Educação e racismo: um panorama das políticas de ações afirmativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Aline Santos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Leonardo Morais dos, Soares, Emanoel Luís Roque
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41140
Resumo: Muitos jovens oriundos de escolas públicas, no século XXI, tiveram a oportunidade de se inserir nas universidades públicas brasileiras pelo sistema de cotas, porém muitos desses jovens cotistas tiveram dificuldades de se manter dentro dessas instituições tanto socialmente como economicamente, e em muitos momentos precisaram abrir mão de vivenciar a universidade para garantir o seu sustento e até mesmo continuar estudando. A construção da educação superior no Brasil, ao longo da história, desenvolve-se a partir de olhares elitistas, em que participação ativa nos bancos acadêmicos se restringia a estudantes brancos com um grande poder econômico e social. Não obstante, ainda hoje muitas dessas pessoas acreditam que as universidades públicas são destinadas para essa classe, porém a reservas de “cotas” para negros dentro dessas instituições começou a mudar o cenário acadêmico brasileiro. Desde 2002, entretanto, uma série de eventos vem marcando uma mudança no cenário acadêmico brasileiro. [...]
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