Práticas de leitura escolar: estratégias de inserção da criança na cultura letrada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Ana Cíntia Moreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53373
Resumo: Nesta pesquisa a proposta foi observar as salas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Henriqueta Galeno – localizada na Vila Manoel Sátiro, bairro da periferia de Fortaleza (Ceará) – com o objetivo de observar o desenvolvimento em sala de aula das atividades de leitura e formação da prática leitora propostas pelo PAIC (Programa Alfabetização na Idade Certa), realizados com os livros literários do programa. As obras são elaboradas por escritores e ilustradores cearenses em que são abordadas temáticas regionais. Por ser um estudo qualitativo, foram utilizadas como metodologia as observações de campo e entrevistas com professores e coordenadores da escola, além de grupos focais com os alunos. Dessa maneira, busquei compreender as estratégias dos professores para introduzir o livro no cotidiano dos estudantes, entendendo o contato, a convivência e a familiarização da criança às práticas e aos processos típicos da cultura letrada. Dentre os resultados encontrados, há a falta de apoio psicológico para os alunos, que se encontram em um jogo social marcado por uma desigualdade de capitais econômico e cultural, convivendo diariamente com uma dura realidade: pais envolvidos com o tráfico de drogas, crianças que passaram por abusos sexuais, violência doméstica, etc. A pesquisa foi realizada tendo como base teórica os debates postos em áreas específicas como a Sociologia da Cultura, da Educação e a Sociologia da Literatura.
id UFC-7_8cc53eb22096ff25ed4077de36dbd462
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/53373
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Práticas de leitura escolar: estratégias de inserção da criança na cultura letradaCulturaSociologiaLiteraturaNesta pesquisa a proposta foi observar as salas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Henriqueta Galeno – localizada na Vila Manoel Sátiro, bairro da periferia de Fortaleza (Ceará) – com o objetivo de observar o desenvolvimento em sala de aula das atividades de leitura e formação da prática leitora propostas pelo PAIC (Programa Alfabetização na Idade Certa), realizados com os livros literários do programa. As obras são elaboradas por escritores e ilustradores cearenses em que são abordadas temáticas regionais. Por ser um estudo qualitativo, foram utilizadas como metodologia as observações de campo e entrevistas com professores e coordenadores da escola, além de grupos focais com os alunos. Dessa maneira, busquei compreender as estratégias dos professores para introduzir o livro no cotidiano dos estudantes, entendendo o contato, a convivência e a familiarização da criança às práticas e aos processos típicos da cultura letrada. Dentre os resultados encontrados, há a falta de apoio psicológico para os alunos, que se encontram em um jogo social marcado por uma desigualdade de capitais econômico e cultural, convivendo diariamente com uma dura realidade: pais envolvidos com o tráfico de drogas, crianças que passaram por abusos sexuais, violência doméstica, etc. A pesquisa foi realizada tendo como base teórica os debates postos em áreas específicas como a Sociologia da Cultura, da Educação e a Sociologia da Literatura.SBS2020-08-10T12:00:15Z2020-08-10T12:00:15Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSALES, Ana Cíntia Moreira. Práticas de leitura escolar: estratégias de inserção da criança na cultura letrada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017.2236-6636http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53373Sales, Ana Cíntia Moreiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-10T12:00:15Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/53373Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:42.795013Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de leitura escolar: estratégias de inserção da criança na cultura letrada
title Práticas de leitura escolar: estratégias de inserção da criança na cultura letrada
spellingShingle Práticas de leitura escolar: estratégias de inserção da criança na cultura letrada
Sales, Ana Cíntia Moreira
Cultura
Sociologia
Literatura
title_short Práticas de leitura escolar: estratégias de inserção da criança na cultura letrada
title_full Práticas de leitura escolar: estratégias de inserção da criança na cultura letrada
title_fullStr Práticas de leitura escolar: estratégias de inserção da criança na cultura letrada
title_full_unstemmed Práticas de leitura escolar: estratégias de inserção da criança na cultura letrada
title_sort Práticas de leitura escolar: estratégias de inserção da criança na cultura letrada
author Sales, Ana Cíntia Moreira
author_facet Sales, Ana Cíntia Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Ana Cíntia Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Sociologia
Literatura
topic Cultura
Sociologia
Literatura
description Nesta pesquisa a proposta foi observar as salas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Henriqueta Galeno – localizada na Vila Manoel Sátiro, bairro da periferia de Fortaleza (Ceará) – com o objetivo de observar o desenvolvimento em sala de aula das atividades de leitura e formação da prática leitora propostas pelo PAIC (Programa Alfabetização na Idade Certa), realizados com os livros literários do programa. As obras são elaboradas por escritores e ilustradores cearenses em que são abordadas temáticas regionais. Por ser um estudo qualitativo, foram utilizadas como metodologia as observações de campo e entrevistas com professores e coordenadores da escola, além de grupos focais com os alunos. Dessa maneira, busquei compreender as estratégias dos professores para introduzir o livro no cotidiano dos estudantes, entendendo o contato, a convivência e a familiarização da criança às práticas e aos processos típicos da cultura letrada. Dentre os resultados encontrados, há a falta de apoio psicológico para os alunos, que se encontram em um jogo social marcado por uma desigualdade de capitais econômico e cultural, convivendo diariamente com uma dura realidade: pais envolvidos com o tráfico de drogas, crianças que passaram por abusos sexuais, violência doméstica, etc. A pesquisa foi realizada tendo como base teórica os debates postos em áreas específicas como a Sociologia da Cultura, da Educação e a Sociologia da Literatura.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-08-10T12:00:15Z
2020-08-10T12:00:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SALES, Ana Cíntia Moreira. Práticas de leitura escolar: estratégias de inserção da criança na cultura letrada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017.
2236-6636
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53373
identifier_str_mv SALES, Ana Cíntia Moreira. Práticas de leitura escolar: estratégias de inserção da criança na cultura letrada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017.
2236-6636
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SBS
publisher.none.fl_str_mv SBS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028734753570816