Inferência emocional, compreensão leitora e ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38362 |
Resumo: | This paper presents the relation between emotional inference and reading comprehension. It aims to contribute to investment in empirical research in Brazil. To do this, it realizes a narrative review of studies theoretically based on discourse processing that demonstrate the importance of emotional inference for reading comprehension (BARREYRO et al., 2008; LEÓN et al., 2015; DÁVALOS; LEÓN, 2017). Next, it shows how the exploration of this type of inference is already present in the tasks of textual comprehension in a textbook of Portuguese language. Thus, in the conclusion, it notes the urgency of incorporating this knowledge for teaching and encourages the expansion of research in the area, for the improvement of pedagogical practices of teaching reading comprehension in Brazil. |
id |
UFC-7_89701b7c3ba0d6fc6b98f389bc6db72b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/38362 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inferência emocional, compreensão leitora e ensinoCompreensão leitoraInferência emocionalEducaçãoThis paper presents the relation between emotional inference and reading comprehension. It aims to contribute to investment in empirical research in Brazil. To do this, it realizes a narrative review of studies theoretically based on discourse processing that demonstrate the importance of emotional inference for reading comprehension (BARREYRO et al., 2008; LEÓN et al., 2015; DÁVALOS; LEÓN, 2017). Next, it shows how the exploration of this type of inference is already present in the tasks of textual comprehension in a textbook of Portuguese language. Thus, in the conclusion, it notes the urgency of incorporating this knowledge for teaching and encourages the expansion of research in the area, for the improvement of pedagogical practices of teaching reading comprehension in Brazil.Este artigo aborda um tema ainda pouco estudado no Brasil, mas fundamental para a pesquisa e o ensino na área da linguagem, que é o da relação entre inferência emocional e compreensão leitora. Tem por objetivo contribuir para impulsionar a discussão teórica e o investimento em pesquisas empíricas na área. Para isso, realiza uma revisão narrativa de estudos teoricamente fundamentados em abordagens do processamento do discurso que demonstram a importância da inferência emocional para a compreensão leitora (BARREYRO et al., 2008; LEÓN et al., 2015; DÁVALOS; LEÓN, 2017). Em seguida, demonstra como a exploração desse tipo de inferência já está presente no ensino de língua portuguesa, por meio de tarefas didáticas de compreensão textual. Dessa forma, na conclusão, constata a urgência da incorporação desse conhecimento na formação docente e incentiva a expansão de pesquisas na área, para o aperfeiçoamento das práticas de ensino da compreensão da leitura, entendidas como parte do compromisso das instituições de ensino e pesquisa com uma educação que visa ao desenvolvimento humano integral.Revista Entrepalavras2018-12-24T16:18:38Z2018-12-24T16:18:38Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfANDERSEN, Elenice Maria Larroza. Inferência emocional, compreensão leitora e ensino. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 8, v. 8, n. 2, p. 231-245, maio/ago. 2018.2237-6321http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38362Andersen, Elenice Maria Larrozainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:27:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38362Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-11-16T17:27:14Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inferência emocional, compreensão leitora e ensino |
title |
Inferência emocional, compreensão leitora e ensino |
spellingShingle |
Inferência emocional, compreensão leitora e ensino Andersen, Elenice Maria Larroza Compreensão leitora Inferência emocional Educação |
title_short |
Inferência emocional, compreensão leitora e ensino |
title_full |
Inferência emocional, compreensão leitora e ensino |
title_fullStr |
Inferência emocional, compreensão leitora e ensino |
title_full_unstemmed |
Inferência emocional, compreensão leitora e ensino |
title_sort |
Inferência emocional, compreensão leitora e ensino |
author |
Andersen, Elenice Maria Larroza |
author_facet |
Andersen, Elenice Maria Larroza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andersen, Elenice Maria Larroza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compreensão leitora Inferência emocional Educação |
topic |
Compreensão leitora Inferência emocional Educação |
description |
This paper presents the relation between emotional inference and reading comprehension. It aims to contribute to investment in empirical research in Brazil. To do this, it realizes a narrative review of studies theoretically based on discourse processing that demonstrate the importance of emotional inference for reading comprehension (BARREYRO et al., 2008; LEÓN et al., 2015; DÁVALOS; LEÓN, 2017). Next, it shows how the exploration of this type of inference is already present in the tasks of textual comprehension in a textbook of Portuguese language. Thus, in the conclusion, it notes the urgency of incorporating this knowledge for teaching and encourages the expansion of research in the area, for the improvement of pedagogical practices of teaching reading comprehension in Brazil. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-24T16:18:38Z 2018-12-24T16:18:38Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANDERSEN, Elenice Maria Larroza. Inferência emocional, compreensão leitora e ensino. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 8, v. 8, n. 2, p. 231-245, maio/ago. 2018. 2237-6321 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38362 |
identifier_str_mv |
ANDERSEN, Elenice Maria Larroza. Inferência emocional, compreensão leitora e ensino. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 8, v. 8, n. 2, p. 231-245, maio/ago. 2018. 2237-6321 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Entrepalavras |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Entrepalavras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1823806681721602048 |