Família e escola: (des) enlaces sócio-históricos da educação católica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52688 |
Resumo: | Este artigo parte de um estudo bibliográfico e documental, propondo-se a compreender os (des) enlaces da educação católica. Centra-se numa perspectiva sócio-histórica. Apresenta inicialmente um percurso de algumas mudanças e permanências discursivas acerca da família. Em seguida, destaca as tentativas de aproximações entre a família e a escola, além de descrever alguns discursos presentes na Declaração GravissimumEducationis (1965) para assinalar as funções de tais instituições, bem como de seus participantes. Conclui que, após o Concílio Vaticano II, a Igreja Católica buscou assegurar a manutenção dos seus dogmas e para isso difundiu discursos a fim de legitimar a parceria entre família e escola, bem como as funções de pais e professores perante a educação das gerações vindouras. Palavras-Chave: |
id |
UFC-7_8d5dbba11c739893ec30d9f3d056107e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/52688 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Família e escola: (des) enlaces sócio-históricos da educação católicaFamíliaEscolaIgreja CatólicaEste artigo parte de um estudo bibliográfico e documental, propondo-se a compreender os (des) enlaces da educação católica. Centra-se numa perspectiva sócio-histórica. Apresenta inicialmente um percurso de algumas mudanças e permanências discursivas acerca da família. Em seguida, destaca as tentativas de aproximações entre a família e a escola, além de descrever alguns discursos presentes na Declaração GravissimumEducationis (1965) para assinalar as funções de tais instituições, bem como de seus participantes. Conclui que, após o Concílio Vaticano II, a Igreja Católica buscou assegurar a manutenção dos seus dogmas e para isso difundiu discursos a fim de legitimar a parceria entre família e escola, bem como as funções de pais e professores perante a educação das gerações vindouras. Palavras-Chave:UFC2020-07-01T12:22:11Z2020-07-01T12:22:11Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSANTOS, Cícero Edinaldo dos; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Família e escola: (des) enlaces sócio-históricos da educação católica. . In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.-601- 612.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.2237-2229http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52688Santos, Cícero Edinaldo dosHolanda, Patrícia Helena Carvalhoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-01T12:22:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52688Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:39:43.090850Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Família e escola: (des) enlaces sócio-históricos da educação católica |
title |
Família e escola: (des) enlaces sócio-históricos da educação católica |
spellingShingle |
Família e escola: (des) enlaces sócio-históricos da educação católica Santos, Cícero Edinaldo dos Família Escola Igreja Católica |
title_short |
Família e escola: (des) enlaces sócio-históricos da educação católica |
title_full |
Família e escola: (des) enlaces sócio-históricos da educação católica |
title_fullStr |
Família e escola: (des) enlaces sócio-históricos da educação católica |
title_full_unstemmed |
Família e escola: (des) enlaces sócio-históricos da educação católica |
title_sort |
Família e escola: (des) enlaces sócio-históricos da educação católica |
author |
Santos, Cícero Edinaldo dos |
author_facet |
Santos, Cícero Edinaldo dos Holanda, Patrícia Helena Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Holanda, Patrícia Helena Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Cícero Edinaldo dos Holanda, Patrícia Helena Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Família Escola Igreja Católica |
topic |
Família Escola Igreja Católica |
description |
Este artigo parte de um estudo bibliográfico e documental, propondo-se a compreender os (des) enlaces da educação católica. Centra-se numa perspectiva sócio-histórica. Apresenta inicialmente um percurso de algumas mudanças e permanências discursivas acerca da família. Em seguida, destaca as tentativas de aproximações entre a família e a escola, além de descrever alguns discursos presentes na Declaração GravissimumEducationis (1965) para assinalar as funções de tais instituições, bem como de seus participantes. Conclui que, após o Concílio Vaticano II, a Igreja Católica buscou assegurar a manutenção dos seus dogmas e para isso difundiu discursos a fim de legitimar a parceria entre família e escola, bem como as funções de pais e professores perante a educação das gerações vindouras. Palavras-Chave: |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2020-07-01T12:22:11Z 2020-07-01T12:22:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Cícero Edinaldo dos; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Família e escola: (des) enlaces sócio-históricos da educação católica. . In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.-601- 612.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação. 2237-2229 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52688 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Cícero Edinaldo dos; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Família e escola: (des) enlaces sócio-históricos da educação católica. . In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.-601- 612.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação. 2237-2229 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028896542556160 |