Uso de rede sociais na comunicação institucional da PROGRAD/UFC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45299 |
Resumo: | Com a expansão do acesso à internet e sua popularização, sobretudo nos segmentos mais jovens da população, as instituições de ensino estão fazendo uma utilização mais intensa das redes sociais como canal de comunicação com seu público. Na Prograd, esse tipo de comunicação é feito com o intuito de divulgar notícias, eventos, editais e campanhas de interesse da comunidade estudantil. Serve ainda para receber dúvidas, críticas e sugestões da comunidade acadêmica. Este trabalho se propõe a analisar o uso das redes sociais pela Divisão de Comunicação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (Prograd/UFC). O objetivo principal é verificar os impactos dessa abordagem específica no processo de comunicação com os diferentes segmentos de seu público – alunos, professores, pré-universitários, familiares e sociedade em geral – e como o seu acompanhamento pode contribuir em ações e decisões da gestão da pró-reitoria. Para tanto nos concentraremos sobre o Facebook no semestre 2016.1. A partir das métricas fornecidas pela própria rede social, faremos um levantamento dos conteúdos e formatos publicados na fanpage da Prograd/UFC que mais favorecem a interação e o engajamento do público. Analisaremos a composição das postagens, a partir dos textos, produções gráficas, vídeos e links, etc, bem como sua repercussão, através de curtidas, comentários e compartilhamentos e em que medida essa interação influenciou a gestão da comunicação e, de maneira mais abrangente, das ações institucionais relativas à Prograd. Desta maneira, podemos verificar que se trata de um meio de contato direto com a Prograd, mediado por uma equipe de comunicação, em que as informações são trocadas de forma simples e prática, com linguagem apropriada. Ao fornecer, com facilidade de acesso, material relevante e respostas rápidas a dúvidas e críticas, o uso das redes sociais contribui para que os públicos estejam informados e ambientados ao universo acadêmico da graduação. |
id |
UFC-7_7fd262526d87805b6a6217300606cffa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/45299 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de rede sociais na comunicação institucional da PROGRAD/UFCComunicaçãoRedes sociaisDifusão de informaçõesCom a expansão do acesso à internet e sua popularização, sobretudo nos segmentos mais jovens da população, as instituições de ensino estão fazendo uma utilização mais intensa das redes sociais como canal de comunicação com seu público. Na Prograd, esse tipo de comunicação é feito com o intuito de divulgar notícias, eventos, editais e campanhas de interesse da comunidade estudantil. Serve ainda para receber dúvidas, críticas e sugestões da comunidade acadêmica. Este trabalho se propõe a analisar o uso das redes sociais pela Divisão de Comunicação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (Prograd/UFC). O objetivo principal é verificar os impactos dessa abordagem específica no processo de comunicação com os diferentes segmentos de seu público – alunos, professores, pré-universitários, familiares e sociedade em geral – e como o seu acompanhamento pode contribuir em ações e decisões da gestão da pró-reitoria. Para tanto nos concentraremos sobre o Facebook no semestre 2016.1. A partir das métricas fornecidas pela própria rede social, faremos um levantamento dos conteúdos e formatos publicados na fanpage da Prograd/UFC que mais favorecem a interação e o engajamento do público. Analisaremos a composição das postagens, a partir dos textos, produções gráficas, vídeos e links, etc, bem como sua repercussão, através de curtidas, comentários e compartilhamentos e em que medida essa interação influenciou a gestão da comunicação e, de maneira mais abrangente, das ações institucionais relativas à Prograd. Desta maneira, podemos verificar que se trata de um meio de contato direto com a Prograd, mediado por uma equipe de comunicação, em que as informações são trocadas de forma simples e prática, com linguagem apropriada. Ao fornecer, com facilidade de acesso, material relevante e respostas rápidas a dúvidas e críticas, o uso das redes sociais contribui para que os públicos estejam informados e ambientados ao universo acadêmico da graduação.Universidade Federal do Ceará2019-08-29T12:39:02Z2019-08-29T12:39:02Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOUSA, Sabrina Teixeira et al. Uso de rede sociais na comunicação institucional da PROGRAD/UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45299Sousa, Sabrina Teixeira deRibeiro, Raiane CunhaSoares, Lucas PaulinoLucas, Monica Cristina de Lucenainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:43:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45299Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:16.084942Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de rede sociais na comunicação institucional da PROGRAD/UFC |
title |
Uso de rede sociais na comunicação institucional da PROGRAD/UFC |
spellingShingle |
Uso de rede sociais na comunicação institucional da PROGRAD/UFC Sousa, Sabrina Teixeira de Comunicação Redes sociais Difusão de informações |
title_short |
Uso de rede sociais na comunicação institucional da PROGRAD/UFC |
title_full |
Uso de rede sociais na comunicação institucional da PROGRAD/UFC |
title_fullStr |
Uso de rede sociais na comunicação institucional da PROGRAD/UFC |
title_full_unstemmed |
Uso de rede sociais na comunicação institucional da PROGRAD/UFC |
title_sort |
Uso de rede sociais na comunicação institucional da PROGRAD/UFC |
author |
Sousa, Sabrina Teixeira de |
author_facet |
Sousa, Sabrina Teixeira de Ribeiro, Raiane Cunha Soares, Lucas Paulino Lucas, Monica Cristina de Lucena |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Raiane Cunha Soares, Lucas Paulino Lucas, Monica Cristina de Lucena |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Sabrina Teixeira de Ribeiro, Raiane Cunha Soares, Lucas Paulino Lucas, Monica Cristina de Lucena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Redes sociais Difusão de informações |
topic |
Comunicação Redes sociais Difusão de informações |
description |
Com a expansão do acesso à internet e sua popularização, sobretudo nos segmentos mais jovens da população, as instituições de ensino estão fazendo uma utilização mais intensa das redes sociais como canal de comunicação com seu público. Na Prograd, esse tipo de comunicação é feito com o intuito de divulgar notícias, eventos, editais e campanhas de interesse da comunidade estudantil. Serve ainda para receber dúvidas, críticas e sugestões da comunidade acadêmica. Este trabalho se propõe a analisar o uso das redes sociais pela Divisão de Comunicação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (Prograd/UFC). O objetivo principal é verificar os impactos dessa abordagem específica no processo de comunicação com os diferentes segmentos de seu público – alunos, professores, pré-universitários, familiares e sociedade em geral – e como o seu acompanhamento pode contribuir em ações e decisões da gestão da pró-reitoria. Para tanto nos concentraremos sobre o Facebook no semestre 2016.1. A partir das métricas fornecidas pela própria rede social, faremos um levantamento dos conteúdos e formatos publicados na fanpage da Prograd/UFC que mais favorecem a interação e o engajamento do público. Analisaremos a composição das postagens, a partir dos textos, produções gráficas, vídeos e links, etc, bem como sua repercussão, através de curtidas, comentários e compartilhamentos e em que medida essa interação influenciou a gestão da comunicação e, de maneira mais abrangente, das ações institucionais relativas à Prograd. Desta maneira, podemos verificar que se trata de um meio de contato direto com a Prograd, mediado por uma equipe de comunicação, em que as informações são trocadas de forma simples e prática, com linguagem apropriada. Ao fornecer, com facilidade de acesso, material relevante e respostas rápidas a dúvidas e críticas, o uso das redes sociais contribui para que os públicos estejam informados e ambientados ao universo acadêmico da graduação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-08-29T12:39:02Z 2019-08-29T12:39:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUSA, Sabrina Teixeira et al. Uso de rede sociais na comunicação institucional da PROGRAD/UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45299 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Sabrina Teixeira et al. Uso de rede sociais na comunicação institucional da PROGRAD/UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028746515447808 |