Tradução de Virílio and the new media de Sean Cubitt

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Silas José de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46011
Resumo: Crítica ao pensamento de Paul Virilio a partir da análise de como, em sua prosa prosa epigramática e ideográfica, o autor desenvolve a concepção de que a mediação erradicou a substância e eliminou a forma material na qual a substância se apresenta à percepção. O texto tenta demonstrar que apesar de o humanismo liberal de Virilio, sua confiança nas teorias da representação e, acima de tudo, seu individualismo filosófico dificultaram sua habilidade em proporcionar uma análise e um prognóstico no campo da nova mídia, reler seus cenários de desautorização e indiferenciação, à luz dos conceitos do diálogo, da comunicação e da mediação, pode nos munir de algo que nos permita ter uma sensação de demanda ética que é colocado sobre nós pela “tecnologização” da comunidade.
id UFC-7_8d00b6c22f0af39e6fad78e9e05aeed4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/46011
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Tradução de Virílio and the new media de Sean CubittMídiaHumanismoComunicaçãoVirilio, Paul, 1932-2018Crítica ao pensamento de Paul Virilio a partir da análise de como, em sua prosa prosa epigramática e ideográfica, o autor desenvolve a concepção de que a mediação erradicou a substância e eliminou a forma material na qual a substância se apresenta à percepção. O texto tenta demonstrar que apesar de o humanismo liberal de Virilio, sua confiança nas teorias da representação e, acima de tudo, seu individualismo filosófico dificultaram sua habilidade em proporcionar uma análise e um prognóstico no campo da nova mídia, reler seus cenários de desautorização e indiferenciação, à luz dos conceitos do diálogo, da comunicação e da mediação, pode nos munir de algo que nos permita ter uma sensação de demanda ética que é colocado sobre nós pela “tecnologização” da comunidade.Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC2019-09-23T14:46:31Z2019-09-23T14:46:31Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCUBITT, Sean. Virílio and the new media. Tradução de: PAULA, Silas José de. Virílio e a nova mídia. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, p. 14-28, dez. 2010.2179-9938http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46011Paula, Silas José deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-30T19:17:12Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46011Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:28:25.914195Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tradução de Virílio and the new media de Sean Cubitt
title Tradução de Virílio and the new media de Sean Cubitt
spellingShingle Tradução de Virílio and the new media de Sean Cubitt
Paula, Silas José de
Mídia
Humanismo
Comunicação
Virilio, Paul, 1932-2018
title_short Tradução de Virílio and the new media de Sean Cubitt
title_full Tradução de Virílio and the new media de Sean Cubitt
title_fullStr Tradução de Virílio and the new media de Sean Cubitt
title_full_unstemmed Tradução de Virílio and the new media de Sean Cubitt
title_sort Tradução de Virílio and the new media de Sean Cubitt
author Paula, Silas José de
author_facet Paula, Silas José de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Silas José de
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia
Humanismo
Comunicação
Virilio, Paul, 1932-2018
topic Mídia
Humanismo
Comunicação
Virilio, Paul, 1932-2018
description Crítica ao pensamento de Paul Virilio a partir da análise de como, em sua prosa prosa epigramática e ideográfica, o autor desenvolve a concepção de que a mediação erradicou a substância e eliminou a forma material na qual a substância se apresenta à percepção. O texto tenta demonstrar que apesar de o humanismo liberal de Virilio, sua confiança nas teorias da representação e, acima de tudo, seu individualismo filosófico dificultaram sua habilidade em proporcionar uma análise e um prognóstico no campo da nova mídia, reler seus cenários de desautorização e indiferenciação, à luz dos conceitos do diálogo, da comunicação e da mediação, pode nos munir de algo que nos permita ter uma sensação de demanda ética que é colocado sobre nós pela “tecnologização” da comunidade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2019-09-23T14:46:31Z
2019-09-23T14:46:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUBITT, Sean. Virílio and the new media. Tradução de: PAULA, Silas José de. Virílio e a nova mídia. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, p. 14-28, dez. 2010.
2179-9938
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46011
identifier_str_mv CUBITT, Sean. Virílio and the new media. Tradução de: PAULA, Silas José de. Virílio e a nova mídia. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, p. 14-28, dez. 2010.
2179-9938
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC
publisher.none.fl_str_mv Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028818325078016