A vibrante pós-vocálica no falar fortalezense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Maria Silvana Militão de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19662
Resumo: A presente comunicação objetiva descrever e analisar a realização ou não realização fonética da vibrante pós-vocálica nos contextos medial e final de palavra, na fala fortalezense. Utiliza as bases teórico-metodológicas da fonética e da fonologia, com abordagem da Dialetologia e da Sociolinguística, uma vez que foi feito além do estudo dos aspectos sonoros, o estudo das variações diatópicas (regionais) e diastráticas (sociais). Justifica-se por destacar o aspecto fônico, pois é nesse nível que as diferenças, tanto regionais quanto sociais, tornam-se mais evidentes e, onde, geralmente, as mudanças se iniciam. E, por destacar o papel da pesquisas empíricas que têm por finalidade a descrição da língua portuguesa em variantes, contribuindo, assim, para o maior conhecimento linguístico e cultural. Os resultados evidenciam algumas tendências na fala fortalezense que a aproximam de outros falares do Brasil.
id UFC-7_7fc18413e2d4c42fec9434fc76c92e74
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/19662
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A vibrante pós-vocálica no falar fortalezenseAspectos fonéticosDialetologiaVariação diatópica/diastráticaA presente comunicação objetiva descrever e analisar a realização ou não realização fonética da vibrante pós-vocálica nos contextos medial e final de palavra, na fala fortalezense. Utiliza as bases teórico-metodológicas da fonética e da fonologia, com abordagem da Dialetologia e da Sociolinguística, uma vez que foi feito além do estudo dos aspectos sonoros, o estudo das variações diatópicas (regionais) e diastráticas (sociais). Justifica-se por destacar o aspecto fônico, pois é nesse nível que as diferenças, tanto regionais quanto sociais, tornam-se mais evidentes e, onde, geralmente, as mudanças se iniciam. E, por destacar o papel da pesquisas empíricas que têm por finalidade a descrição da língua portuguesa em variantes, contribuindo, assim, para o maior conhecimento linguístico e cultural. Os resultados evidenciam algumas tendências na fala fortalezense que a aproximam de outros falares do Brasil.Congreso Internacional de la ALFAL2016-09-21T22:24:57Z2016-09-21T22:24:57Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALENCAR, Maria Silvana Militão de. A vibrante pós-vocálica no falar fortalezense. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ALFAL, 16., 2011, Alcalá de Henares. Anais... Alcalá de Henares: UAH - Universidad de Alcalá, 2011, p. 4221-4228.978-84-8138-771-1http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19662Alencar, Maria Silvana Militão deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-16T20:41:00Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/19662Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:24:17.291885Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A vibrante pós-vocálica no falar fortalezense
title A vibrante pós-vocálica no falar fortalezense
spellingShingle A vibrante pós-vocálica no falar fortalezense
Alencar, Maria Silvana Militão de
Aspectos fonéticos
Dialetologia
Variação diatópica/diastrática
title_short A vibrante pós-vocálica no falar fortalezense
title_full A vibrante pós-vocálica no falar fortalezense
title_fullStr A vibrante pós-vocálica no falar fortalezense
title_full_unstemmed A vibrante pós-vocálica no falar fortalezense
title_sort A vibrante pós-vocálica no falar fortalezense
author Alencar, Maria Silvana Militão de
author_facet Alencar, Maria Silvana Militão de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Maria Silvana Militão de
dc.subject.por.fl_str_mv Aspectos fonéticos
Dialetologia
Variação diatópica/diastrática
topic Aspectos fonéticos
Dialetologia
Variação diatópica/diastrática
description A presente comunicação objetiva descrever e analisar a realização ou não realização fonética da vibrante pós-vocálica nos contextos medial e final de palavra, na fala fortalezense. Utiliza as bases teórico-metodológicas da fonética e da fonologia, com abordagem da Dialetologia e da Sociolinguística, uma vez que foi feito além do estudo dos aspectos sonoros, o estudo das variações diatópicas (regionais) e diastráticas (sociais). Justifica-se por destacar o aspecto fônico, pois é nesse nível que as diferenças, tanto regionais quanto sociais, tornam-se mais evidentes e, onde, geralmente, as mudanças se iniciam. E, por destacar o papel da pesquisas empíricas que têm por finalidade a descrição da língua portuguesa em variantes, contribuindo, assim, para o maior conhecimento linguístico e cultural. Os resultados evidenciam algumas tendências na fala fortalezense que a aproximam de outros falares do Brasil.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-09-21T22:24:57Z
2016-09-21T22:24:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALENCAR, Maria Silvana Militão de. A vibrante pós-vocálica no falar fortalezense. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ALFAL, 16., 2011, Alcalá de Henares. Anais... Alcalá de Henares: UAH - Universidad de Alcalá, 2011, p. 4221-4228.
978-84-8138-771-1
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19662
identifier_str_mv ALENCAR, Maria Silvana Militão de. A vibrante pós-vocálica no falar fortalezense. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ALFAL, 16., 2011, Alcalá de Henares. Anais... Alcalá de Henares: UAH - Universidad de Alcalá, 2011, p. 4221-4228.
978-84-8138-771-1
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Congreso Internacional de la ALFAL
publisher.none.fl_str_mv Congreso Internacional de la ALFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028789603532800