Trabalho prático de levantamento e classificação de solos para o fortalecimento do aprendizado teórico da disciplina ak0008 - levantamento e classificação de solos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Thiago Costa dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lima, José Alexsandro Guimarães, Toma, Raul Shiso
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26780
Resumo: Alunos do curso de Agronomia e Zootecnia matriculados na disciplina de Levantamento e Classificação dos solos tiveram como trabalho final a elaboração de mapa de solos de uma região no Ceará. O objetivo foi construir um mapa de solos como atividade prática, usando os conhecimentos teóricos apresentados em sala de aula, onde foi possível sentir a dificuldade e buscar trazer a realidade desta atividade para os estudantes, sendo a um custo menor, dispensando visitas a campo, coleta e análises de amostras e agregando conhecimento ao corpo discente, através da realização de uma atividade prática. Os dados morfológicos e físicos – químicos para a simulação do levantamento foram retirados do Levantamento de Reconhecimento de Média Intensidade dos Solos na mesorregião Sul Cearence na escala de 1:100.000, também foram utilizadas imagens orbitais, mapas planialtimétricos e litológicos para realização do trabalho. O trabalho foi avaliado para compor parte da nota dos alunos. Ao final da atividade foi aplicado questionário contendo 7 perguntas, para que os discentes pudessem avaliar a atividade, e sugerir algumas mudanças para enriquecimento das atividades em semestres posteriores. Foi usado o excel para organizar as respostas dos alunos e gerar os gráficos do tipo coluna para facilitar a visualização dos dados. Os gráficos indicaram que 94 % da turma fez a atividade; 66,7 % disseram que esta facilitou o aprendizado do conteúdo da disciplina; 80,4 % acharam que a atividade foi importante para aproximar o aluno da noção de uma prática. De modo geral a atividade foi bem aceita, pois, 94,1 % do corpo discente da disciplina, que respondeu ao questionário, achou que este tipo de atividade deve permanecer e ser aplicada nos próximos semestres, contudo, deve ser dado tempo maior de realização da mesma e que esta seja apresentada ao corpo discente no início do semestre letivo.
id UFC-7_8c6a758d53b41ff9d8a53c09c4e1fc3a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/26780
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Trabalho prático de levantamento e classificação de solos para o fortalecimento do aprendizado teórico da disciplina ak0008 - levantamento e classificação de solosMapeamento.Realidade do Campo.Pedologia.Alunos do curso de Agronomia e Zootecnia matriculados na disciplina de Levantamento e Classificação dos solos tiveram como trabalho final a elaboração de mapa de solos de uma região no Ceará. O objetivo foi construir um mapa de solos como atividade prática, usando os conhecimentos teóricos apresentados em sala de aula, onde foi possível sentir a dificuldade e buscar trazer a realidade desta atividade para os estudantes, sendo a um custo menor, dispensando visitas a campo, coleta e análises de amostras e agregando conhecimento ao corpo discente, através da realização de uma atividade prática. Os dados morfológicos e físicos – químicos para a simulação do levantamento foram retirados do Levantamento de Reconhecimento de Média Intensidade dos Solos na mesorregião Sul Cearence na escala de 1:100.000, também foram utilizadas imagens orbitais, mapas planialtimétricos e litológicos para realização do trabalho. O trabalho foi avaliado para compor parte da nota dos alunos. Ao final da atividade foi aplicado questionário contendo 7 perguntas, para que os discentes pudessem avaliar a atividade, e sugerir algumas mudanças para enriquecimento das atividades em semestres posteriores. Foi usado o excel para organizar as respostas dos alunos e gerar os gráficos do tipo coluna para facilitar a visualização dos dados. Os gráficos indicaram que 94 % da turma fez a atividade; 66,7 % disseram que esta facilitou o aprendizado do conteúdo da disciplina; 80,4 % acharam que a atividade foi importante para aproximar o aluno da noção de uma prática. De modo geral a atividade foi bem aceita, pois, 94,1 % do corpo discente da disciplina, que respondeu ao questionário, achou que este tipo de atividade deve permanecer e ser aplicada nos próximos semestres, contudo, deve ser dado tempo maior de realização da mesma e que esta seja apresentada ao corpo discente no início do semestre letivo.2017-10-23T19:44:14Z2017-10-23T19:44:14Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSANTOS, Thiago Costa dos; LIMA, José Alexsandro Guimarães; TOMA, Raul Shiso. Trabalho prático de levantamento e classificação de solos para o fortalecimento do aprendizado teórico da disciplina ak0008 - levantamento e classificação de solos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26780Santos, Thiago Costa dosLima, José Alexsandro GuimarãesToma, Raul Shisoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-03T13:02:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26780Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-03T13:02:23Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho prático de levantamento e classificação de solos para o fortalecimento do aprendizado teórico da disciplina ak0008 - levantamento e classificação de solos
title Trabalho prático de levantamento e classificação de solos para o fortalecimento do aprendizado teórico da disciplina ak0008 - levantamento e classificação de solos
spellingShingle Trabalho prático de levantamento e classificação de solos para o fortalecimento do aprendizado teórico da disciplina ak0008 - levantamento e classificação de solos
Santos, Thiago Costa dos
Mapeamento.
Realidade do Campo.
Pedologia.
title_short Trabalho prático de levantamento e classificação de solos para o fortalecimento do aprendizado teórico da disciplina ak0008 - levantamento e classificação de solos
title_full Trabalho prático de levantamento e classificação de solos para o fortalecimento do aprendizado teórico da disciplina ak0008 - levantamento e classificação de solos
title_fullStr Trabalho prático de levantamento e classificação de solos para o fortalecimento do aprendizado teórico da disciplina ak0008 - levantamento e classificação de solos
title_full_unstemmed Trabalho prático de levantamento e classificação de solos para o fortalecimento do aprendizado teórico da disciplina ak0008 - levantamento e classificação de solos
title_sort Trabalho prático de levantamento e classificação de solos para o fortalecimento do aprendizado teórico da disciplina ak0008 - levantamento e classificação de solos
author Santos, Thiago Costa dos
author_facet Santos, Thiago Costa dos
Lima, José Alexsandro Guimarães
Toma, Raul Shiso
author_role author
author2 Lima, José Alexsandro Guimarães
Toma, Raul Shiso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Thiago Costa dos
Lima, José Alexsandro Guimarães
Toma, Raul Shiso
dc.subject.por.fl_str_mv Mapeamento.
Realidade do Campo.
Pedologia.
topic Mapeamento.
Realidade do Campo.
Pedologia.
description Alunos do curso de Agronomia e Zootecnia matriculados na disciplina de Levantamento e Classificação dos solos tiveram como trabalho final a elaboração de mapa de solos de uma região no Ceará. O objetivo foi construir um mapa de solos como atividade prática, usando os conhecimentos teóricos apresentados em sala de aula, onde foi possível sentir a dificuldade e buscar trazer a realidade desta atividade para os estudantes, sendo a um custo menor, dispensando visitas a campo, coleta e análises de amostras e agregando conhecimento ao corpo discente, através da realização de uma atividade prática. Os dados morfológicos e físicos – químicos para a simulação do levantamento foram retirados do Levantamento de Reconhecimento de Média Intensidade dos Solos na mesorregião Sul Cearence na escala de 1:100.000, também foram utilizadas imagens orbitais, mapas planialtimétricos e litológicos para realização do trabalho. O trabalho foi avaliado para compor parte da nota dos alunos. Ao final da atividade foi aplicado questionário contendo 7 perguntas, para que os discentes pudessem avaliar a atividade, e sugerir algumas mudanças para enriquecimento das atividades em semestres posteriores. Foi usado o excel para organizar as respostas dos alunos e gerar os gráficos do tipo coluna para facilitar a visualização dos dados. Os gráficos indicaram que 94 % da turma fez a atividade; 66,7 % disseram que esta facilitou o aprendizado do conteúdo da disciplina; 80,4 % acharam que a atividade foi importante para aproximar o aluno da noção de uma prática. De modo geral a atividade foi bem aceita, pois, 94,1 % do corpo discente da disciplina, que respondeu ao questionário, achou que este tipo de atividade deve permanecer e ser aplicada nos próximos semestres, contudo, deve ser dado tempo maior de realização da mesma e que esta seja apresentada ao corpo discente no início do semestre letivo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-10-23T19:44:14Z
2017-10-23T19:44:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Thiago Costa dos; LIMA, José Alexsandro Guimarães; TOMA, Raul Shiso. Trabalho prático de levantamento e classificação de solos para o fortalecimento do aprendizado teórico da disciplina ak0008 - levantamento e classificação de solos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26780
identifier_str_mv SANTOS, Thiago Costa dos; LIMA, José Alexsandro Guimarães; TOMA, Raul Shiso. Trabalho prático de levantamento e classificação de solos para o fortalecimento do aprendizado teórico da disciplina ak0008 - levantamento e classificação de solos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806778597441536