O desenvolvimento curricular de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): avanços e retrocessos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Haiani Larissa de Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Maria José Costa dos, Matos, Fernanda Cíntia Costa
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48255
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada aos cidadãos que em seu contexto social, econômico e cultural não tiveram a oportunidade de concluir o ensino regular ou que por algum motivo não conseguiram concluir o ensino fundamental e médio no tempo e idade previstos. Desta forma, a EJA representa uma nova oportunidade para que esses cidadãos retornem para a sala de aula de modo a atender às necessidades de aprendizagem que apresentam, considerando os saberes e a visão de mundo que adquiriram ao longo dos anos, mesmo afastados da escola.[...] Portanto, espera-se que este estudo sirva como um instrumento de reflexões em torno do desenvolvimento de um currículo de matemática que seja baseado nos saberes trazidos pelos educandos e, desta forma, buscar estratégias para a ressignificação das práticas pedagógicas junto a este público, o que ainda se configura num desafio para os profissionais da educação tanto em formação inicial como continuada.[...]
id UFC-7_8492d19b87e2f78df04bf3734563de50
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/48255
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O desenvolvimento curricular de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): avanços e retrocessosEducação de Jovens e Adultos - (EJA)Lei de Diretrizes Bases da Educação Nacional - LDBENEnsino de MatemáticaA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada aos cidadãos que em seu contexto social, econômico e cultural não tiveram a oportunidade de concluir o ensino regular ou que por algum motivo não conseguiram concluir o ensino fundamental e médio no tempo e idade previstos. Desta forma, a EJA representa uma nova oportunidade para que esses cidadãos retornem para a sala de aula de modo a atender às necessidades de aprendizagem que apresentam, considerando os saberes e a visão de mundo que adquiriram ao longo dos anos, mesmo afastados da escola.[...] Portanto, espera-se que este estudo sirva como um instrumento de reflexões em torno do desenvolvimento de um currículo de matemática que seja baseado nos saberes trazidos pelos educandos e, desta forma, buscar estratégias para a ressignificação das práticas pedagógicas junto a este público, o que ainda se configura num desafio para os profissionais da educação tanto em formação inicial como continuada.[...]Pontes Editores2019-12-09T13:49:44Z2019-12-09T13:49:44Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfMENDES, Haiani Larissa de Souza; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa. O desenvolvimento curricular de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): avanços e retrocessos. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 221-263.978-85-217-0201-6http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48255Mendes, Haiani Larissa de SouzaSantos, Maria José Costa dosMatos, Fernanda Cíntia Costaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T13:49:44Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48255Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:58.004596Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento curricular de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): avanços e retrocessos
title O desenvolvimento curricular de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): avanços e retrocessos
spellingShingle O desenvolvimento curricular de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): avanços e retrocessos
Mendes, Haiani Larissa de Souza
Educação de Jovens e Adultos - (EJA)
Lei de Diretrizes Bases da Educação Nacional - LDBEN
Ensino de Matemática
title_short O desenvolvimento curricular de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): avanços e retrocessos
title_full O desenvolvimento curricular de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): avanços e retrocessos
title_fullStr O desenvolvimento curricular de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): avanços e retrocessos
title_full_unstemmed O desenvolvimento curricular de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): avanços e retrocessos
title_sort O desenvolvimento curricular de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): avanços e retrocessos
author Mendes, Haiani Larissa de Souza
author_facet Mendes, Haiani Larissa de Souza
Santos, Maria José Costa dos
Matos, Fernanda Cíntia Costa
author_role author
author2 Santos, Maria José Costa dos
Matos, Fernanda Cíntia Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Haiani Larissa de Souza
Santos, Maria José Costa dos
Matos, Fernanda Cíntia Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos - (EJA)
Lei de Diretrizes Bases da Educação Nacional - LDBEN
Ensino de Matemática
topic Educação de Jovens e Adultos - (EJA)
Lei de Diretrizes Bases da Educação Nacional - LDBEN
Ensino de Matemática
description A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada aos cidadãos que em seu contexto social, econômico e cultural não tiveram a oportunidade de concluir o ensino regular ou que por algum motivo não conseguiram concluir o ensino fundamental e médio no tempo e idade previstos. Desta forma, a EJA representa uma nova oportunidade para que esses cidadãos retornem para a sala de aula de modo a atender às necessidades de aprendizagem que apresentam, considerando os saberes e a visão de mundo que adquiriram ao longo dos anos, mesmo afastados da escola.[...] Portanto, espera-se que este estudo sirva como um instrumento de reflexões em torno do desenvolvimento de um currículo de matemática que seja baseado nos saberes trazidos pelos educandos e, desta forma, buscar estratégias para a ressignificação das práticas pedagógicas junto a este público, o que ainda se configura num desafio para os profissionais da educação tanto em formação inicial como continuada.[...]
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09T13:49:44Z
2019-12-09T13:49:44Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDES, Haiani Larissa de Souza; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa. O desenvolvimento curricular de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): avanços e retrocessos. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 221-263.
978-85-217-0201-6
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48255
identifier_str_mv MENDES, Haiani Larissa de Souza; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa. O desenvolvimento curricular de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): avanços e retrocessos. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 221-263.
978-85-217-0201-6
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontes Editores
publisher.none.fl_str_mv Pontes Editores
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029021754064896