Os paradigmas educacionais dominantes na agenda dos organismos internacionais: uma análise à luz da crítica marxista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabelo, Josefa Jackline
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Mendes Segundo, Maria das Dores, Barroso, Maria Cleide da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23030
Resumo: Este artigo visa analisar, em linhas gerais, as principais proposições presentes no Relatório da Comissão Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) decorrentes da Conferência de Jomtien (1990), reafirmadas, posteriormente, no Fórum Mundial de Educação de Dakar (2000), nas Metas de Desenvolvimento do Milênio (2000) e na Declaração de Brasília (MEC, 2004), desenvolvendo, em seguida, um balanço crítico sobre os seus desdobramentos no campo de formação docente. Para a análise dessa questão, toma-se como referencial teórico-metodológico a crítica marxista ao sistema sóciometabólico do capital, mediante uma síntese acerca do atual momento do capitalismo contemporâneo à luz das contribuições de István Mészáros. Constata-se que a educação básica é adotada como estratégia pelo capital, que procura, além de valorizar a capacidade tecnológica, estimular o aumento da competência, da eficácia e da produtividade da força de trabalho. Para tal, recomenda aos países periféricos o cumprimento de metas à educação restrita ao ensino básico, destacando, nesse processo, o papel do professor. Este acaba se constituindo num guardião dos interesses inerentes ao próprio artifício de reprodução ampliada do capital, nos termos proclamados pela ONU, Unesco e Banco Mundial, legítimos representantes da sociedade de mercado.
id UFC-7_7f92544b076b32f39e7ec59d3b823b6e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/23030
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Os paradigmas educacionais dominantes na agenda dos organismos internacionais: uma análise à luz da crítica marxistaLos paradifmas educacionales dominantes em la agenda de los organismos internacionales: una análise a la luz de la crítica marxistaCrítica marxistaFormação docenteEducação para todosEste artigo visa analisar, em linhas gerais, as principais proposições presentes no Relatório da Comissão Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) decorrentes da Conferência de Jomtien (1990), reafirmadas, posteriormente, no Fórum Mundial de Educação de Dakar (2000), nas Metas de Desenvolvimento do Milênio (2000) e na Declaração de Brasília (MEC, 2004), desenvolvendo, em seguida, um balanço crítico sobre os seus desdobramentos no campo de formação docente. Para a análise dessa questão, toma-se como referencial teórico-metodológico a crítica marxista ao sistema sóciometabólico do capital, mediante uma síntese acerca do atual momento do capitalismo contemporâneo à luz das contribuições de István Mészáros. Constata-se que a educação básica é adotada como estratégia pelo capital, que procura, além de valorizar a capacidade tecnológica, estimular o aumento da competência, da eficácia e da produtividade da força de trabalho. Para tal, recomenda aos países periféricos o cumprimento de metas à educação restrita ao ensino básico, destacando, nesse processo, o papel do professor. Este acaba se constituindo num guardião dos interesses inerentes ao próprio artifício de reprodução ampliada do capital, nos termos proclamados pela ONU, Unesco e Banco Mundial, legítimos representantes da sociedade de mercado.El artículo tiene como objetivo analizar, em líneas generales, las principales proposiciones presentes en el Relatório de la Comisión Internacional de la Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (Unesco), originadas de la Conferencia de Jomtien (1990), reafirmadas, despues, en el Foro Mundial de Educación de Dakar (2000), en las Metas de Desarrollo del Milenio (2000) y en la Declaración de Brasília (MEC, 2004), desarrollando, enseguida, um examen crítico respecto a sus desdoblamientos en la formación de profesores. Para el análisis de esa cuestión, se toma como referencia teóricometodológica la crítica marxista al sistema sóciometabólico del capital, mediante una síntesis acerca del actual momento del capitalismo contemporáneo, fundamentada en las contribuciones de István Mészáros. Se constata que la educación básica fue adoptada como estrategia por el capital, que busca valorar la capacidad tecnológica y estimular el aumento de la competencia, de la eficácia y de la capacidad humana de producir mercaderías. Para alcanzar esse intento, el capital recomienda a los países periféricos el cumplimiento de metas a la educación estricta a la enseñanza básica, subrayando, en ese proceso, la función del profesor. Este es una persona fundamental para convencer los otros indivíduos a aceptar el artifício del capital acerca de su reproducción ampliada, de acuerdo con los documentos de la ONU, del Banco Mundial y de la Unesco, auténticas instituiciones que representan el interés de la sociedad de mercado.Revista Eletrônica Arma da Crítica2017-06-02T23:04:21Z2017-06-02T23:04:21Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRABELO, Josefa Jackline; MENDES SEGUNDO, Maria das Dores; BARROSO, Maria Cleide da Silva. Os paradigmas educacionais dominantes na agenda dos organismos internacionais: uma análise à luz da crítica marxista. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 78-94, jan. 2009.1984-4735http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23030Rabelo, Josefa JacklineMendes Segundo, Maria das DoresBarroso, Maria Cleide da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:46:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/23030Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:29.780816Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os paradigmas educacionais dominantes na agenda dos organismos internacionais: uma análise à luz da crítica marxista
Los paradifmas educacionales dominantes em la agenda de los organismos internacionales: una análise a la luz de la crítica marxista
title Os paradigmas educacionais dominantes na agenda dos organismos internacionais: uma análise à luz da crítica marxista
spellingShingle Os paradigmas educacionais dominantes na agenda dos organismos internacionais: uma análise à luz da crítica marxista
Rabelo, Josefa Jackline
Crítica marxista
Formação docente
Educação para todos
title_short Os paradigmas educacionais dominantes na agenda dos organismos internacionais: uma análise à luz da crítica marxista
title_full Os paradigmas educacionais dominantes na agenda dos organismos internacionais: uma análise à luz da crítica marxista
title_fullStr Os paradigmas educacionais dominantes na agenda dos organismos internacionais: uma análise à luz da crítica marxista
title_full_unstemmed Os paradigmas educacionais dominantes na agenda dos organismos internacionais: uma análise à luz da crítica marxista
title_sort Os paradigmas educacionais dominantes na agenda dos organismos internacionais: uma análise à luz da crítica marxista
author Rabelo, Josefa Jackline
author_facet Rabelo, Josefa Jackline
Mendes Segundo, Maria das Dores
Barroso, Maria Cleide da Silva
author_role author
author2 Mendes Segundo, Maria das Dores
Barroso, Maria Cleide da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabelo, Josefa Jackline
Mendes Segundo, Maria das Dores
Barroso, Maria Cleide da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Crítica marxista
Formação docente
Educação para todos
topic Crítica marxista
Formação docente
Educação para todos
description Este artigo visa analisar, em linhas gerais, as principais proposições presentes no Relatório da Comissão Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) decorrentes da Conferência de Jomtien (1990), reafirmadas, posteriormente, no Fórum Mundial de Educação de Dakar (2000), nas Metas de Desenvolvimento do Milênio (2000) e na Declaração de Brasília (MEC, 2004), desenvolvendo, em seguida, um balanço crítico sobre os seus desdobramentos no campo de formação docente. Para a análise dessa questão, toma-se como referencial teórico-metodológico a crítica marxista ao sistema sóciometabólico do capital, mediante uma síntese acerca do atual momento do capitalismo contemporâneo à luz das contribuições de István Mészáros. Constata-se que a educação básica é adotada como estratégia pelo capital, que procura, além de valorizar a capacidade tecnológica, estimular o aumento da competência, da eficácia e da produtividade da força de trabalho. Para tal, recomenda aos países periféricos o cumprimento de metas à educação restrita ao ensino básico, destacando, nesse processo, o papel do professor. Este acaba se constituindo num guardião dos interesses inerentes ao próprio artifício de reprodução ampliada do capital, nos termos proclamados pela ONU, Unesco e Banco Mundial, legítimos representantes da sociedade de mercado.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2017-06-02T23:04:21Z
2017-06-02T23:04:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RABELO, Josefa Jackline; MENDES SEGUNDO, Maria das Dores; BARROSO, Maria Cleide da Silva. Os paradigmas educacionais dominantes na agenda dos organismos internacionais: uma análise à luz da crítica marxista. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 78-94, jan. 2009.
1984-4735
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23030
identifier_str_mv RABELO, Josefa Jackline; MENDES SEGUNDO, Maria das Dores; BARROSO, Maria Cleide da Silva. Os paradigmas educacionais dominantes na agenda dos organismos internacionais: uma análise à luz da crítica marxista. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 78-94, jan. 2009.
1984-4735
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Arma da Crítica
publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Arma da Crítica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028881340301312