Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56133 |
Resumo: | INTRODUÇÃO – O uso de Metodologias Ativas como recurso didático na formação crítica e reflexiva do estudante do ensino superior, desenvolve o processo do aprender, favorece a autonomia do aluno despertando a curiosidade, possibilitando o examinar, o refletir e a posicionar-se de forma crítica, estimulando nas tomadas de decisões individuais e coletivas. OBJETIVO – Avaliar o uso de metodologias ativas na atividade "Boas práticas de higienização das mãos" junto a disciplina de Microbiologia na Graduação em Enfermagem. METODOLOGIA – O estudo foi realizado na Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, com os 16 alunos do 3º semestre, utilizando a estratégia com 3 estações práticas: Estação 1 - Lavagem de Mãos; Estação 2 - Equipamentos de Proteção Individual; Estação 3 - Caso Clínico. Aplicação de Instrumento de Avaliação contendo 4 itens, medidos por grau de satisfação. RESULTADOS - O uso de Estações Práticas contribuiu de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem nos seguintes pontos: colaborou na compreensão dos temas abordados; mostrou coerência entre o método e as estratégias pedagógicas; propiciou o alcance das expectativas do aluno; tornou aplicável a prática no serviço em saúde. CONCLUSÃO DO TRABALHO - A escolha de metodologias ativas torna o aluno responsável por sua aprendizagem, integra os conhecimentos adquiridos durante as atividades com a prática cotidiana e proporciona um ambiente de aprendizado mais efetivo e interdisciplinar. |
id |
UFC-7_84789ea8c2878fc7eecf2d462c33517d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/56133 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagemEnsino - MetodologiaMãos - Cuidado e higieneEnfermagemINTRODUÇÃO – O uso de Metodologias Ativas como recurso didático na formação crítica e reflexiva do estudante do ensino superior, desenvolve o processo do aprender, favorece a autonomia do aluno despertando a curiosidade, possibilitando o examinar, o refletir e a posicionar-se de forma crítica, estimulando nas tomadas de decisões individuais e coletivas. OBJETIVO – Avaliar o uso de metodologias ativas na atividade "Boas práticas de higienização das mãos" junto a disciplina de Microbiologia na Graduação em Enfermagem. METODOLOGIA – O estudo foi realizado na Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, com os 16 alunos do 3º semestre, utilizando a estratégia com 3 estações práticas: Estação 1 - Lavagem de Mãos; Estação 2 - Equipamentos de Proteção Individual; Estação 3 - Caso Clínico. Aplicação de Instrumento de Avaliação contendo 4 itens, medidos por grau de satisfação. RESULTADOS - O uso de Estações Práticas contribuiu de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem nos seguintes pontos: colaborou na compreensão dos temas abordados; mostrou coerência entre o método e as estratégias pedagógicas; propiciou o alcance das expectativas do aluno; tornou aplicável a prática no serviço em saúde. CONCLUSÃO DO TRABALHO - A escolha de metodologias ativas torna o aluno responsável por sua aprendizagem, integra os conhecimentos adquiridos durante as atividades com a prática cotidiana e proporciona um ambiente de aprendizado mais efetivo e interdisciplinar.Universidade Federal do Ceará2021-01-20T14:18:46Z2021-01-20T14:18:46Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCAMPELO, Cássio Marinho; AGUIAR, Edglesy Carneiro; CAMARA, Lilia Maria Carneiro. Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56133Campelo, Cássio MarinhoAguiar, Edglesy CarneiroCamara, Lilia Maria Carneiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T14:15:21Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/56133Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:43:11.240278Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem |
title |
Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem |
spellingShingle |
Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem Campelo, Cássio Marinho Ensino - Metodologia Mãos - Cuidado e higiene Enfermagem |
title_short |
Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem |
title_full |
Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem |
title_fullStr |
Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem |
title_sort |
Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem |
author |
Campelo, Cássio Marinho |
author_facet |
Campelo, Cássio Marinho Aguiar, Edglesy Carneiro Camara, Lilia Maria Carneiro |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar, Edglesy Carneiro Camara, Lilia Maria Carneiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campelo, Cássio Marinho Aguiar, Edglesy Carneiro Camara, Lilia Maria Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino - Metodologia Mãos - Cuidado e higiene Enfermagem |
topic |
Ensino - Metodologia Mãos - Cuidado e higiene Enfermagem |
description |
INTRODUÇÃO – O uso de Metodologias Ativas como recurso didático na formação crítica e reflexiva do estudante do ensino superior, desenvolve o processo do aprender, favorece a autonomia do aluno despertando a curiosidade, possibilitando o examinar, o refletir e a posicionar-se de forma crítica, estimulando nas tomadas de decisões individuais e coletivas. OBJETIVO – Avaliar o uso de metodologias ativas na atividade "Boas práticas de higienização das mãos" junto a disciplina de Microbiologia na Graduação em Enfermagem. METODOLOGIA – O estudo foi realizado na Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, com os 16 alunos do 3º semestre, utilizando a estratégia com 3 estações práticas: Estação 1 - Lavagem de Mãos; Estação 2 - Equipamentos de Proteção Individual; Estação 3 - Caso Clínico. Aplicação de Instrumento de Avaliação contendo 4 itens, medidos por grau de satisfação. RESULTADOS - O uso de Estações Práticas contribuiu de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem nos seguintes pontos: colaborou na compreensão dos temas abordados; mostrou coerência entre o método e as estratégias pedagógicas; propiciou o alcance das expectativas do aluno; tornou aplicável a prática no serviço em saúde. CONCLUSÃO DO TRABALHO - A escolha de metodologias ativas torna o aluno responsável por sua aprendizagem, integra os conhecimentos adquiridos durante as atividades com a prática cotidiana e proporciona um ambiente de aprendizado mais efetivo e interdisciplinar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2021-01-20T14:18:46Z 2021-01-20T14:18:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAMPELO, Cássio Marinho; AGUIAR, Edglesy Carneiro; CAMARA, Lilia Maria Carneiro. Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56133 |
identifier_str_mv |
CAMPELO, Cássio Marinho; AGUIAR, Edglesy Carneiro; CAMARA, Lilia Maria Carneiro. Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028919475961856 |