Educação e racismo: um panorama das políticas de ações afirmativas
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41140 |
Resumo: | Muitos jovens oriundos de escolas públicas, no século XXI, tiveram a oportunidade de se inserir nas universidades públicas brasileiras pelo sistema de cotas, porém muitos desses jovens cotistas tiveram dificuldades de se manter dentro dessas instituições tanto socialmente como economicamente, e em muitos momentos precisaram abrir mão de vivenciar a universidade para garantir o seu sustento e até mesmo continuar estudando. A construção da educação superior no Brasil, ao longo da história, desenvolve-se a partir de olhares elitistas, em que participação ativa nos bancos acadêmicos se restringia a estudantes brancos com um grande poder econômico e social. Não obstante, ainda hoje muitas dessas pessoas acreditam que as universidades públicas são destinadas para essa classe, porém a reservas de “cotas” para negros dentro dessas instituições começou a mudar o cenário acadêmico brasileiro. Desde 2002, entretanto, uma série de eventos vem marcando uma mudança no cenário acadêmico brasileiro. [...] |
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