Influência do processamento ultrassônico na vitamina E pura e no abacate (persea americana)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Valéria Santos de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rodrigues, Sueli, Fernandes, Fabiano André Narciso
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53988
Resumo: A tecnologia ultrassônica tem sido apreciada por ser um método seguro na preservação de nutrientes. Este trabalho teve como objetivo, avaliar o comportamento da vitamina E pura e também no fruto de abacate quando são submetidos à ação de um sonificador de ponteira em temperaturas controladas de 23, 40 e 60°C e em potências variando de 100 a 500 W por um período de 30 minutos. Observou-se que na vitamina E pura, não houve variação na perda desse nutriente em todas as potências estudadas, já quando o mesmo foi analisado no abacate, notou-se que nos primeiros minutos teve degradação da vitamina E dispersa no meio, como também após 30 minutos uma liberação deste nutriente (aquele ligado à estrutura do abacate) maior do que a taxa de degradação inicial. Quando aumentou a temperatura, verificou-se a liberação do componente analisado mais rápido, tornando esta vitamina disponível, porém concluiuse que a sonificação em si não possuiu influência na degradação da vitamina estudada.
id UFC-7_8dcbe99d00335bd0384a3438087aeaac
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/53988
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Influência do processamento ultrassônico na vitamina E pura e no abacate (persea americana)Tecnologia ultrassônicaVitamina EAbacateA tecnologia ultrassônica tem sido apreciada por ser um método seguro na preservação de nutrientes. Este trabalho teve como objetivo, avaliar o comportamento da vitamina E pura e também no fruto de abacate quando são submetidos à ação de um sonificador de ponteira em temperaturas controladas de 23, 40 e 60°C e em potências variando de 100 a 500 W por um período de 30 minutos. Observou-se que na vitamina E pura, não houve variação na perda desse nutriente em todas as potências estudadas, já quando o mesmo foi analisado no abacate, notou-se que nos primeiros minutos teve degradação da vitamina E dispersa no meio, como também após 30 minutos uma liberação deste nutriente (aquele ligado à estrutura do abacate) maior do que a taxa de degradação inicial. Quando aumentou a temperatura, verificou-se a liberação do componente analisado mais rápido, tornando esta vitamina disponível, porém concluiuse que a sonificação em si não possuiu influência na degradação da vitamina estudada.2020-09-14T13:20:35Z2020-09-14T13:20:35Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfOLIVEIRA, Valéria Santos de; RODRIGUES, Sueli; FERNANDES, Fabiano André Narciso. Influência do processamento ultrassônico na vitamina E pura e no abacate (persea americana). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXI; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVI; 25 a 29 set. 2016, Fortaleza, Ceará Brasil. Anais[…] Fortaleza, Ceará, 2016.21785600http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53988Oliveira, Valéria Santos deRodrigues, SueliFernandes, Fabiano André Narcisoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-14T13:20:35Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/53988Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-09-14T13:20:35Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência do processamento ultrassônico na vitamina E pura e no abacate (persea americana)
title Influência do processamento ultrassônico na vitamina E pura e no abacate (persea americana)
spellingShingle Influência do processamento ultrassônico na vitamina E pura e no abacate (persea americana)
Oliveira, Valéria Santos de
Tecnologia ultrassônica
Vitamina E
Abacate
title_short Influência do processamento ultrassônico na vitamina E pura e no abacate (persea americana)
title_full Influência do processamento ultrassônico na vitamina E pura e no abacate (persea americana)
title_fullStr Influência do processamento ultrassônico na vitamina E pura e no abacate (persea americana)
title_full_unstemmed Influência do processamento ultrassônico na vitamina E pura e no abacate (persea americana)
title_sort Influência do processamento ultrassônico na vitamina E pura e no abacate (persea americana)
author Oliveira, Valéria Santos de
author_facet Oliveira, Valéria Santos de
Rodrigues, Sueli
Fernandes, Fabiano André Narciso
author_role author
author2 Rodrigues, Sueli
Fernandes, Fabiano André Narciso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Valéria Santos de
Rodrigues, Sueli
Fernandes, Fabiano André Narciso
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia ultrassônica
Vitamina E
Abacate
topic Tecnologia ultrassônica
Vitamina E
Abacate
description A tecnologia ultrassônica tem sido apreciada por ser um método seguro na preservação de nutrientes. Este trabalho teve como objetivo, avaliar o comportamento da vitamina E pura e também no fruto de abacate quando são submetidos à ação de um sonificador de ponteira em temperaturas controladas de 23, 40 e 60°C e em potências variando de 100 a 500 W por um período de 30 minutos. Observou-se que na vitamina E pura, não houve variação na perda desse nutriente em todas as potências estudadas, já quando o mesmo foi analisado no abacate, notou-se que nos primeiros minutos teve degradação da vitamina E dispersa no meio, como também após 30 minutos uma liberação deste nutriente (aquele ligado à estrutura do abacate) maior do que a taxa de degradação inicial. Quando aumentou a temperatura, verificou-se a liberação do componente analisado mais rápido, tornando esta vitamina disponível, porém concluiuse que a sonificação em si não possuiu influência na degradação da vitamina estudada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-09-14T13:20:35Z
2020-09-14T13:20:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Valéria Santos de; RODRIGUES, Sueli; FERNANDES, Fabiano André Narciso. Influência do processamento ultrassônico na vitamina E pura e no abacate (persea americana). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXI; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVI; 25 a 29 set. 2016, Fortaleza, Ceará Brasil. Anais[…] Fortaleza, Ceará, 2016.
21785600
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53988
identifier_str_mv OLIVEIRA, Valéria Santos de; RODRIGUES, Sueli; FERNANDES, Fabiano André Narciso. Influência do processamento ultrassônico na vitamina E pura e no abacate (persea americana). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXI; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVI; 25 a 29 set. 2016, Fortaleza, Ceará Brasil. Anais[…] Fortaleza, Ceará, 2016.
21785600
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935806364647424