A reinvenção da publicidade infantil nas mídias digitais: análise de caso de youtubers mirins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Antonia Nirvana Gregorio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lima, Rejane de Sousa, Cajazeira, Paulo Eduardo Silva Lins
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44622
Resumo: O presente artigo analisa o protagonismo infantil no YouTube, pautando o fenômeno dos youtubers mirins. Tornou­se comum crianças administrarem canais no YouTube abordando conteúdos diversos, desde dicas, jogos e tutoriais até a alusão a compra de produtos. Partindo do pressuposto de que o mercado publicitário tem sido pressionado, por lei, nos meios de comunicação mais acessíveis (televisão, rádio), versaremos sobre como propagandas adentram a infância por meio dessa mídia digital, com foco nos canais das youtubers Julia Silva e Raíssa Lima.
id UFC-7_82c55e7d7b65ecc80cd4fbff9d39efb5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44622
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A reinvenção da publicidade infantil nas mídias digitais: análise de caso de youtubers mirinsPublicidadeYoutube (Recurso eletrônico)Celebridades da InternetO presente artigo analisa o protagonismo infantil no YouTube, pautando o fenômeno dos youtubers mirins. Tornou­se comum crianças administrarem canais no YouTube abordando conteúdos diversos, desde dicas, jogos e tutoriais até a alusão a compra de produtos. Partindo do pressuposto de que o mercado publicitário tem sido pressionado, por lei, nos meios de comunicação mais acessíveis (televisão, rádio), versaremos sobre como propagandas adentram a infância por meio dessa mídia digital, com foco nos canais das youtubers Julia Silva e Raíssa Lima.Intercom2019-08-09T13:24:17Z2019-08-09T13:24:17Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLIMA, Antonia Nirvana Gregorio; LIMA, Rejane de Sousa; CAJAZEIRA, Paulo Eduardo Silva Lins. A reinvenção da publicidade infantil nas mídias digitais: análise de caso de youtubers mirins. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 39., 5-9 set. 2016, São Paulo (SP). Anais... São Paulo: Intercom, 2016. Tema: Comunicação e educação: caminhos integrados para um mundo em transformação.2175 4683http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44622Lima, Antonia Nirvana GregorioLima, Rejane de SousaCajazeira, Paulo Eduardo Silva Linsporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-14T22:20:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44622Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:33:31.724250Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A reinvenção da publicidade infantil nas mídias digitais: análise de caso de youtubers mirins
title A reinvenção da publicidade infantil nas mídias digitais: análise de caso de youtubers mirins
spellingShingle A reinvenção da publicidade infantil nas mídias digitais: análise de caso de youtubers mirins
Lima, Antonia Nirvana Gregorio
Publicidade
Youtube (Recurso eletrônico)
Celebridades da Internet
title_short A reinvenção da publicidade infantil nas mídias digitais: análise de caso de youtubers mirins
title_full A reinvenção da publicidade infantil nas mídias digitais: análise de caso de youtubers mirins
title_fullStr A reinvenção da publicidade infantil nas mídias digitais: análise de caso de youtubers mirins
title_full_unstemmed A reinvenção da publicidade infantil nas mídias digitais: análise de caso de youtubers mirins
title_sort A reinvenção da publicidade infantil nas mídias digitais: análise de caso de youtubers mirins
author Lima, Antonia Nirvana Gregorio
author_facet Lima, Antonia Nirvana Gregorio
Lima, Rejane de Sousa
Cajazeira, Paulo Eduardo Silva Lins
author_role author
author2 Lima, Rejane de Sousa
Cajazeira, Paulo Eduardo Silva Lins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Antonia Nirvana Gregorio
Lima, Rejane de Sousa
Cajazeira, Paulo Eduardo Silva Lins
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Youtube (Recurso eletrônico)
Celebridades da Internet
topic Publicidade
Youtube (Recurso eletrônico)
Celebridades da Internet
description O presente artigo analisa o protagonismo infantil no YouTube, pautando o fenômeno dos youtubers mirins. Tornou­se comum crianças administrarem canais no YouTube abordando conteúdos diversos, desde dicas, jogos e tutoriais até a alusão a compra de produtos. Partindo do pressuposto de que o mercado publicitário tem sido pressionado, por lei, nos meios de comunicação mais acessíveis (televisão, rádio), versaremos sobre como propagandas adentram a infância por meio dessa mídia digital, com foco nos canais das youtubers Julia Silva e Raíssa Lima.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-09T13:24:17Z
2019-08-09T13:24:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Antonia Nirvana Gregorio; LIMA, Rejane de Sousa; CAJAZEIRA, Paulo Eduardo Silva Lins. A reinvenção da publicidade infantil nas mídias digitais: análise de caso de youtubers mirins. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 39., 5-9 set. 2016, São Paulo (SP). Anais... São Paulo: Intercom, 2016. Tema: Comunicação e educação: caminhos integrados para um mundo em transformação.
2175 4683
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44622
identifier_str_mv LIMA, Antonia Nirvana Gregorio; LIMA, Rejane de Sousa; CAJAZEIRA, Paulo Eduardo Silva Lins. A reinvenção da publicidade infantil nas mídias digitais: análise de caso de youtubers mirins. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 39., 5-9 set. 2016, São Paulo (SP). Anais... São Paulo: Intercom, 2016. Tema: Comunicação e educação: caminhos integrados para um mundo em transformação.
2175 4683
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Intercom
publisher.none.fl_str_mv Intercom
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028854256631808