O desenvolvimento curricular de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): avanços e retrocessos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48255 |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada aos cidadãos que em seu contexto social, econômico e cultural não tiveram a oportunidade de concluir o ensino regular ou que por algum motivo não conseguiram concluir o ensino fundamental e médio no tempo e idade previstos. Desta forma, a EJA representa uma nova oportunidade para que esses cidadãos retornem para a sala de aula de modo a atender às necessidades de aprendizagem que apresentam, considerando os saberes e a visão de mundo que adquiriram ao longo dos anos, mesmo afastados da escola.[...] Portanto, espera-se que este estudo sirva como um instrumento de reflexões em torno do desenvolvimento de um currículo de matemática que seja baseado nos saberes trazidos pelos educandos e, desta forma, buscar estratégias para a ressignificação das práticas pedagógicas junto a este público, o que ainda se configura num desafio para os profissionais da educação tanto em formação inicial como continuada.[...] |
id |
UFC-7_8492d19b87e2f78df04bf3734563de50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/48255 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O desenvolvimento curricular de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): avanços e retrocessosEducação de Jovens e Adultos - (EJA)Lei de Diretrizes Bases da Educação Nacional - LDBENEnsino de MatemáticaA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada aos cidadãos que em seu contexto social, econômico e cultural não tiveram a oportunidade de concluir o ensino regular ou que por algum motivo não conseguiram concluir o ensino fundamental e médio no tempo e idade previstos. Desta forma, a EJA representa uma nova oportunidade para que esses cidadãos retornem para a sala de aula de modo a atender às necessidades de aprendizagem que apresentam, considerando os saberes e a visão de mundo que adquiriram ao longo dos anos, mesmo afastados da escola.[...] Portanto, espera-se que este estudo sirva como um instrumento de reflexões em torno do desenvolvimento de um currículo de matemática que seja baseado nos saberes trazidos pelos educandos e, desta forma, buscar estratégias para a ressignificação das práticas pedagógicas junto a este público, o que ainda se configura num desafio para os profissionais da educação tanto em formação inicial como continuada.[...]Pontes Editores2019-12-09T13:49:44Z2019-12-09T13:49:44Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfMENDES, Haiani Larissa de Souza; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa. O desenvolvimento curricular de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): avanços e retrocessos. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 221-263.978-85-217-0201-6http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48255Mendes, Haiani Larissa de SouzaSantos, Maria José Costa dosMatos, Fernanda Cíntia Costaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T13:49:44Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48255Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:58.004596Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento curricular de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): avanços e retrocessos |
title |
O desenvolvimento curricular de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): avanços e retrocessos |
spellingShingle |
O desenvolvimento curricular de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): avanços e retrocessos Mendes, Haiani Larissa de Souza Educação de Jovens e Adultos - (EJA) Lei de Diretrizes Bases da Educação Nacional - LDBEN Ensino de Matemática |
title_short |
O desenvolvimento curricular de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): avanços e retrocessos |
title_full |
O desenvolvimento curricular de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): avanços e retrocessos |
title_fullStr |
O desenvolvimento curricular de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): avanços e retrocessos |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento curricular de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): avanços e retrocessos |
title_sort |
O desenvolvimento curricular de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): avanços e retrocessos |
author |
Mendes, Haiani Larissa de Souza |
author_facet |
Mendes, Haiani Larissa de Souza Santos, Maria José Costa dos Matos, Fernanda Cíntia Costa |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Maria José Costa dos Matos, Fernanda Cíntia Costa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Haiani Larissa de Souza Santos, Maria José Costa dos Matos, Fernanda Cíntia Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos - (EJA) Lei de Diretrizes Bases da Educação Nacional - LDBEN Ensino de Matemática |
topic |
Educação de Jovens e Adultos - (EJA) Lei de Diretrizes Bases da Educação Nacional - LDBEN Ensino de Matemática |
description |
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada aos cidadãos que em seu contexto social, econômico e cultural não tiveram a oportunidade de concluir o ensino regular ou que por algum motivo não conseguiram concluir o ensino fundamental e médio no tempo e idade previstos. Desta forma, a EJA representa uma nova oportunidade para que esses cidadãos retornem para a sala de aula de modo a atender às necessidades de aprendizagem que apresentam, considerando os saberes e a visão de mundo que adquiriram ao longo dos anos, mesmo afastados da escola.[...] Portanto, espera-se que este estudo sirva como um instrumento de reflexões em torno do desenvolvimento de um currículo de matemática que seja baseado nos saberes trazidos pelos educandos e, desta forma, buscar estratégias para a ressignificação das práticas pedagógicas junto a este público, o que ainda se configura num desafio para os profissionais da educação tanto em formação inicial como continuada.[...] |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-09T13:49:44Z 2019-12-09T13:49:44Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENDES, Haiani Larissa de Souza; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa. O desenvolvimento curricular de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): avanços e retrocessos. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 221-263. 978-85-217-0201-6 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48255 |
identifier_str_mv |
MENDES, Haiani Larissa de Souza; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa. O desenvolvimento curricular de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): avanços e retrocessos. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 221-263. 978-85-217-0201-6 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontes Editores |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontes Editores |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029021754064896 |