Paisagens sonoras na formação de um patrimônio imaterial evangélico na região metropolitana de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luiz Raphael Teixeira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21516
Resumo: SILVA, Luiz Raphael Teixeira da. Paisagens sonoras na formação de um patrimônio imaterial evangélico na região metropolitana de Fortaleza. 2016. 229 f. Tese (Doutorado em Geografia)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
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The scientific analysis is done through a cultural approach, where the interest is to analyze the Brazilian evangelical religious culture, considering it as an important conceptual analysis field, relevant and theoretically grounded. To be able to use this approach it was necessary to resort some authors, such as Augustin Berque (2004), Cosgrove (2004), Jean-Marc Besse (2006), Anne Cauquelin (2007), among others. These scholars have a strong influence in the Brazilian geographical thinking and became a reference in the perspective of humanistic thinking by emphasizing, in many of their texts, dimensions and values of human culture in inter-subjective understanding of the geographical landscape. The use of the term "soundscape" results from the concept of translation systematized by the canadian musician Murray Schafer (2001): "soundscape" that in this study-reworks the condition of reference concept. The author indicates three main elements in the soundscape and they became the pillars of this research: the fundamental sounds, signals and sound marks. This form of analysis contributes to the understanding of this study, due to the soundscape that forms in Fortaleza metropolitan region beyond the limits of propagation of sound and into social ties, institutional and emotional assets or liabilities subject of the process. Being this landscape analyzed beyond the physical structure, in its social mobility capabilities for the design of a patrimony. To better understand the dimensions involving patrimonialization and make critical analyzes of elitism heritage, this research uses Oliveira (2013). The paths and methodological tools used in the research process are guided by the appreciation of the intentions and actions of the individuals involved subjectively and objectively with our object of study, to do that this research followed qualitative parameters, anchoring in an intersubjective construction of subject researcher and religious subject. Data were collected from methodological practices consistent with each step of the research process or constituted by the result of the interactions of the participants comments. The collected information was covered by an interpretation depending on the relevance of the ideas and not the measurements. Finally, relevant and auspicious final remarks reflect on the elitist political character that limits and paralyzes the cultural practices of the subjects within pre-formatted templates to control social groups and try to restrict human creativity on behalf of a notorious urban and social planning, a poor public budget and conservation that narrowly meets the collective and individual interests of contemporary society.A presente pesquisa investiga os desafios e conflitos referentes à reivindicação de reconhecimento público das práticas rituais evangélicas pelo estado laico, com a finalidade de registrar os caminhos para a formação de um patrimônio imaterial evangélico na Região Metropolitana de Fortaleza a partir da paisagem sonora produzida por este movimento religioso. A análise científica é feita através de uma abordagem cultural, onde o interesse é analisar a cultura religiosa evangélica brasileira, considerando-a como um campo de análise conceitual relevante, pertinente e teoricamente fundamentado. Para dar conta dessa abordagem percebeu-se a necessidade de recorrer a autores como Augustin Berque (2004), Cosgrove (2004), Jean-Marc Besse (2006), Anne Cauquelin (2007), entre outros. Pois estes estudiosos exercem forte influência no pensamento geográfico brasileiro e se tornaram referência na perspectiva do pensamento humanista ao enfatizarem, em muitos de seus textos, as dimensões e valores da cultura humana na compreensão intersubjetiva da paisagem geográfica. O uso do termo "paisagem sonora" resulta da tradução do conceito sistematizado pelo músico canadense Murray Schafer (2001): “soundscape” que neste estudo reelabora-se na condição de conceito referencial. O autor indica três elementos principais na paisagem sonora e que se tornaram os pilares desta pesquisa: os sons fundamentais, os sinais e as marcas sonoras. Essa forma de análise contribui para compreensão do presente estudo, devido à paisagem sonora que se forma na Região Metropolitana de Fortaleza ultrapassar os limites da propagação de sons e adentrar os vínculos sociais, institucionais e emocionais dos sujeitos ativos ou passivos do processo. Sendo, essa paisagem analisada para além da estrutura física, em sua capacidade de mobilidade social para a concepção de uma patrimonialização. Para melhor compreender as dimensões que envolvem a patrimonialização e fazer análises críticas sobre a elitização do patrimônio, a pesquisa recorre a Oliveira (2013). Os caminhos e instrumentos metodológicos utilizados no processo de pesquisa são norteados pela valorização das intenções e ações dos sujeitos envolvidos de forma subjetiva e objetiva com nosso objeto de estudo, para tal, a investigação seguiu parâmetros qualitativos, ancorando-se em uma construção intersubjetiva entre sujeito pesquisador e sujeito religioso. Os dados foram coletados a partir de práticas metodológicas coerentes com cada etapa do processo de pesquisa ou constituídos pelo resultado das interações das observações participantes. As informações coletadas foram contempladas por uma interpretação consoante à relevância das ideias e não das mensurações. Por fim, relevantes e auspiciosas considerações finais refletem sobre o caráter político elitista que limita e engessa as práticas culturais dos sujeitos dentro de moldes pré-formatados para controlar grupos sociais e tentar restringir a capacidade criativa humana em nome de um famigerado ordenamento urbano e social, um orçamento público deficiente e uma conservação que atende limitadamente os interesses coletivos e individuais da sociedade contemporânea.Oliveira, Christian Dennys Monteiro deSilva, Luiz Raphael Teixeira da2017-01-11T17:11:09Z2017-01-11T17:11:09Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfOLIVEIRA, C.D.M. 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