Mudanças, motivos e (re)significações: um estudo sobre a construção dos novos olhares de uma instituição educacional especializada frente à inclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Rita Vieira de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Francélio Ângelo de, Gomes, Adriana Leite Limaverde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52375
Resumo: This article aims to understand the changes in conceptions experienced by the Association of Parents and Friends of the Exceptional-APAE / Maranguape, in the period from 2010 to 2013, regarding the school inclusion of students who are the target audience of special education. The theoretical foundation is anchored in Vygotsky and Leontiev, that integrate the so-called historical-cultural Psychology Soviet or socio-historical. It is a qualitative research whose design is the case study. It was sought to understand the singularities existing in the processes of resignification elaborated by the researched institution. The results showed that the construction of the new meaning that permeates and underlies the new knowledge and practices of the institution, were built through the internal relationship of its members with other ways of thinking special education. This new view points to the right of special education students to be included in regular schools as the main resource for mediation of their learning.
id UFC-7_8089b06b707e4c06eb0ec536daf22e5e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/52375
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Mudanças, motivos e (re)significações: um estudo sobre a construção dos novos olhares de uma instituição educacional especializada frente à inclusão escolarChanges, reasons and (re) meanings: a study on the construction of new views of a specialized educational institution against school inclusionMudançaRessignificaçõesInclusão escolarThis article aims to understand the changes in conceptions experienced by the Association of Parents and Friends of the Exceptional-APAE / Maranguape, in the period from 2010 to 2013, regarding the school inclusion of students who are the target audience of special education. The theoretical foundation is anchored in Vygotsky and Leontiev, that integrate the so-called historical-cultural Psychology Soviet or socio-historical. It is a qualitative research whose design is the case study. It was sought to understand the singularities existing in the processes of resignification elaborated by the researched institution. The results showed that the construction of the new meaning that permeates and underlies the new knowledge and practices of the institution, were built through the internal relationship of its members with other ways of thinking special education. This new view points to the right of special education students to be included in regular schools as the main resource for mediation of their learning.Este artigo visa compreender as mudanças de concepções vivenciadas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-APAE/Maranguape, no período de 2010 a 2013, com relação à inclusão escolar dos alunos que são público-alvo da educação especial. A fundamentação teórica se ancora em Vygotsky e Leontiev, que integram a chamada Psicologia histórico-cultural soviética ou socio-histórica. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo delineamento é o estudo de caso. Buscou-se compreender as singularidades existentes nos processos de ressignificações elaboradas pela instituição pesquisada. Os resultados mostraram que a construção do novo sentido que permeia e fundamenta os novos saberes e práticas da instituição, foram construídos através da relação interna de seus membros com outras formas de pensar a educação especial. Esse novo olhar aponta para o direito dos alunos da educação especial de se incluírem nas escolas comuns do ensino regular como principal recurso de mediação de sua aprendizagem.Revista Educação, Artes & Inclusão2020-06-15T18:43:40Z2020-06-15T18:43:40Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFIGUEIREDO, Rita Vieira de; OLIVEIRA, Francélio Ângelo de; GOMES, Adriana Leite Limaverde. Mudanças, motivos e (re)significações: um estudo sobre a construção dos novos olhares de uma instituição educacional especializada frente à inclusão escolar. Revista Educação, Artes & Inclusão, Florianópolis (SC), v. 16, n. 2, p. 189-217, abr./jun. 2020.1984-3178http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52375Figueiredo, Rita Vieira deOliveira, Francélio Ângelo deGomes, Adriana Leite Limaverdeporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-15T18:43:40Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52375Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-06-15T18:43:40Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Mudanças, motivos e (re)significações: um estudo sobre a construção dos novos olhares de uma instituição educacional especializada frente à inclusão escolar
Changes, reasons and (re) meanings: a study on the construction of new views of a specialized educational institution against school inclusion
title Mudanças, motivos e (re)significações: um estudo sobre a construção dos novos olhares de uma instituição educacional especializada frente à inclusão escolar
spellingShingle Mudanças, motivos e (re)significações: um estudo sobre a construção dos novos olhares de uma instituição educacional especializada frente à inclusão escolar
Figueiredo, Rita Vieira de
Mudança
Ressignificações
Inclusão escolar
title_short Mudanças, motivos e (re)significações: um estudo sobre a construção dos novos olhares de uma instituição educacional especializada frente à inclusão escolar
title_full Mudanças, motivos e (re)significações: um estudo sobre a construção dos novos olhares de uma instituição educacional especializada frente à inclusão escolar
title_fullStr Mudanças, motivos e (re)significações: um estudo sobre a construção dos novos olhares de uma instituição educacional especializada frente à inclusão escolar
title_full_unstemmed Mudanças, motivos e (re)significações: um estudo sobre a construção dos novos olhares de uma instituição educacional especializada frente à inclusão escolar
title_sort Mudanças, motivos e (re)significações: um estudo sobre a construção dos novos olhares de uma instituição educacional especializada frente à inclusão escolar
author Figueiredo, Rita Vieira de
author_facet Figueiredo, Rita Vieira de
Oliveira, Francélio Ângelo de
Gomes, Adriana Leite Limaverde
author_role author
author2 Oliveira, Francélio Ângelo de
Gomes, Adriana Leite Limaverde
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Rita Vieira de
Oliveira, Francélio Ângelo de
Gomes, Adriana Leite Limaverde
dc.subject.por.fl_str_mv Mudança
Ressignificações
Inclusão escolar
topic Mudança
Ressignificações
Inclusão escolar
description This article aims to understand the changes in conceptions experienced by the Association of Parents and Friends of the Exceptional-APAE / Maranguape, in the period from 2010 to 2013, regarding the school inclusion of students who are the target audience of special education. The theoretical foundation is anchored in Vygotsky and Leontiev, that integrate the so-called historical-cultural Psychology Soviet or socio-historical. It is a qualitative research whose design is the case study. It was sought to understand the singularities existing in the processes of resignification elaborated by the researched institution. The results showed that the construction of the new meaning that permeates and underlies the new knowledge and practices of the institution, were built through the internal relationship of its members with other ways of thinking special education. This new view points to the right of special education students to be included in regular schools as the main resource for mediation of their learning.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-15T18:43:40Z
2020-06-15T18:43:40Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIGUEIREDO, Rita Vieira de; OLIVEIRA, Francélio Ângelo de; GOMES, Adriana Leite Limaverde. Mudanças, motivos e (re)significações: um estudo sobre a construção dos novos olhares de uma instituição educacional especializada frente à inclusão escolar. Revista Educação, Artes & Inclusão, Florianópolis (SC), v. 16, n. 2, p. 189-217, abr./jun. 2020.
1984-3178
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52375
identifier_str_mv FIGUEIREDO, Rita Vieira de; OLIVEIRA, Francélio Ângelo de; GOMES, Adriana Leite Limaverde. Mudanças, motivos e (re)significações: um estudo sobre a construção dos novos olhares de uma instituição educacional especializada frente à inclusão escolar. Revista Educação, Artes & Inclusão, Florianópolis (SC), v. 16, n. 2, p. 189-217, abr./jun. 2020.
1984-3178
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação, Artes & Inclusão
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação, Artes & Inclusão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806517925642240