Atuação pedagógica do professor frente ao contexto socioeconômico dos alunos de uma escola pública municipal de Fortaleza, 1° e 2° anos das séries iniciais: desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Raquel Vasco dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Farias, Gilmar Alves de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48094
Resumo: Para entender melhor como se dá a atuação pedagógica do(a) professor(a) diante do contexto socioeconômico, no qual a instituição escolar e os seus respectivos alunos estão inseridos, é necessário primeiramente entender o que seria essencialmente tal contexto socioeconômico, se essa situação interfere no âmbito educacional, sendo assim, de que forma ela interfere, e, a partir desse levantamento, chegar ao ponto principal que está sendo desenvolvido: Atuação pedagógica do professor diante da realidade educacional atual brasileira. Com isso, é importante elucidar que a educação no Brasil, tal como o contexto social e econômico, se apresenta de maneira diversificada em cada região do país. Vale ressaltar, que a Constituição Federal Brasileira, de 1988, capítulo III, seção I da educação, Art.205, garante que a educação é um direito de todos. Porém, o que na verdade se observa é que essa educação se dá de forma inteiramente desigual tanto entre as classes sociais, ricos e pobres, como também de região para região do país e até mesmo, de forma alarmante, entre diferentes bairros de uma mesma cidade. O presente artigo visa analisar como o contexto social e econômico interfere na educação e no processo ensino-aprendizagem dos alunos e quais são os desafios e possibilidades do(a) professor(a) diante dessa realidade. Assim, ele procura descrever como ocorre a educação na escola pública, analisando, sobretudo, o comportamento do(a) professor(a), sob a perspectiva das implicações socioeconômicas que estão inseridas nessa mesma educação. Com efeito, esse estudo tem também por objetivo identificar como o(a) professor(a) atua frente às situações de vulnerabilidade social e econômica dos seus alunos, não podendo ser ignoradas por ele, pois refletem na formação educacional dos discente e, consequentemente, no seu trabalho como educador.[...]
id UFC-7_8faa88b506d069d1e4c09a56a5eef8ad
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/48094
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Atuação pedagógica do professor frente ao contexto socioeconômico dos alunos de uma escola pública municipal de Fortaleza, 1° e 2° anos das séries iniciais: desafios e possibilidadesEducação - Contexto SocioeconômicoProcesso de Ensino-AprendizagemRede Pública de EnsinoPara entender melhor como se dá a atuação pedagógica do(a) professor(a) diante do contexto socioeconômico, no qual a instituição escolar e os seus respectivos alunos estão inseridos, é necessário primeiramente entender o que seria essencialmente tal contexto socioeconômico, se essa situação interfere no âmbito educacional, sendo assim, de que forma ela interfere, e, a partir desse levantamento, chegar ao ponto principal que está sendo desenvolvido: Atuação pedagógica do professor diante da realidade educacional atual brasileira. Com isso, é importante elucidar que a educação no Brasil, tal como o contexto social e econômico, se apresenta de maneira diversificada em cada região do país. Vale ressaltar, que a Constituição Federal Brasileira, de 1988, capítulo III, seção I da educação, Art.205, garante que a educação é um direito de todos. Porém, o que na verdade se observa é que essa educação se dá de forma inteiramente desigual tanto entre as classes sociais, ricos e pobres, como também de região para região do país e até mesmo, de forma alarmante, entre diferentes bairros de uma mesma cidade. O presente artigo visa analisar como o contexto social e econômico interfere na educação e no processo ensino-aprendizagem dos alunos e quais são os desafios e possibilidades do(a) professor(a) diante dessa realidade. Assim, ele procura descrever como ocorre a educação na escola pública, analisando, sobretudo, o comportamento do(a) professor(a), sob a perspectiva das implicações socioeconômicas que estão inseridas nessa mesma educação. Com efeito, esse estudo tem também por objetivo identificar como o(a) professor(a) atua frente às situações de vulnerabilidade social e econômica dos seus alunos, não podendo ser ignoradas por ele, pois refletem na formação educacional dos discente e, consequentemente, no seu trabalho como educador.[...]Pontes Editores2019-12-03T15:09:54Z2019-12-03T15:09:54Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfCUNHA, Raquel Vasco dos Santos; FARIAS, Gilmar Alves de. Atuação pedagógica do professor frente ao contexto socioeconômico dos alunos de uma escola pública municipal de Fortaleza, 1° e 2° anos das séries iniciais: desafios e possibilidades. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 125-144.978-85-217-0201-6http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48094Cunha, Raquel Vasco dos SantosFarias, Gilmar Alves deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:55:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48094Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:57:24.723678Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Atuação pedagógica do professor frente ao contexto socioeconômico dos alunos de uma escola pública municipal de Fortaleza, 1° e 2° anos das séries iniciais: desafios e possibilidades
title Atuação pedagógica do professor frente ao contexto socioeconômico dos alunos de uma escola pública municipal de Fortaleza, 1° e 2° anos das séries iniciais: desafios e possibilidades
spellingShingle Atuação pedagógica do professor frente ao contexto socioeconômico dos alunos de uma escola pública municipal de Fortaleza, 1° e 2° anos das séries iniciais: desafios e possibilidades
Cunha, Raquel Vasco dos Santos
Educação - Contexto Socioeconômico
Processo de Ensino-Aprendizagem
Rede Pública de Ensino
title_short Atuação pedagógica do professor frente ao contexto socioeconômico dos alunos de uma escola pública municipal de Fortaleza, 1° e 2° anos das séries iniciais: desafios e possibilidades
title_full Atuação pedagógica do professor frente ao contexto socioeconômico dos alunos de uma escola pública municipal de Fortaleza, 1° e 2° anos das séries iniciais: desafios e possibilidades
title_fullStr Atuação pedagógica do professor frente ao contexto socioeconômico dos alunos de uma escola pública municipal de Fortaleza, 1° e 2° anos das séries iniciais: desafios e possibilidades
title_full_unstemmed Atuação pedagógica do professor frente ao contexto socioeconômico dos alunos de uma escola pública municipal de Fortaleza, 1° e 2° anos das séries iniciais: desafios e possibilidades
title_sort Atuação pedagógica do professor frente ao contexto socioeconômico dos alunos de uma escola pública municipal de Fortaleza, 1° e 2° anos das séries iniciais: desafios e possibilidades
author Cunha, Raquel Vasco dos Santos
author_facet Cunha, Raquel Vasco dos Santos
Farias, Gilmar Alves de
author_role author
author2 Farias, Gilmar Alves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Raquel Vasco dos Santos
Farias, Gilmar Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Contexto Socioeconômico
Processo de Ensino-Aprendizagem
Rede Pública de Ensino
topic Educação - Contexto Socioeconômico
Processo de Ensino-Aprendizagem
Rede Pública de Ensino
description Para entender melhor como se dá a atuação pedagógica do(a) professor(a) diante do contexto socioeconômico, no qual a instituição escolar e os seus respectivos alunos estão inseridos, é necessário primeiramente entender o que seria essencialmente tal contexto socioeconômico, se essa situação interfere no âmbito educacional, sendo assim, de que forma ela interfere, e, a partir desse levantamento, chegar ao ponto principal que está sendo desenvolvido: Atuação pedagógica do professor diante da realidade educacional atual brasileira. Com isso, é importante elucidar que a educação no Brasil, tal como o contexto social e econômico, se apresenta de maneira diversificada em cada região do país. Vale ressaltar, que a Constituição Federal Brasileira, de 1988, capítulo III, seção I da educação, Art.205, garante que a educação é um direito de todos. Porém, o que na verdade se observa é que essa educação se dá de forma inteiramente desigual tanto entre as classes sociais, ricos e pobres, como também de região para região do país e até mesmo, de forma alarmante, entre diferentes bairros de uma mesma cidade. O presente artigo visa analisar como o contexto social e econômico interfere na educação e no processo ensino-aprendizagem dos alunos e quais são os desafios e possibilidades do(a) professor(a) diante dessa realidade. Assim, ele procura descrever como ocorre a educação na escola pública, analisando, sobretudo, o comportamento do(a) professor(a), sob a perspectiva das implicações socioeconômicas que estão inseridas nessa mesma educação. Com efeito, esse estudo tem também por objetivo identificar como o(a) professor(a) atua frente às situações de vulnerabilidade social e econômica dos seus alunos, não podendo ser ignoradas por ele, pois refletem na formação educacional dos discente e, consequentemente, no seu trabalho como educador.[...]
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03T15:09:54Z
2019-12-03T15:09:54Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, Raquel Vasco dos Santos; FARIAS, Gilmar Alves de. Atuação pedagógica do professor frente ao contexto socioeconômico dos alunos de uma escola pública municipal de Fortaleza, 1° e 2° anos das séries iniciais: desafios e possibilidades. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 125-144.
978-85-217-0201-6
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48094
identifier_str_mv CUNHA, Raquel Vasco dos Santos; FARIAS, Gilmar Alves de. Atuação pedagógica do professor frente ao contexto socioeconômico dos alunos de uma escola pública municipal de Fortaleza, 1° e 2° anos das séries iniciais: desafios e possibilidades. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 125-144.
978-85-217-0201-6
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontes Editores
publisher.none.fl_str_mv Pontes Editores
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029011611189248