Inferência emocional, compreensão leitora e ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andersen, Elenice Maria Larroza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38362
Resumo: This paper presents the relation between emotional inference and reading comprehension. It aims to contribute to investment in empirical research in Brazil. To do this, it realizes a narrative review of studies theoretically based on discourse processing that demonstrate the importance of emotional inference for reading comprehension (BARREYRO et al., 2008; LEÓN et al., 2015; DÁVALOS; LEÓN, 2017). Next, it shows how the exploration of this type of inference is already present in the tasks of textual comprehension in a textbook of Portuguese language. Thus, in the conclusion, it notes the urgency of incorporating this knowledge for teaching and encourages the expansion of research in the area, for the improvement of pedagogical practices of teaching reading comprehension in Brazil.
id UFC-7_89701b7c3ba0d6fc6b98f389bc6db72b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38362
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Inferência emocional, compreensão leitora e ensinoCompreensão leitoraInferência emocionalEducaçãoThis paper presents the relation between emotional inference and reading comprehension. It aims to contribute to investment in empirical research in Brazil. To do this, it realizes a narrative review of studies theoretically based on discourse processing that demonstrate the importance of emotional inference for reading comprehension (BARREYRO et al., 2008; LEÓN et al., 2015; DÁVALOS; LEÓN, 2017). Next, it shows how the exploration of this type of inference is already present in the tasks of textual comprehension in a textbook of Portuguese language. Thus, in the conclusion, it notes the urgency of incorporating this knowledge for teaching and encourages the expansion of research in the area, for the improvement of pedagogical practices of teaching reading comprehension in Brazil.Este artigo aborda um tema ainda pouco estudado no Brasil, mas fundamental para a pesquisa e o ensino na área da linguagem, que é o da relação entre inferência emocional e compreensão leitora. Tem por objetivo contribuir para impulsionar a discussão teórica e o investimento em pesquisas empíricas na área. Para isso, realiza uma revisão narrativa de estudos teoricamente fundamentados em abordagens do processamento do discurso que demonstram a importância da inferência emocional para a compreensão leitora (BARREYRO et al., 2008; LEÓN et al., 2015; DÁVALOS; LEÓN, 2017). Em seguida, demonstra como a exploração desse tipo de inferência já está presente no ensino de língua portuguesa, por meio de tarefas didáticas de compreensão textual. Dessa forma, na conclusão, constata a urgência da incorporação desse conhecimento na formação docente e incentiva a expansão de pesquisas na área, para o aperfeiçoamento das práticas de ensino da compreensão da leitura, entendidas como parte do compromisso das instituições de ensino e pesquisa com uma educação que visa ao desenvolvimento humano integral.Revista Entrepalavras2018-12-24T16:18:38Z2018-12-24T16:18:38Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfANDERSEN, Elenice Maria Larroza. Inferência emocional, compreensão leitora e ensino. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 8, v. 8, n. 2, p. 231-245, maio/ago. 2018.2237-6321http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38362Andersen, Elenice Maria Larrozainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:27:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38362Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-11-16T17:27:14Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Inferência emocional, compreensão leitora e ensino
title Inferência emocional, compreensão leitora e ensino
spellingShingle Inferência emocional, compreensão leitora e ensino
Andersen, Elenice Maria Larroza
Compreensão leitora
Inferência emocional
Educação
title_short Inferência emocional, compreensão leitora e ensino
title_full Inferência emocional, compreensão leitora e ensino
title_fullStr Inferência emocional, compreensão leitora e ensino
title_full_unstemmed Inferência emocional, compreensão leitora e ensino
title_sort Inferência emocional, compreensão leitora e ensino
author Andersen, Elenice Maria Larroza
author_facet Andersen, Elenice Maria Larroza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andersen, Elenice Maria Larroza
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão leitora
Inferência emocional
Educação
topic Compreensão leitora
Inferência emocional
Educação
description This paper presents the relation between emotional inference and reading comprehension. It aims to contribute to investment in empirical research in Brazil. To do this, it realizes a narrative review of studies theoretically based on discourse processing that demonstrate the importance of emotional inference for reading comprehension (BARREYRO et al., 2008; LEÓN et al., 2015; DÁVALOS; LEÓN, 2017). Next, it shows how the exploration of this type of inference is already present in the tasks of textual comprehension in a textbook of Portuguese language. Thus, in the conclusion, it notes the urgency of incorporating this knowledge for teaching and encourages the expansion of research in the area, for the improvement of pedagogical practices of teaching reading comprehension in Brazil.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-24T16:18:38Z
2018-12-24T16:18:38Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDERSEN, Elenice Maria Larroza. Inferência emocional, compreensão leitora e ensino. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 8, v. 8, n. 2, p. 231-245, maio/ago. 2018.
2237-6321
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38362
identifier_str_mv ANDERSEN, Elenice Maria Larroza. Inferência emocional, compreensão leitora e ensino. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 8, v. 8, n. 2, p. 231-245, maio/ago. 2018.
2237-6321
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806681721602048