Dificuldades no uso adequado de vocabulário em textos escolares escritos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Maria Auxiliadora
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16619
Resumo: BEZERRA, Maria Auxiliadora. Dificuldades no uso adequado de vocabulário em textos escolares escritos. Revista de Letras, Fortaleza, v. 21, n. 1/2, p. 72-77, jan./dez. 1999.
id UFC-7_8d200190b366ab1cfc3db75d3832ce53
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/16619
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Dificuldades no uso adequado de vocabulário em textos escolares escritosVocabulárioTexto escritoRegistro linguísticoBEZERRA, Maria Auxiliadora. Dificuldades no uso adequado de vocabulário em textos escolares escritos. Revista de Letras, Fortaleza, v. 21, n. 1/2, p. 72-77, jan./dez. 1999.Textual production requires, among another items, a vocabulary selection which is adequate to the explored subject, to the typology of the text, and to its degree of formality. For the proficient writer, this may not cause any difficulty. However to the learner it might become a great problem, mainly because of the treatment that is usually given to the text on Portuguese classes of basic teaching. Ignoring the psychosociolinguistic nature of the text interferes in the student learning. In this way, the student begins to write based on oral language patterns (which belongs to the students background). The problems in the diversified uses of lexical units seem to reveal a non-construction of cognitive patterns related to textual forms and linguistic uses, associated to the non-use of learning strategies, helping the progress of the receptive vocabulary to the productive vocabulary.A produção textual requer, entre outros itens, uma seleção lexical adequada ao assunto abordado, ao gênero de texto e a seu grau de formalidade. Para o escritor proficiente, essa adequação pode não causar dificuldades, no entanto para o aprendiz ela pode se apresentar como desafiadora, sobretudo devido ao tratamento que, em geral, é dado ao texto nas aulas de português do ensino básico. A desconsideração da natureza psicossociolingüística do texto interfere na aprendizagem do aluno, que termina por escrever textos quase sempre com base nos moldes do oral coloquial (que conhece bem). As dificuldades no uso diversificado de unidades lexicais parecem demonstrar uma nãoconstrução de esquemas cognitivos relacionados a tipos e gêneros textuais e registros lingüísticos, além do não-uso de estratégias de aprendizagem, favorecendo a passagem de vocabulário receptivo para o produtivo.Revista de Letras2016-05-03T15:16:54Z2016-05-03T15:16:54Z1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBEZERRA, M. A. (1999)0101-8051http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16619BEZERRA, Maria Auxiliadorainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T13:22:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/16619Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:52.003656Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades no uso adequado de vocabulário em textos escolares escritos
title Dificuldades no uso adequado de vocabulário em textos escolares escritos
spellingShingle Dificuldades no uso adequado de vocabulário em textos escolares escritos
BEZERRA, Maria Auxiliadora
Vocabulário
Texto escrito
Registro linguístico
title_short Dificuldades no uso adequado de vocabulário em textos escolares escritos
title_full Dificuldades no uso adequado de vocabulário em textos escolares escritos
title_fullStr Dificuldades no uso adequado de vocabulário em textos escolares escritos
title_full_unstemmed Dificuldades no uso adequado de vocabulário em textos escolares escritos
title_sort Dificuldades no uso adequado de vocabulário em textos escolares escritos
author BEZERRA, Maria Auxiliadora
author_facet BEZERRA, Maria Auxiliadora
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BEZERRA, Maria Auxiliadora
dc.subject.por.fl_str_mv Vocabulário
Texto escrito
Registro linguístico
topic Vocabulário
Texto escrito
Registro linguístico
description BEZERRA, Maria Auxiliadora. Dificuldades no uso adequado de vocabulário em textos escolares escritos. Revista de Letras, Fortaleza, v. 21, n. 1/2, p. 72-77, jan./dez. 1999.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2016-05-03T15:16:54Z
2016-05-03T15:16:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BEZERRA, M. A. (1999)
0101-8051
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16619
identifier_str_mv BEZERRA, M. A. (1999)
0101-8051
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Letras
publisher.none.fl_str_mv Revista de Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028743473528832