em problemas para os cursos de ciências contábeis: desafios e oportunidades de sua adoção
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em problemas para os cursos de ciências contábeis: desafios e oportunidades de sua adoção
title_sort Aprendizagem baseada em problemas para os cursos de ciências contábeis: desafios e oportunidades de sua adoção
author Soares, Sandro Vieira
author_facet Soares, Sandro Vieira
Bulaon, Christopher
Casa Nova, Silvia Pereira de Castro
Picolli, Icaro Roberto Azevedo
author_role author
author2 Bulaon, Christopher
Casa Nova, Silvia Pereira de Castro
Picolli, Icaro Roberto Azevedo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Sandro Vieira
Bulaon, Christopher
Casa Nova, Silvia Pereira de Castro
Picolli, Icaro Roberto Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação contábil
Aprendizagem baseada em problemas
Ensino superior
Metodologias ativas
topic Educação contábil
Aprendizagem baseada em problemas
Ensino superior
Metodologias ativas
description The goal of this study is to understand difficulties and advantages faced by accounting faculty staff who adopted PBL in the classroom. To attain this goal, we developed a qualitative research based on interviews with specialists. The findings showed the main difficulties arise from many factors since students’ educational background and previous experience up to extra time and effort demanded from teachers to plan the class and to prepare instructional materials. On the other hand, reported benefits include the development of research skills, teamwork, responsibility taking with respect to self-learning, and exposure to a simulated work environment. We concluded that the adoption of PBL brings benefits to students and promotes an alignment between academic education and professional market demands.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-14T12:46:55Z
2019-08-14T12:46:55Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Sandro Vieira; BULAON, Christopher; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro; PICOLLI, Icaro Roberto Azevedo. Aprendizagem baseada em problemas para os cursos de ciências contábeis: desafios e oportunidades de sua adoção. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 17, n. 1, p. 65-97, jan/abr. 2019.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44729
identifier_str_mv SOARES, Sandro Vieira; BULAON, Christopher; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro; PICOLLI, Icaro Roberto Azevedo. Aprendizagem baseada em problemas para os cursos de ciências contábeis: desafios e oportunidades de sua adoção. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 17, n. 1, p. 65-97, jan/abr. 2019.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Diego de Queiroz Machado
publisher.none.fl_str_mv Diego de Queiroz Machado
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029045269430272