Avaliação e formação docente: possíveis encontros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Julio Cesar Vieira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mendonça, Andréia Vieira de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39098
Resumo: Ao esmiuçarmos as origens da palavra educação podemos encontrar: e (no sentido de colocar para fora); duque (representativo de caminho) e ação (movimento). Assim, o entendimento alcançado pela análise da raiz etimológica do vocábulo educação sugere um movimento de externalizar potencialidades e colocá-las a serviço da aplicabilidade consciente de saberes. São muitas e diversas as finalidades do ato de educar. Podemos encontrar em Paulo Freire (2005) destaque para a importância da tomada de consciência construída na relação dialogal entre educador e aprendente. Por sua vez, a Constituição Federal do Brasil (1988) em seu artigo 205 assevera a educação como “... visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. [...]
id UFC-7_84a3dc86a00b7af1158bfa37df947783
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39098
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação e formação docente: possíveis encontrosEducaçãoVocábulo da educaçãoCidadaniaAo esmiuçarmos as origens da palavra educação podemos encontrar: e (no sentido de colocar para fora); duque (representativo de caminho) e ação (movimento). Assim, o entendimento alcançado pela análise da raiz etimológica do vocábulo educação sugere um movimento de externalizar potencialidades e colocá-las a serviço da aplicabilidade consciente de saberes. São muitas e diversas as finalidades do ato de educar. Podemos encontrar em Paulo Freire (2005) destaque para a importância da tomada de consciência construída na relação dialogal entre educador e aprendente. Por sua vez, a Constituição Federal do Brasil (1988) em seu artigo 205 assevera a educação como “... visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. [...]2019-01-24T11:52:05Z2019-01-24T11:52:05Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLOPES, Julio Cesar Vieira; MENDONÇA, Andréia Vieira de. Avaliação e formação docente: possíveis encontros. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p.128-139.978 85 7915 171 2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39098Lopes, Julio Cesar VieiraMendonça, Andréia Vieira deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39098Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:41:06.711768Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação e formação docente: possíveis encontros
title Avaliação e formação docente: possíveis encontros
spellingShingle Avaliação e formação docente: possíveis encontros
Lopes, Julio Cesar Vieira
Educação
Vocábulo da educação
Cidadania
title_short Avaliação e formação docente: possíveis encontros
title_full Avaliação e formação docente: possíveis encontros
title_fullStr Avaliação e formação docente: possíveis encontros
title_full_unstemmed Avaliação e formação docente: possíveis encontros
title_sort Avaliação e formação docente: possíveis encontros
author Lopes, Julio Cesar Vieira
author_facet Lopes, Julio Cesar Vieira
Mendonça, Andréia Vieira de
author_role author
author2 Mendonça, Andréia Vieira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Julio Cesar Vieira
Mendonça, Andréia Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Vocábulo da educação
Cidadania
topic Educação
Vocábulo da educação
Cidadania
description Ao esmiuçarmos as origens da palavra educação podemos encontrar: e (no sentido de colocar para fora); duque (representativo de caminho) e ação (movimento). Assim, o entendimento alcançado pela análise da raiz etimológica do vocábulo educação sugere um movimento de externalizar potencialidades e colocá-las a serviço da aplicabilidade consciente de saberes. São muitas e diversas as finalidades do ato de educar. Podemos encontrar em Paulo Freire (2005) destaque para a importância da tomada de consciência construída na relação dialogal entre educador e aprendente. Por sua vez, a Constituição Federal do Brasil (1988) em seu artigo 205 assevera a educação como “... visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. [...]
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-01-24T11:52:05Z
2019-01-24T11:52:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, Julio Cesar Vieira; MENDONÇA, Andréia Vieira de. Avaliação e formação docente: possíveis encontros. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p.128-139.
978 85 7915 171 2
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39098
identifier_str_mv LOPES, Julio Cesar Vieira; MENDONÇA, Andréia Vieira de. Avaliação e formação docente: possíveis encontros. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p.128-139.
978 85 7915 171 2
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028905415606272