Avaliação e formação docente: possíveis encontros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39098 |
Resumo: | Ao esmiuçarmos as origens da palavra educação podemos encontrar: e (no sentido de colocar para fora); duque (representativo de caminho) e ação (movimento). Assim, o entendimento alcançado pela análise da raiz etimológica do vocábulo educação sugere um movimento de externalizar potencialidades e colocá-las a serviço da aplicabilidade consciente de saberes. São muitas e diversas as finalidades do ato de educar. Podemos encontrar em Paulo Freire (2005) destaque para a importância da tomada de consciência construída na relação dialogal entre educador e aprendente. Por sua vez, a Constituição Federal do Brasil (1988) em seu artigo 205 assevera a educação como “... visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. [...] |
id |
UFC-7_84a3dc86a00b7af1158bfa37df947783 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/39098 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação e formação docente: possíveis encontrosEducaçãoVocábulo da educaçãoCidadaniaAo esmiuçarmos as origens da palavra educação podemos encontrar: e (no sentido de colocar para fora); duque (representativo de caminho) e ação (movimento). Assim, o entendimento alcançado pela análise da raiz etimológica do vocábulo educação sugere um movimento de externalizar potencialidades e colocá-las a serviço da aplicabilidade consciente de saberes. São muitas e diversas as finalidades do ato de educar. Podemos encontrar em Paulo Freire (2005) destaque para a importância da tomada de consciência construída na relação dialogal entre educador e aprendente. Por sua vez, a Constituição Federal do Brasil (1988) em seu artigo 205 assevera a educação como “... visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. [...]2019-01-24T11:52:05Z2019-01-24T11:52:05Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLOPES, Julio Cesar Vieira; MENDONÇA, Andréia Vieira de. Avaliação e formação docente: possíveis encontros. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p.128-139.978 85 7915 171 2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39098Lopes, Julio Cesar VieiraMendonça, Andréia Vieira deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39098Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:41:06.711768Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação e formação docente: possíveis encontros |
title |
Avaliação e formação docente: possíveis encontros |
spellingShingle |
Avaliação e formação docente: possíveis encontros Lopes, Julio Cesar Vieira Educação Vocábulo da educação Cidadania |
title_short |
Avaliação e formação docente: possíveis encontros |
title_full |
Avaliação e formação docente: possíveis encontros |
title_fullStr |
Avaliação e formação docente: possíveis encontros |
title_full_unstemmed |
Avaliação e formação docente: possíveis encontros |
title_sort |
Avaliação e formação docente: possíveis encontros |
author |
Lopes, Julio Cesar Vieira |
author_facet |
Lopes, Julio Cesar Vieira Mendonça, Andréia Vieira de |
author_role |
author |
author2 |
Mendonça, Andréia Vieira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Julio Cesar Vieira Mendonça, Andréia Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Vocábulo da educação Cidadania |
topic |
Educação Vocábulo da educação Cidadania |
description |
Ao esmiuçarmos as origens da palavra educação podemos encontrar: e (no sentido de colocar para fora); duque (representativo de caminho) e ação (movimento). Assim, o entendimento alcançado pela análise da raiz etimológica do vocábulo educação sugere um movimento de externalizar potencialidades e colocá-las a serviço da aplicabilidade consciente de saberes. São muitas e diversas as finalidades do ato de educar. Podemos encontrar em Paulo Freire (2005) destaque para a importância da tomada de consciência construída na relação dialogal entre educador e aprendente. Por sua vez, a Constituição Federal do Brasil (1988) em seu artigo 205 assevera a educação como “... visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. [...] |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-01-24T11:52:05Z 2019-01-24T11:52:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOPES, Julio Cesar Vieira; MENDONÇA, Andréia Vieira de. Avaliação e formação docente: possíveis encontros. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p.128-139. 978 85 7915 171 2 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39098 |
identifier_str_mv |
LOPES, Julio Cesar Vieira; MENDONÇA, Andréia Vieira de. Avaliação e formação docente: possíveis encontros. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p.128-139. 978 85 7915 171 2 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028905415606272 |