Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho Tabosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Vanessa Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Andrade Neto, Manoel
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45016
Resumo: Num contexto no qual a disciplina de biologia não é dada a devida atenção, tanto pelo estado (falta de professores especializados na área) quanto pelos estudantes, foi pensado em um projeto de monitoria durante as aulas de biologia. Esse projeto tem como objetivos melhorar o desempenho dos estudantes nessa disciplina, fazer com que eles tenham participação mais ativa durantes as aulas (especialmente no momento de tirar as dúvidas sobre o assunto explanado), melhorar a compreensão dos alunos sobre matéria, e fazer com que eles desenvolvam uma afinidade pela disciplina de biologia. A metodologia utilizada é aprendizagem cooperativa, que trabalha com divisão de funções, interdependência positiva, interação social, responsabilidade individual, processamento de grupo e habilidades sociais. Essa metodologia busca além da maximização do aprendizado dos estudantes, a formação de cidadãos mais solidários, cooperativos e críticos acerca da realidade que os rodeiam. Partindo disso os resultados alcançados foram notáveis dentre eles estão, o alcance de melhores notas nas avaliações individuais ao final da aula, houve melhora no comportamento das turmas como um todo (quando o projeto teve início algumas turmas eram dispersas e barulhentas, ao longo do projeto isso mudou) além disso os estudantes começaram a participar de maneira mais ativa das aulas. Pode-se concluir que o projeto alcançou seus objetivos de maneira efetiva e contribuiu para uma educação pública de maior qualidade. Um aditivo, a utilização do processamento de grupo contribui para melhor desempenho dos grupos estudantis, pois esse elemento exercita a capacidade criticar a ideia sem ofender a pessoa, além de dar a oportunidade para os estudantes melhorarem seu comportamento e participação nos seus próximos estudos em grupo.
id UFC-7_7fe0660a42c12458d78a3f3d17148d82
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/45016
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho TabosaBiologiaFacilitadoraAprendizagem cooperativaNum contexto no qual a disciplina de biologia não é dada a devida atenção, tanto pelo estado (falta de professores especializados na área) quanto pelos estudantes, foi pensado em um projeto de monitoria durante as aulas de biologia. Esse projeto tem como objetivos melhorar o desempenho dos estudantes nessa disciplina, fazer com que eles tenham participação mais ativa durantes as aulas (especialmente no momento de tirar as dúvidas sobre o assunto explanado), melhorar a compreensão dos alunos sobre matéria, e fazer com que eles desenvolvam uma afinidade pela disciplina de biologia. A metodologia utilizada é aprendizagem cooperativa, que trabalha com divisão de funções, interdependência positiva, interação social, responsabilidade individual, processamento de grupo e habilidades sociais. Essa metodologia busca além da maximização do aprendizado dos estudantes, a formação de cidadãos mais solidários, cooperativos e críticos acerca da realidade que os rodeiam. Partindo disso os resultados alcançados foram notáveis dentre eles estão, o alcance de melhores notas nas avaliações individuais ao final da aula, houve melhora no comportamento das turmas como um todo (quando o projeto teve início algumas turmas eram dispersas e barulhentas, ao longo do projeto isso mudou) além disso os estudantes começaram a participar de maneira mais ativa das aulas. Pode-se concluir que o projeto alcançou seus objetivos de maneira efetiva e contribuiu para uma educação pública de maior qualidade. Um aditivo, a utilização do processamento de grupo contribui para melhor desempenho dos grupos estudantis, pois esse elemento exercita a capacidade criticar a ideia sem ofender a pessoa, além de dar a oportunidade para os estudantes melhorarem seu comportamento e participação nos seus próximos estudos em grupo.2019-08-22T12:17:46Z2019-08-22T12:17:46Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALVES, Maria Vanessa Silva; ANDRADE NETO, Manoel. Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho Tabosa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45016Alves, Maria Vanessa SilvaAndrade Neto, Manoelinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:39:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45016Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:51:24.648881Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho Tabosa
title Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho Tabosa
spellingShingle Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho Tabosa
Alves, Maria Vanessa Silva
Biologia
Facilitadora
Aprendizagem cooperativa
title_short Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho Tabosa
title_full Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho Tabosa
title_fullStr Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho Tabosa
title_full_unstemmed Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho Tabosa
title_sort Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho Tabosa
author Alves, Maria Vanessa Silva
author_facet Alves, Maria Vanessa Silva
Andrade Neto, Manoel
author_role author
author2 Andrade Neto, Manoel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria Vanessa Silva
Andrade Neto, Manoel
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Facilitadora
Aprendizagem cooperativa
topic Biologia
Facilitadora
Aprendizagem cooperativa
description Num contexto no qual a disciplina de biologia não é dada a devida atenção, tanto pelo estado (falta de professores especializados na área) quanto pelos estudantes, foi pensado em um projeto de monitoria durante as aulas de biologia. Esse projeto tem como objetivos melhorar o desempenho dos estudantes nessa disciplina, fazer com que eles tenham participação mais ativa durantes as aulas (especialmente no momento de tirar as dúvidas sobre o assunto explanado), melhorar a compreensão dos alunos sobre matéria, e fazer com que eles desenvolvam uma afinidade pela disciplina de biologia. A metodologia utilizada é aprendizagem cooperativa, que trabalha com divisão de funções, interdependência positiva, interação social, responsabilidade individual, processamento de grupo e habilidades sociais. Essa metodologia busca além da maximização do aprendizado dos estudantes, a formação de cidadãos mais solidários, cooperativos e críticos acerca da realidade que os rodeiam. Partindo disso os resultados alcançados foram notáveis dentre eles estão, o alcance de melhores notas nas avaliações individuais ao final da aula, houve melhora no comportamento das turmas como um todo (quando o projeto teve início algumas turmas eram dispersas e barulhentas, ao longo do projeto isso mudou) além disso os estudantes começaram a participar de maneira mais ativa das aulas. Pode-se concluir que o projeto alcançou seus objetivos de maneira efetiva e contribuiu para uma educação pública de maior qualidade. Um aditivo, a utilização do processamento de grupo contribui para melhor desempenho dos grupos estudantis, pois esse elemento exercita a capacidade criticar a ideia sem ofender a pessoa, além de dar a oportunidade para os estudantes melhorarem seu comportamento e participação nos seus próximos estudos em grupo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-22T12:17:46Z
2019-08-22T12:17:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Maria Vanessa Silva; ANDRADE NETO, Manoel. Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho Tabosa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45016
identifier_str_mv ALVES, Maria Vanessa Silva; ANDRADE NETO, Manoel. Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho Tabosa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028972610453504