Interculturalidade, liderança, estratégia e sucesso de pequenas empresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19133 |
Resumo: | O crescimento econômico está fortemente associado a atividades empresariais, o que nos leva a entender o empreendedorismo como um dos mais importantes fatores na saúde financeira de uma nação. As nações variam, contudo, no que tange a condições estruturais empresariais e ao papel e à forma de funcionamento dessas empresas em seu meio. Tal nos leva a questionar se preditores de sucesso empresarial variam em função dessas estruturas ou se existem fatores de sucesso que podem ser considerados universais, isto é, culturalmente independentes. Muitos estudos têm mostrado que o sucesso de diferentes tipos de negócios depende do país no qual se localizam; há, contudo, uma tendência à construção de modelos de sucesso empresarial que ficam confinados ou que são testados em uma só cultura. A maioria desses estudos é oriunda dos Estados Unidos da América ou de outros países ocidentais desenvolvidos, onde se assume implicitamente que os fatores de sucesso por eles definidos são de natureza universal. É conhecido que as condições econômicas e políticas, assim como condições culturais têm, indubitavelmente, um papel essencial para mostrar quais seriam os fatores que poderiam estar relacionados ao sucesso de um determinado negócio. Diferenças culturais estão relacionadas com preferências por estruturas organizacionais específicas, com a sua aceitação e com determinados estilos de liderança... |
id |
UFC-7_7fa40b19f1e33a94737d9c3ebc64c3ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/19133 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interculturalidade, liderança, estratégia e sucesso de pequenas empresasInserção culturalPesquisa empresarialO crescimento econômico está fortemente associado a atividades empresariais, o que nos leva a entender o empreendedorismo como um dos mais importantes fatores na saúde financeira de uma nação. As nações variam, contudo, no que tange a condições estruturais empresariais e ao papel e à forma de funcionamento dessas empresas em seu meio. Tal nos leva a questionar se preditores de sucesso empresarial variam em função dessas estruturas ou se existem fatores de sucesso que podem ser considerados universais, isto é, culturalmente independentes. Muitos estudos têm mostrado que o sucesso de diferentes tipos de negócios depende do país no qual se localizam; há, contudo, uma tendência à construção de modelos de sucesso empresarial que ficam confinados ou que são testados em uma só cultura. A maioria desses estudos é oriunda dos Estados Unidos da América ou de outros países ocidentais desenvolvidos, onde se assume implicitamente que os fatores de sucesso por eles definidos são de natureza universal. É conhecido que as condições econômicas e políticas, assim como condições culturais têm, indubitavelmente, um papel essencial para mostrar quais seriam os fatores que poderiam estar relacionados ao sucesso de um determinado negócio. Diferenças culturais estão relacionadas com preferências por estruturas organizacionais específicas, com a sua aceitação e com determinados estilos de liderança...Expressão Gráfica e Editora2016-08-18T11:49:19Z2016-08-18T11:49:19Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfTUPINAMBÁ, Antonio Caubi Ribeiro. Interculturalidade, liderança, estratégia e sucesso de pequenas empresas. In: SOUSA, Antônia Mascênia Rodrigues. (Org.). Tendências na Gestão Contemporânea. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2012. p. 72-93.978-85-420-0231-7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19133Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiroporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-09T19:50:01Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/19133Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:23.048372Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interculturalidade, liderança, estratégia e sucesso de pequenas empresas |
title |
Interculturalidade, liderança, estratégia e sucesso de pequenas empresas |
spellingShingle |
Interculturalidade, liderança, estratégia e sucesso de pequenas empresas Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro Inserção cultural Pesquisa empresarial |
title_short |
Interculturalidade, liderança, estratégia e sucesso de pequenas empresas |
title_full |
Interculturalidade, liderança, estratégia e sucesso de pequenas empresas |
title_fullStr |
Interculturalidade, liderança, estratégia e sucesso de pequenas empresas |
title_full_unstemmed |
Interculturalidade, liderança, estratégia e sucesso de pequenas empresas |
title_sort |
Interculturalidade, liderança, estratégia e sucesso de pequenas empresas |
author |
Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro |
author_facet |
Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inserção cultural Pesquisa empresarial |
topic |
Inserção cultural Pesquisa empresarial |
description |
O crescimento econômico está fortemente associado a atividades empresariais, o que nos leva a entender o empreendedorismo como um dos mais importantes fatores na saúde financeira de uma nação. As nações variam, contudo, no que tange a condições estruturais empresariais e ao papel e à forma de funcionamento dessas empresas em seu meio. Tal nos leva a questionar se preditores de sucesso empresarial variam em função dessas estruturas ou se existem fatores de sucesso que podem ser considerados universais, isto é, culturalmente independentes. Muitos estudos têm mostrado que o sucesso de diferentes tipos de negócios depende do país no qual se localizam; há, contudo, uma tendência à construção de modelos de sucesso empresarial que ficam confinados ou que são testados em uma só cultura. A maioria desses estudos é oriunda dos Estados Unidos da América ou de outros países ocidentais desenvolvidos, onde se assume implicitamente que os fatores de sucesso por eles definidos são de natureza universal. É conhecido que as condições econômicas e políticas, assim como condições culturais têm, indubitavelmente, um papel essencial para mostrar quais seriam os fatores que poderiam estar relacionados ao sucesso de um determinado negócio. Diferenças culturais estão relacionadas com preferências por estruturas organizacionais específicas, com a sua aceitação e com determinados estilos de liderança... |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2016-08-18T11:49:19Z 2016-08-18T11:49:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TUPINAMBÁ, Antonio Caubi Ribeiro. Interculturalidade, liderança, estratégia e sucesso de pequenas empresas. In: SOUSA, Antônia Mascênia Rodrigues. (Org.). Tendências na Gestão Contemporânea. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2012. p. 72-93. 978-85-420-0231-7 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19133 |
identifier_str_mv |
TUPINAMBÁ, Antonio Caubi Ribeiro. Interculturalidade, liderança, estratégia e sucesso de pequenas empresas. In: SOUSA, Antônia Mascênia Rodrigues. (Org.). Tendências na Gestão Contemporânea. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2012. p. 72-93. 978-85-420-0231-7 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Expressão Gráfica e Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Expressão Gráfica e Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028739710189568 |