Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho Tabosa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45016 |
Resumo: | Num contexto no qual a disciplina de biologia não é dada a devida atenção, tanto pelo estado (falta de professores especializados na área) quanto pelos estudantes, foi pensado em um projeto de monitoria durante as aulas de biologia. Esse projeto tem como objetivos melhorar o desempenho dos estudantes nessa disciplina, fazer com que eles tenham participação mais ativa durantes as aulas (especialmente no momento de tirar as dúvidas sobre o assunto explanado), melhorar a compreensão dos alunos sobre matéria, e fazer com que eles desenvolvam uma afinidade pela disciplina de biologia. A metodologia utilizada é aprendizagem cooperativa, que trabalha com divisão de funções, interdependência positiva, interação social, responsabilidade individual, processamento de grupo e habilidades sociais. Essa metodologia busca além da maximização do aprendizado dos estudantes, a formação de cidadãos mais solidários, cooperativos e críticos acerca da realidade que os rodeiam. Partindo disso os resultados alcançados foram notáveis dentre eles estão, o alcance de melhores notas nas avaliações individuais ao final da aula, houve melhora no comportamento das turmas como um todo (quando o projeto teve início algumas turmas eram dispersas e barulhentas, ao longo do projeto isso mudou) além disso os estudantes começaram a participar de maneira mais ativa das aulas. Pode-se concluir que o projeto alcançou seus objetivos de maneira efetiva e contribuiu para uma educação pública de maior qualidade. Um aditivo, a utilização do processamento de grupo contribui para melhor desempenho dos grupos estudantis, pois esse elemento exercita a capacidade criticar a ideia sem ofender a pessoa, além de dar a oportunidade para os estudantes melhorarem seu comportamento e participação nos seus próximos estudos em grupo. |
id |
UFC-7_7fe0660a42c12458d78a3f3d17148d82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/45016 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho TabosaBiologiaFacilitadoraAprendizagem cooperativaNum contexto no qual a disciplina de biologia não é dada a devida atenção, tanto pelo estado (falta de professores especializados na área) quanto pelos estudantes, foi pensado em um projeto de monitoria durante as aulas de biologia. Esse projeto tem como objetivos melhorar o desempenho dos estudantes nessa disciplina, fazer com que eles tenham participação mais ativa durantes as aulas (especialmente no momento de tirar as dúvidas sobre o assunto explanado), melhorar a compreensão dos alunos sobre matéria, e fazer com que eles desenvolvam uma afinidade pela disciplina de biologia. A metodologia utilizada é aprendizagem cooperativa, que trabalha com divisão de funções, interdependência positiva, interação social, responsabilidade individual, processamento de grupo e habilidades sociais. Essa metodologia busca além da maximização do aprendizado dos estudantes, a formação de cidadãos mais solidários, cooperativos e críticos acerca da realidade que os rodeiam. Partindo disso os resultados alcançados foram notáveis dentre eles estão, o alcance de melhores notas nas avaliações individuais ao final da aula, houve melhora no comportamento das turmas como um todo (quando o projeto teve início algumas turmas eram dispersas e barulhentas, ao longo do projeto isso mudou) além disso os estudantes começaram a participar de maneira mais ativa das aulas. Pode-se concluir que o projeto alcançou seus objetivos de maneira efetiva e contribuiu para uma educação pública de maior qualidade. Um aditivo, a utilização do processamento de grupo contribui para melhor desempenho dos grupos estudantis, pois esse elemento exercita a capacidade criticar a ideia sem ofender a pessoa, além de dar a oportunidade para os estudantes melhorarem seu comportamento e participação nos seus próximos estudos em grupo.2019-08-22T12:17:46Z2019-08-22T12:17:46Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALVES, Maria Vanessa Silva; ANDRADE NETO, Manoel. Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho Tabosa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45016Alves, Maria Vanessa SilvaAndrade Neto, Manoelinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:39:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45016Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:51:24.648881Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho Tabosa |
title |
Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho Tabosa |
spellingShingle |
Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho Tabosa Alves, Maria Vanessa Silva Biologia Facilitadora Aprendizagem cooperativa |
title_short |
Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho Tabosa |
title_full |
Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho Tabosa |
title_fullStr |
Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho Tabosa |
title_full_unstemmed |
Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho Tabosa |
title_sort |
Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho Tabosa |
author |
Alves, Maria Vanessa Silva |
author_facet |
Alves, Maria Vanessa Silva Andrade Neto, Manoel |
author_role |
author |
author2 |
Andrade Neto, Manoel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Maria Vanessa Silva Andrade Neto, Manoel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia Facilitadora Aprendizagem cooperativa |
topic |
Biologia Facilitadora Aprendizagem cooperativa |
description |
Num contexto no qual a disciplina de biologia não é dada a devida atenção, tanto pelo estado (falta de professores especializados na área) quanto pelos estudantes, foi pensado em um projeto de monitoria durante as aulas de biologia. Esse projeto tem como objetivos melhorar o desempenho dos estudantes nessa disciplina, fazer com que eles tenham participação mais ativa durantes as aulas (especialmente no momento de tirar as dúvidas sobre o assunto explanado), melhorar a compreensão dos alunos sobre matéria, e fazer com que eles desenvolvam uma afinidade pela disciplina de biologia. A metodologia utilizada é aprendizagem cooperativa, que trabalha com divisão de funções, interdependência positiva, interação social, responsabilidade individual, processamento de grupo e habilidades sociais. Essa metodologia busca além da maximização do aprendizado dos estudantes, a formação de cidadãos mais solidários, cooperativos e críticos acerca da realidade que os rodeiam. Partindo disso os resultados alcançados foram notáveis dentre eles estão, o alcance de melhores notas nas avaliações individuais ao final da aula, houve melhora no comportamento das turmas como um todo (quando o projeto teve início algumas turmas eram dispersas e barulhentas, ao longo do projeto isso mudou) além disso os estudantes começaram a participar de maneira mais ativa das aulas. Pode-se concluir que o projeto alcançou seus objetivos de maneira efetiva e contribuiu para uma educação pública de maior qualidade. Um aditivo, a utilização do processamento de grupo contribui para melhor desempenho dos grupos estudantis, pois esse elemento exercita a capacidade criticar a ideia sem ofender a pessoa, além de dar a oportunidade para os estudantes melhorarem seu comportamento e participação nos seus próximos estudos em grupo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-08-22T12:17:46Z 2019-08-22T12:17:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, Maria Vanessa Silva; ANDRADE NETO, Manoel. Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho Tabosa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45016 |
identifier_str_mv |
ALVES, Maria Vanessa Silva; ANDRADE NETO, Manoel. Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho Tabosa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028972610453504 |