A performance na cantoria nordestina e no slam
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9206 |
Resumo: | A presente dissertação intenciona investigar a performance na cantoria nordestina brasileira e no slam, gênero poético também popular, mas de surgimento mais recente, criado nos Estados Unidos na década de 1980 e de forte influência hoje na França. Algumas formas da literatura oral popular do Nordeste brasileiro têm características muito próximas àquelas do slam, entre as quais, ressalta-se a importância do corpo e de sua emanação, a voz, o que é determinante para a atração e fidelização dos espectadores, seja nos festivais de repente do Brasil, seja nos torneios de slam na França. Entre as linhas gerais que permitem a aproximação dos dois gêneros, podem-se ressaltar o jogo interativo com o público, que se mostra peça fundamental na produção poética; os aspectos relativos às formas do texto, como a métrica dos versos, as rimas e o ritmo; o teor ritualístico das duas formas; entre outros elementos de relevante discussão. O slam encontra também algumas diferenças em relação à cantoria, como o teor primordialmente urbano e a presença determinante da escrita. Esses fatores expõem peculiaridades interessantes nas duas práticas e compõem parte das preocupações com que se depara esta dissertação. Enquanto o slameur, aquele que produz o slam, costuma ter escolaridade, ser formado em um meio urbano e contar necessariamente com a escrita no momento da produção do slam, o tradicional cantador nordestino brasileiro não costuma precisar dela para a sua criação poética: esse poeta cria recitando, memoriza, reproduz, modifica dependendo da situação, improvisa repentes, joga com o público e com seu companheiro de cantoria, enfim, molda e articula sua composição no momento mesmo da criação ou da apresentação. A análise a ser desenvolvida parte da noção de performance utilizada por Paul Zumthor. Para tanto, propõe-se apresentar os dois gêneros paralelamente, levando em consideração os seus índices de oralidade e buscando analogias no que concerne ao aspecto circunstancial e coincidente com a presença do público, ao teor cênico dessas práticas, à métrica dos versos, às temáticas, ao público-alvo e às peculiaridades encontradas em ambos os contextos sociais. |
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A performance na cantoria nordestina e no slamLa performance dans la cantoria du nord-est brésilien et dans le slamSlamPerformanceCantadores populares - Brasil,NordesteMúsica popular - Brasil,NordesteDesempenho(Poesia)Desempenho(Arte)A presente dissertação intenciona investigar a performance na cantoria nordestina brasileira e no slam, gênero poético também popular, mas de surgimento mais recente, criado nos Estados Unidos na década de 1980 e de forte influência hoje na França. Algumas formas da literatura oral popular do Nordeste brasileiro têm características muito próximas àquelas do slam, entre as quais, ressalta-se a importância do corpo e de sua emanação, a voz, o que é determinante para a atração e fidelização dos espectadores, seja nos festivais de repente do Brasil, seja nos torneios de slam na França. Entre as linhas gerais que permitem a aproximação dos dois gêneros, podem-se ressaltar o jogo interativo com o público, que se mostra peça fundamental na produção poética; os aspectos relativos às formas do texto, como a métrica dos versos, as rimas e o ritmo; o teor ritualístico das duas formas; entre outros elementos de relevante discussão. O slam encontra também algumas diferenças em relação à cantoria, como o teor primordialmente urbano e a presença determinante da escrita. Esses fatores expõem peculiaridades interessantes nas duas práticas e compõem parte das preocupações com que se depara esta dissertação. Enquanto o slameur, aquele que produz o slam, costuma ter escolaridade, ser formado em um meio urbano e contar necessariamente com a escrita no momento da produção do slam, o tradicional cantador nordestino brasileiro não costuma precisar dela para a sua criação poética: esse poeta cria recitando, memoriza, reproduz, modifica dependendo da situação, improvisa repentes, joga com o público e com seu companheiro de cantoria, enfim, molda e articula sua composição no momento mesmo da criação ou da apresentação. A análise a ser desenvolvida parte da noção de performance utilizada por Paul Zumthor. Para tanto, propõe-se apresentar os dois gêneros paralelamente, levando em consideração os seus índices de oralidade e buscando analogias no que concerne ao aspecto circunstancial e coincidente com a presença do público, ao teor cênico dessas práticas, à métrica dos versos, às temáticas, ao público-alvo e às peculiaridades encontradas em ambos os contextos sociais.Cette dissertation a pour but de faire des recherches sur la performance dans la cantoria du Nordeste brésilien et sur le slam, genre poétique aussi populaire, mais d’apparition plus récente, créé aux États-Unis dans les années 1980 et de forte influence aujourd’hui en France. Certaines formes de la littérature orale populaire du Nordeste ont des caractéristiques très proches de celles du slam, dont on peut citer l’importance du corps et de son émanation, la voix, ce qui est déterminant pour l’attraction et fidélisation des spectateurs, soit aux festivals de repente du Brésil, soit aux tournois de slam de France. Entre les lignes générales qui permettent le rapprochement des deux genres, on peut observer le jeu interactif avec le public, qui se présente comme une pièce fondamentale dans la production poétique ; les aspects relatifs aux formes du texte, comme la métrique des vers, les rimes et le rythme ; le caractère ritualiste de ses formes ; entre autres éléments de significative discussion. Le slam présente aussi quelques différences par rapport à la cantoria, comme le caractère primordialement urbain et la présence déterminante de l’écriture. Ces facteurs exposent des particularités intéressantes aux deux pratiques et composent une partie des préoccupations que développe cette dissertation. Tandis que le slameur, en général, est scolarisé, formé dans un milieu urbain et compte nécessairement sur l’écriture au moment de sa production, le traditionnel cantador brésilien n’en a généralement pas besoin pour sa création poétique : ce poète crée en récitant, il mémorise, reproduit, modifie en fonction de la situation, improvise des repentes, joue avec le public et avec son rival de cantoria, enfin, il formule et articule sa composition au moment même de la création ou de la présentation. L’analyse développée dans ce travail part de la notion de performance traitée par Paul Zumthor. Pour cela, nous proposons de présenter les deux genres parallèlement, tout en considérant leurs indices d’oralité et en cherchant des analogies en ce qui concerne l’aspect circonstanciel de connivence avec le public, le caractère scénique de ces pratiques, la mesure des vers, les thématiques, le public-cible et les particuliarités trouvées dans les deux contextes sociauxwww.teses.ufc.brKunz, Martine SuzanneSouza, Tiago Barbosa2014-10-01T11:21:48Z2014-10-01T11:21:48Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Tiago Barbosa. 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A presente dissertação intenciona investigar a performance na cantoria nordestina brasileira e no slam, gênero poético também popular, mas de surgimento mais recente, criado nos Estados Unidos na década de 1980 e de forte influência hoje na França. Algumas formas da literatura oral popular do Nordeste brasileiro têm características muito próximas àquelas do slam, entre as quais, ressalta-se a importância do corpo e de sua emanação, a voz, o que é determinante para a atração e fidelização dos espectadores, seja nos festivais de repente do Brasil, seja nos torneios de slam na França. Entre as linhas gerais que permitem a aproximação dos dois gêneros, podem-se ressaltar o jogo interativo com o público, que se mostra peça fundamental na produção poética; os aspectos relativos às formas do texto, como a métrica dos versos, as rimas e o ritmo; o teor ritualístico das duas formas; entre outros elementos de relevante discussão. O slam encontra também algumas diferenças em relação à cantoria, como o teor primordialmente urbano e a presença determinante da escrita. Esses fatores expõem peculiaridades interessantes nas duas práticas e compõem parte das preocupações com que se depara esta dissertação. Enquanto o slameur, aquele que produz o slam, costuma ter escolaridade, ser formado em um meio urbano e contar necessariamente com a escrita no momento da produção do slam, o tradicional cantador nordestino brasileiro não costuma precisar dela para a sua criação poética: esse poeta cria recitando, memoriza, reproduz, modifica dependendo da situação, improvisa repentes, joga com o público e com seu companheiro de cantoria, enfim, molda e articula sua composição no momento mesmo da criação ou da apresentação. A análise a ser desenvolvida parte da noção de performance utilizada por Paul Zumthor. Para tanto, propõe-se apresentar os dois gêneros paralelamente, levando em consideração os seus índices de oralidade e buscando analogias no que concerne ao aspecto circunstancial e coincidente com a presença do público, ao teor cênico dessas práticas, à métrica dos versos, às temáticas, ao público-alvo e às peculiaridades encontradas em ambos os contextos sociais. |
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