Quilombolas: a afirmação de uma cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Whiliane da Silva Nascimento
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sampaio, Jose Levi Furtado
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49513
Resumo: As comunidades quilombolas possuem significativa importância no contexto brasileiro ao proporcionar uma reflexão sobre caráter reivindicador de direitos políticos, sociais, econômicos e culturais dos negros brasileiros. Tal afirmação parte da prerrogativa das constantes lutas e reivindicações ante o Estado buscando a afirmação e regulamentação de comunidades tradicionais auto-identificadas como quilombolas. Esse artigo visa entender os caminhos percorridos pelos negros no Brasil na busca de liberdade e afirmação dos direitos ante as opressões a que sempre foram expostos. Para construção do artigo usamos a metodologia qualitativa, com leituras e reflexões de cunho empírico acerca do tema de modo a entender as razões que desvalorizaram e desvalorizam historicamente os negros no Brasil, a importância desses povos para a construção da nação e o papel das comunidades quilombolas nas lutas sociopolíticas. As leituras iniciais apontam que a inserção opressiva da cultura dos brancos na vida dos negros contribuiu, em um primeiro momento, para alienar, porém, posteriormente, se estabeleceu como fator principal importante na luta pela afirmação da identidade dos povos negros. Logo, a luta sociopolítica dos negros tornou-se o vetor das comunidades quilombolas na luta pela regulamentação dos territórios para através deles desenvolver práticas de consolidação da consciência negra e da cultura, bem como produzir sujeitos políticos capazes de atuar ativamente na sociedade de forma que o "negro" assuma um lugar no espaço, seja este econômico, político e ideológico.
id UFC-7_81f9ad0423332bb6e683258c8434a785
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/49513
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Quilombolas: a afirmação de uma culturaQuilombolasIdentidadeCulturaAs comunidades quilombolas possuem significativa importância no contexto brasileiro ao proporcionar uma reflexão sobre caráter reivindicador de direitos políticos, sociais, econômicos e culturais dos negros brasileiros. Tal afirmação parte da prerrogativa das constantes lutas e reivindicações ante o Estado buscando a afirmação e regulamentação de comunidades tradicionais auto-identificadas como quilombolas. Esse artigo visa entender os caminhos percorridos pelos negros no Brasil na busca de liberdade e afirmação dos direitos ante as opressões a que sempre foram expostos. Para construção do artigo usamos a metodologia qualitativa, com leituras e reflexões de cunho empírico acerca do tema de modo a entender as razões que desvalorizaram e desvalorizam historicamente os negros no Brasil, a importância desses povos para a construção da nação e o papel das comunidades quilombolas nas lutas sociopolíticas. As leituras iniciais apontam que a inserção opressiva da cultura dos brancos na vida dos negros contribuiu, em um primeiro momento, para alienar, porém, posteriormente, se estabeleceu como fator principal importante na luta pela afirmação da identidade dos povos negros. Logo, a luta sociopolítica dos negros tornou-se o vetor das comunidades quilombolas na luta pela regulamentação dos territórios para através deles desenvolver práticas de consolidação da consciência negra e da cultura, bem como produzir sujeitos políticos capazes de atuar ativamente na sociedade de forma que o "negro" assuma um lugar no espaço, seja este econômico, político e ideológico.Universidade Federal do Ceará2020-01-22T12:47:14Z2020-01-22T12:47:14Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfGOMES, Whiliane da Silva Nascimento; SAMPAIO, Jose Levi Furtado. Quilombolas: a afirmação de uma cultura. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49513Gomes, Whiliane da Silva NascimentoSampaio, Jose Levi Furtadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:23:16Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/49513Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:21.221664Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Quilombolas: a afirmação de uma cultura
title Quilombolas: a afirmação de uma cultura
spellingShingle Quilombolas: a afirmação de uma cultura
Gomes, Whiliane da Silva Nascimento
Quilombolas
Identidade
Cultura
title_short Quilombolas: a afirmação de uma cultura
title_full Quilombolas: a afirmação de uma cultura
title_fullStr Quilombolas: a afirmação de uma cultura
title_full_unstemmed Quilombolas: a afirmação de uma cultura
title_sort Quilombolas: a afirmação de uma cultura
author Gomes, Whiliane da Silva Nascimento
author_facet Gomes, Whiliane da Silva Nascimento
Sampaio, Jose Levi Furtado
author_role author
author2 Sampaio, Jose Levi Furtado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Whiliane da Silva Nascimento
Sampaio, Jose Levi Furtado
dc.subject.por.fl_str_mv Quilombolas
Identidade
Cultura
topic Quilombolas
Identidade
Cultura
description As comunidades quilombolas possuem significativa importância no contexto brasileiro ao proporcionar uma reflexão sobre caráter reivindicador de direitos políticos, sociais, econômicos e culturais dos negros brasileiros. Tal afirmação parte da prerrogativa das constantes lutas e reivindicações ante o Estado buscando a afirmação e regulamentação de comunidades tradicionais auto-identificadas como quilombolas. Esse artigo visa entender os caminhos percorridos pelos negros no Brasil na busca de liberdade e afirmação dos direitos ante as opressões a que sempre foram expostos. Para construção do artigo usamos a metodologia qualitativa, com leituras e reflexões de cunho empírico acerca do tema de modo a entender as razões que desvalorizaram e desvalorizam historicamente os negros no Brasil, a importância desses povos para a construção da nação e o papel das comunidades quilombolas nas lutas sociopolíticas. As leituras iniciais apontam que a inserção opressiva da cultura dos brancos na vida dos negros contribuiu, em um primeiro momento, para alienar, porém, posteriormente, se estabeleceu como fator principal importante na luta pela afirmação da identidade dos povos negros. Logo, a luta sociopolítica dos negros tornou-se o vetor das comunidades quilombolas na luta pela regulamentação dos territórios para através deles desenvolver práticas de consolidação da consciência negra e da cultura, bem como produzir sujeitos políticos capazes de atuar ativamente na sociedade de forma que o "negro" assuma um lugar no espaço, seja este econômico, político e ideológico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-01-22T12:47:14Z
2020-01-22T12:47:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Whiliane da Silva Nascimento; SAMPAIO, Jose Levi Furtado. Quilombolas: a afirmação de uma cultura. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49513
identifier_str_mv GOMES, Whiliane da Silva Nascimento; SAMPAIO, Jose Levi Furtado. Quilombolas: a afirmação de uma cultura. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028754285395968