Interculturalidade, liderança, estratégia e sucesso de pequenas empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19133
Resumo: O crescimento econômico está fortemente associado a atividades empresariais, o que nos leva a entender o empreendedorismo como um dos mais importantes fatores na saúde financeira de uma nação. As nações variam, contudo, no que tange a condições estruturais empresariais e ao papel e à forma de funcionamento dessas empresas em seu meio. Tal nos leva a questionar se preditores de sucesso empresarial variam em função dessas estruturas ou se existem fatores de sucesso que podem ser considerados universais, isto é, culturalmente independentes. Muitos estudos têm mostrado que o sucesso de diferentes tipos de negócios depende do país no qual se localizam; há, contudo, uma tendência à construção de modelos de sucesso empresarial que ficam confinados ou que são testados em uma só cultura. A maioria desses estudos é oriunda dos Estados Unidos da América ou de outros países ocidentais desenvolvidos, onde se assume implicitamente que os fatores de sucesso por eles definidos são de natureza universal. É conhecido que as condições econômicas e políticas, assim como condições culturais têm, indubitavelmente, um papel essencial para mostrar quais seriam os fatores que poderiam estar relacionados ao sucesso de um determinado negócio. Diferenças culturais estão relacionadas com preferências por estruturas organizacionais específicas, com a sua aceitação e com determinados estilos de liderança...
id UFC-7_7fa40b19f1e33a94737d9c3ebc64c3ef
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/19133
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Interculturalidade, liderança, estratégia e sucesso de pequenas empresasInserção culturalPesquisa empresarialO crescimento econômico está fortemente associado a atividades empresariais, o que nos leva a entender o empreendedorismo como um dos mais importantes fatores na saúde financeira de uma nação. As nações variam, contudo, no que tange a condições estruturais empresariais e ao papel e à forma de funcionamento dessas empresas em seu meio. Tal nos leva a questionar se preditores de sucesso empresarial variam em função dessas estruturas ou se existem fatores de sucesso que podem ser considerados universais, isto é, culturalmente independentes. Muitos estudos têm mostrado que o sucesso de diferentes tipos de negócios depende do país no qual se localizam; há, contudo, uma tendência à construção de modelos de sucesso empresarial que ficam confinados ou que são testados em uma só cultura. A maioria desses estudos é oriunda dos Estados Unidos da América ou de outros países ocidentais desenvolvidos, onde se assume implicitamente que os fatores de sucesso por eles definidos são de natureza universal. É conhecido que as condições econômicas e políticas, assim como condições culturais têm, indubitavelmente, um papel essencial para mostrar quais seriam os fatores que poderiam estar relacionados ao sucesso de um determinado negócio. Diferenças culturais estão relacionadas com preferências por estruturas organizacionais específicas, com a sua aceitação e com determinados estilos de liderança...Expressão Gráfica e Editora2016-08-18T11:49:19Z2016-08-18T11:49:19Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfTUPINAMBÁ, Antonio Caubi Ribeiro. Interculturalidade, liderança, estratégia e sucesso de pequenas empresas. In: SOUSA, Antônia Mascênia Rodrigues. (Org.). Tendências na Gestão Contemporânea. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2012. p. 72-93.978-85-420-0231-7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19133Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiroporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-09T19:50:01Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/19133Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:23.048372Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Interculturalidade, liderança, estratégia e sucesso de pequenas empresas
title Interculturalidade, liderança, estratégia e sucesso de pequenas empresas
spellingShingle Interculturalidade, liderança, estratégia e sucesso de pequenas empresas
Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro
Inserção cultural
Pesquisa empresarial
title_short Interculturalidade, liderança, estratégia e sucesso de pequenas empresas
title_full Interculturalidade, liderança, estratégia e sucesso de pequenas empresas
title_fullStr Interculturalidade, liderança, estratégia e sucesso de pequenas empresas
title_full_unstemmed Interculturalidade, liderança, estratégia e sucesso de pequenas empresas
title_sort Interculturalidade, liderança, estratégia e sucesso de pequenas empresas
author Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro
author_facet Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Inserção cultural
Pesquisa empresarial
topic Inserção cultural
Pesquisa empresarial
description O crescimento econômico está fortemente associado a atividades empresariais, o que nos leva a entender o empreendedorismo como um dos mais importantes fatores na saúde financeira de uma nação. As nações variam, contudo, no que tange a condições estruturais empresariais e ao papel e à forma de funcionamento dessas empresas em seu meio. Tal nos leva a questionar se preditores de sucesso empresarial variam em função dessas estruturas ou se existem fatores de sucesso que podem ser considerados universais, isto é, culturalmente independentes. Muitos estudos têm mostrado que o sucesso de diferentes tipos de negócios depende do país no qual se localizam; há, contudo, uma tendência à construção de modelos de sucesso empresarial que ficam confinados ou que são testados em uma só cultura. A maioria desses estudos é oriunda dos Estados Unidos da América ou de outros países ocidentais desenvolvidos, onde se assume implicitamente que os fatores de sucesso por eles definidos são de natureza universal. É conhecido que as condições econômicas e políticas, assim como condições culturais têm, indubitavelmente, um papel essencial para mostrar quais seriam os fatores que poderiam estar relacionados ao sucesso de um determinado negócio. Diferenças culturais estão relacionadas com preferências por estruturas organizacionais específicas, com a sua aceitação e com determinados estilos de liderança...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2016-08-18T11:49:19Z
2016-08-18T11:49:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TUPINAMBÁ, Antonio Caubi Ribeiro. Interculturalidade, liderança, estratégia e sucesso de pequenas empresas. In: SOUSA, Antônia Mascênia Rodrigues. (Org.). Tendências na Gestão Contemporânea. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2012. p. 72-93.
978-85-420-0231-7
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19133
identifier_str_mv TUPINAMBÁ, Antonio Caubi Ribeiro. Interculturalidade, liderança, estratégia e sucesso de pequenas empresas. In: SOUSA, Antônia Mascênia Rodrigues. (Org.). Tendências na Gestão Contemporânea. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2012. p. 72-93.
978-85-420-0231-7
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Expressão Gráfica e Editora
publisher.none.fl_str_mv Expressão Gráfica e Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028739710189568