A matemática na formação do pedagogo: oficinas pedagógicas e a plataforma TelEduc na elaboração dos conceitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ivoneide Pinheiro de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3088
Resumo: O trabalho descreve, reflete e sistematiza uma metodologia para o ensino de Matemática no percurso da formação inicial do pedagogo, a partir de oficina pedagógica e do uso da plataforma TelEduc Multimeios. Expressa como objetivo principal investigar e analisar a relevância da aplicabilidade dessa metodologia na constituição de conceitos matemáticos básicos: número, sistema de numeração decimal, operações fundamentais, geometria e medidas. Foi realizada uma pesquisa de campo, qualitativo-descritiva, de natureza pesquisa-ação, junto a 42 alunos da disciplina Ensino de Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, oferecida pelo Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Para coleta de dados na modalidade presencial, foram utilizadas observações participantes, anotações e filmagens. A distância, os recursos utilizados na plataforma TelEduc foram: o diário de bordo, portfólio e fóruns para discussão. No início da disciplina, houve uma certa rejeição quanto à proposta, no que diz respeito ao uso do TelEduc, em virtude da incipiência dos alunos no uso desse instrumento e da falta de tempo para realização das atividades propostas. Houve uma participação significativa dos estudantes nas atividades solicitadas, totalizando 1.868 acessos na plataforma. Verificamos que as discussões, orientações e sugestões vivenciadas no curso favoreceram aos estudantes uma análise crítica das atitudes de seus antigos professores que tiveram na sua vida escolar, revelando que o tratamento dado à Matemática - difícil, incompreensível, inacessível, cheio de fórmulas - foi bem diferente da abordagem enfatizada na disciplina. O estudo proporcionou também aos alunos uma reflexão sobre como lidar com a Matemática na escola, numa perspectiva de um ensino melhor e de qualidade. A dinâmica utilizada na disciplina agradou a todos, no entanto, dois alunos se manifestaram, dizendo que suas expectativas não foram atingidas, embora tenham gostado da disciplina. A disciplina foi importante para a formação inicial dos alunos, pois possibilitou uma discussão mais aprofundada dos temas, abordando pontos importantes normalmente não trabalhados no ensino formal e desconstruindo conceitos preestabelecidos. O principal resultado desse trabalho foi a reformulação da ementa e da metodologia que será utilizada no Curso de Pedagogia a partir de 2007, bem como ampliação da carga horária da disciplina que passou de 80 h/a para 160 h/a.
id UFC-7_8f7e795559ac6c7c20658d4e4d64a440
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/3088
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A matemática na formação do pedagogo: oficinas pedagógicas e a plataforma TelEduc na elaboração dos conceitosLa mathématique dans le parcoors de la formation initial du pédagogue, à partir de l’atelier pédagogique et de l’usage de la plataforme TelEduc MultimoyensMatemática - Estudo e ensino - Fortaleza(CE)Professores de matemática - Formação - Fortaleza(CE)Ensino auxiliado por computador - Fortaleza(CE)O trabalho descreve, reflete e sistematiza uma metodologia para o ensino de Matemática no percurso da formação inicial do pedagogo, a partir de oficina pedagógica e do uso da plataforma TelEduc Multimeios. Expressa como objetivo principal investigar e analisar a relevância da aplicabilidade dessa metodologia na constituição de conceitos matemáticos básicos: número, sistema de numeração decimal, operações fundamentais, geometria e medidas. Foi realizada uma pesquisa de campo, qualitativo-descritiva, de natureza pesquisa-ação, junto a 42 alunos da disciplina Ensino de Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, oferecida pelo Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Para coleta de dados na modalidade presencial, foram utilizadas observações participantes, anotações e filmagens. A distância, os recursos utilizados na plataforma TelEduc foram: o diário de bordo, portfólio e fóruns para discussão. No início da disciplina, houve uma certa rejeição quanto à proposta, no que diz respeito ao uso do TelEduc, em virtude da incipiência dos alunos no uso desse instrumento e da falta de tempo para realização das atividades propostas. Houve uma participação significativa dos estudantes nas atividades solicitadas, totalizando 1.868 acessos na plataforma. Verificamos que as discussões, orientações e sugestões vivenciadas no curso favoreceram aos estudantes uma análise crítica das atitudes de seus antigos professores que tiveram na sua vida escolar, revelando que o tratamento dado à Matemática - difícil, incompreensível, inacessível, cheio de fórmulas - foi bem diferente da abordagem enfatizada na disciplina. O estudo proporcionou também aos alunos uma reflexão sobre como lidar com a Matemática na escola, numa perspectiva de um ensino melhor e de qualidade. A dinâmica utilizada na disciplina agradou a todos, no entanto, dois alunos se manifestaram, dizendo que suas expectativas não foram atingidas, embora tenham gostado da disciplina. A disciplina foi importante para a formação inicial dos alunos, pois possibilitou uma discussão mais aprofundada dos temas, abordando pontos importantes normalmente não trabalhados no ensino formal e desconstruindo conceitos preestabelecidos. O principal resultado desse trabalho foi a reformulação da ementa e da metodologia que será utilizada no Curso de Pedagogia a partir de 2007, bem como ampliação da carga horária da disciplina que passou de 80 h/a para 160 h/a.Ce travail décrie et systématise une méthodologie pour I'enseignement de la mathématique dans le parcoors de la formation. initial du pédagogue, à partir de l'atelier pédagogique et de l'usage de la plataforme TelEduc Multimoyens. L'objectif principal est rechercher et analiser la rélèvance de l'applicabilité de cette méthodologie dans la constitution de concepts mathématiques basiques: numéro, système dc numération décimal, opérations fondamentales, géométrie et mesures. II a été realisée une recherche de champs, qualitatif-descriptif, de nature recherche-action, auprès de 42 élèves de la discipline L ‘enseignement de la Mathénatique darzs les séries Initiales de L ‘enseignement Fondamental, offris par le Cours de Pédagogie de 1'Université Fédéral du Ceará). Pour la collecte de données dans la modalité présenciel, ont eté utilisées observations participantes, annotations et filmages. A distance, les recours utilisés dans la plateforme TelEduc ont été: le journaI de bord, portfolio et fórums pour la discussion. Dans le parcours de la discipline, a eu un certain rejet, en concenant la proposition a respect de l'usage de TelEduc, a cause de la manque d'expériences des élêves dans ce type de cours et de l'incipence de temps pour la réalisation d'activités proposées. I1 y a eu une participation significative d'étudiants dans les activités solicitées, tota1isant 1.868 accès dans la plateforme. II a eté verifier, que les discussions, orientations et suggestions vivenciées dans 1e cours ont favorés aux étudiants une analyse critique des activités de ses anciens professeurs qu'ils on eu dans leur vie scolaire, révélant que le traitement donné a la mathëmatique (difficile, incompréhensible, inaccessible, plein de formule) a eté bien différent de l'abord emphatisé dans la discipline. L'étude a proportionné aussi aux licenciés une réflexiori sur comme traiter la mathématique a l'école, dans une perspective d'un enseignement meilleur et de qualité. La dymanique utilisée dans la discipline a plu a tous, cependant. deux élèves sont manifestés en disent que ses expectatives n'ont pas etées atendues, encore qu'ils ont aimer la discipliné. La discipline a eté importante pour la formation initial des élèves, puisque a possibilité une discussion plus approfondée des thèmes, en abordants points importants normalement non travaillés dans l'enseignement formel et modifiant concepts préétablis. Le principal résultat de ce travail a eté la modification de l'ementé qui será utilisée dans le Cours de Pédagogie à partir de 2007 et 1'amplification de la charge horaire de la discipline, qui a passé de 80 h/a pour 160 h/a.http://www.teses.ufc.brBorges Neto, HermínioLima, Ivoneide Pinheiro de2012-07-09T13:51:43Z2012-07-09T13:51:43Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLIMA, Ivoneide Pinheiro de. A matemática na formação do pedagogo: oficinas pedagógicas e a plataforma TelEduc na elaboração dos conceitos. 2007. 190f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2007.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3088porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-07T18:43:38Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/3088Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-03-07T18:43:38Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A matemática na formação do pedagogo: oficinas pedagógicas e a plataforma TelEduc na elaboração dos conceitos
La mathématique dans le parcoors de la formation initial du pédagogue, à partir de l’atelier pédagogique et de l’usage de la plataforme TelEduc Multimoyens
title A matemática na formação do pedagogo: oficinas pedagógicas e a plataforma TelEduc na elaboração dos conceitos
spellingShingle A matemática na formação do pedagogo: oficinas pedagógicas e a plataforma TelEduc na elaboração dos conceitos
Lima, Ivoneide Pinheiro de
Matemática - Estudo e ensino - Fortaleza(CE)
Professores de matemática - Formação - Fortaleza(CE)
Ensino auxiliado por computador - Fortaleza(CE)
title_short A matemática na formação do pedagogo: oficinas pedagógicas e a plataforma TelEduc na elaboração dos conceitos
title_full A matemática na formação do pedagogo: oficinas pedagógicas e a plataforma TelEduc na elaboração dos conceitos
title_fullStr A matemática na formação do pedagogo: oficinas pedagógicas e a plataforma TelEduc na elaboração dos conceitos
title_full_unstemmed A matemática na formação do pedagogo: oficinas pedagógicas e a plataforma TelEduc na elaboração dos conceitos
title_sort A matemática na formação do pedagogo: oficinas pedagógicas e a plataforma TelEduc na elaboração dos conceitos
author Lima, Ivoneide Pinheiro de
author_facet Lima, Ivoneide Pinheiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges Neto, Hermínio
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ivoneide Pinheiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino - Fortaleza(CE)
Professores de matemática - Formação - Fortaleza(CE)
Ensino auxiliado por computador - Fortaleza(CE)
topic Matemática - Estudo e ensino - Fortaleza(CE)
Professores de matemática - Formação - Fortaleza(CE)
Ensino auxiliado por computador - Fortaleza(CE)
description O trabalho descreve, reflete e sistematiza uma metodologia para o ensino de Matemática no percurso da formação inicial do pedagogo, a partir de oficina pedagógica e do uso da plataforma TelEduc Multimeios. Expressa como objetivo principal investigar e analisar a relevância da aplicabilidade dessa metodologia na constituição de conceitos matemáticos básicos: número, sistema de numeração decimal, operações fundamentais, geometria e medidas. Foi realizada uma pesquisa de campo, qualitativo-descritiva, de natureza pesquisa-ação, junto a 42 alunos da disciplina Ensino de Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, oferecida pelo Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Para coleta de dados na modalidade presencial, foram utilizadas observações participantes, anotações e filmagens. A distância, os recursos utilizados na plataforma TelEduc foram: o diário de bordo, portfólio e fóruns para discussão. No início da disciplina, houve uma certa rejeição quanto à proposta, no que diz respeito ao uso do TelEduc, em virtude da incipiência dos alunos no uso desse instrumento e da falta de tempo para realização das atividades propostas. Houve uma participação significativa dos estudantes nas atividades solicitadas, totalizando 1.868 acessos na plataforma. Verificamos que as discussões, orientações e sugestões vivenciadas no curso favoreceram aos estudantes uma análise crítica das atitudes de seus antigos professores que tiveram na sua vida escolar, revelando que o tratamento dado à Matemática - difícil, incompreensível, inacessível, cheio de fórmulas - foi bem diferente da abordagem enfatizada na disciplina. O estudo proporcionou também aos alunos uma reflexão sobre como lidar com a Matemática na escola, numa perspectiva de um ensino melhor e de qualidade. A dinâmica utilizada na disciplina agradou a todos, no entanto, dois alunos se manifestaram, dizendo que suas expectativas não foram atingidas, embora tenham gostado da disciplina. A disciplina foi importante para a formação inicial dos alunos, pois possibilitou uma discussão mais aprofundada dos temas, abordando pontos importantes normalmente não trabalhados no ensino formal e desconstruindo conceitos preestabelecidos. O principal resultado desse trabalho foi a reformulação da ementa e da metodologia que será utilizada no Curso de Pedagogia a partir de 2007, bem como ampliação da carga horária da disciplina que passou de 80 h/a para 160 h/a.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2012-07-09T13:51:43Z
2012-07-09T13:51:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Ivoneide Pinheiro de. A matemática na formação do pedagogo: oficinas pedagógicas e a plataforma TelEduc na elaboração dos conceitos. 2007. 190f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2007.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3088
identifier_str_mv LIMA, Ivoneide Pinheiro de. A matemática na formação do pedagogo: oficinas pedagógicas e a plataforma TelEduc na elaboração dos conceitos. 2007. 190f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2007.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935795849527296