O começo do terrível – o legado de von Martius entre a ciência e a ficção na representação da natureza brasileira
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51085 |
Resumo: | As the harbors were opened to foreign nations, scientists- artists went through Brazilian lands and initiated a new kind of visuality connected to scientific paradigms of the nineteenth century, which rejected approaches with the fanciful speculation. This article is about the botanical legacy of the Bavarian Carl Friedrich Philipp von Martius. It matters to us to expatiate on how his representation of nature approaches the Kantian sublime and blends into science and fiction. |
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O começo do terrível – o legado de von Martius entre a ciência e a ficção na representação da natureza brasileiraArte-ciênciaArteMartius, Carl Friedrich Philipp vonAs the harbors were opened to foreign nations, scientists- artists went through Brazilian lands and initiated a new kind of visuality connected to scientific paradigms of the nineteenth century, which rejected approaches with the fanciful speculation. This article is about the botanical legacy of the Bavarian Carl Friedrich Philipp von Martius. It matters to us to expatiate on how his representation of nature approaches the Kantian sublime and blends into science and fiction.Desde a chegada dos primeiros europeus em terras brasileiras, a representação imagística do Brasil oscila entre o paraíso terreal e o bestiário do medievo. Com a abertura dos portos às nações estrangeiras, cientistas-artistas percorrem o Brasil e inauguram um novo tipo de visualidade ligado aos paradigmas científicos do século XIX, que recusavam aproximações com a especulação fantasiosa. Este artigo discorre sobre o legado do botânico bávaro Carl Friedrich Philipp von Martius. Interessa-nos discorrer sobre como sua representação da natureza confunde ciência e ficção e se aproxima do sublime kantiano.Visualidades2020-04-02T13:16:11Z2020-04-02T13:16:11Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfREINALDO, Gabriela Frota. O começo do terrível – o legado de von Martius entre a ciência e a ficção na representação da natureza brasileira. Visualidades. v.12 n.2 p. 113-141, jul./dez. 2014.2317-6784http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51085Reinaldo, Gabriela Frotaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-02T13:16:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51085Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:28:24.027425Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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