Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campelo, Cássio Marinho
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Aguiar, Edglesy Carneiro, Camara, Lilia Maria Carneiro
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56133
Resumo: INTRODUÇÃO – O uso de Metodologias Ativas como recurso didático na formação crítica e reflexiva do estudante do ensino superior, desenvolve o processo do aprender, favorece a autonomia do aluno despertando a curiosidade, possibilitando o examinar, o refletir e a posicionar-se de forma crítica, estimulando nas tomadas de decisões individuais e coletivas. OBJETIVO – Avaliar o uso de metodologias ativas na atividade "Boas práticas de higienização das mãos" junto a disciplina de Microbiologia na Graduação em Enfermagem. METODOLOGIA – O estudo foi realizado na Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, com os 16 alunos do 3º semestre, utilizando a estratégia com 3 estações práticas: Estação 1 - Lavagem de Mãos; Estação 2 - Equipamentos de Proteção Individual; Estação 3 - Caso Clínico. Aplicação de Instrumento de Avaliação contendo 4 itens, medidos por grau de satisfação. RESULTADOS - O uso de Estações Práticas contribuiu de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem nos seguintes pontos: colaborou na compreensão dos temas abordados; mostrou coerência entre o método e as estratégias pedagógicas; propiciou o alcance das expectativas do aluno; tornou aplicável a prática no serviço em saúde. CONCLUSÃO DO TRABALHO - A escolha de metodologias ativas torna o aluno responsável por sua aprendizagem, integra os conhecimentos adquiridos durante as atividades com a prática cotidiana e proporciona um ambiente de aprendizado mais efetivo e interdisciplinar.
id UFC-7_84789ea8c2878fc7eecf2d462c33517d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/56133
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagemEnsino - MetodologiaMãos - Cuidado e higieneEnfermagemINTRODUÇÃO – O uso de Metodologias Ativas como recurso didático na formação crítica e reflexiva do estudante do ensino superior, desenvolve o processo do aprender, favorece a autonomia do aluno despertando a curiosidade, possibilitando o examinar, o refletir e a posicionar-se de forma crítica, estimulando nas tomadas de decisões individuais e coletivas. OBJETIVO – Avaliar o uso de metodologias ativas na atividade "Boas práticas de higienização das mãos" junto a disciplina de Microbiologia na Graduação em Enfermagem. METODOLOGIA – O estudo foi realizado na Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, com os 16 alunos do 3º semestre, utilizando a estratégia com 3 estações práticas: Estação 1 - Lavagem de Mãos; Estação 2 - Equipamentos de Proteção Individual; Estação 3 - Caso Clínico. Aplicação de Instrumento de Avaliação contendo 4 itens, medidos por grau de satisfação. RESULTADOS - O uso de Estações Práticas contribuiu de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem nos seguintes pontos: colaborou na compreensão dos temas abordados; mostrou coerência entre o método e as estratégias pedagógicas; propiciou o alcance das expectativas do aluno; tornou aplicável a prática no serviço em saúde. CONCLUSÃO DO TRABALHO - A escolha de metodologias ativas torna o aluno responsável por sua aprendizagem, integra os conhecimentos adquiridos durante as atividades com a prática cotidiana e proporciona um ambiente de aprendizado mais efetivo e interdisciplinar.Universidade Federal do Ceará2021-01-20T14:18:46Z2021-01-20T14:18:46Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCAMPELO, Cássio Marinho; AGUIAR, Edglesy Carneiro; CAMARA, Lilia Maria Carneiro. Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56133Campelo, Cássio MarinhoAguiar, Edglesy CarneiroCamara, Lilia Maria Carneiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T14:15:21Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/56133Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:43:11.240278Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem
title Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem
spellingShingle Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem
Campelo, Cássio Marinho
Ensino - Metodologia
Mãos - Cuidado e higiene
Enfermagem
title_short Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem
title_full Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem
title_fullStr Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem
title_full_unstemmed Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem
title_sort Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem
author Campelo, Cássio Marinho
author_facet Campelo, Cássio Marinho
Aguiar, Edglesy Carneiro
Camara, Lilia Maria Carneiro
author_role author
author2 Aguiar, Edglesy Carneiro
Camara, Lilia Maria Carneiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campelo, Cássio Marinho
Aguiar, Edglesy Carneiro
Camara, Lilia Maria Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino - Metodologia
Mãos - Cuidado e higiene
Enfermagem
topic Ensino - Metodologia
Mãos - Cuidado e higiene
Enfermagem
description INTRODUÇÃO – O uso de Metodologias Ativas como recurso didático na formação crítica e reflexiva do estudante do ensino superior, desenvolve o processo do aprender, favorece a autonomia do aluno despertando a curiosidade, possibilitando o examinar, o refletir e a posicionar-se de forma crítica, estimulando nas tomadas de decisões individuais e coletivas. OBJETIVO – Avaliar o uso de metodologias ativas na atividade "Boas práticas de higienização das mãos" junto a disciplina de Microbiologia na Graduação em Enfermagem. METODOLOGIA – O estudo foi realizado na Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, com os 16 alunos do 3º semestre, utilizando a estratégia com 3 estações práticas: Estação 1 - Lavagem de Mãos; Estação 2 - Equipamentos de Proteção Individual; Estação 3 - Caso Clínico. Aplicação de Instrumento de Avaliação contendo 4 itens, medidos por grau de satisfação. RESULTADOS - O uso de Estações Práticas contribuiu de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem nos seguintes pontos: colaborou na compreensão dos temas abordados; mostrou coerência entre o método e as estratégias pedagógicas; propiciou o alcance das expectativas do aluno; tornou aplicável a prática no serviço em saúde. CONCLUSÃO DO TRABALHO - A escolha de metodologias ativas torna o aluno responsável por sua aprendizagem, integra os conhecimentos adquiridos durante as atividades com a prática cotidiana e proporciona um ambiente de aprendizado mais efetivo e interdisciplinar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-01-20T14:18:46Z
2021-01-20T14:18:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMPELO, Cássio Marinho; AGUIAR, Edglesy Carneiro; CAMARA, Lilia Maria Carneiro. Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56133
identifier_str_mv CAMPELO, Cássio Marinho; AGUIAR, Edglesy Carneiro; CAMARA, Lilia Maria Carneiro. Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028919475961856