Aspectos geradores da evasão no Curso de Pedagogia Noturno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Camilla Quirino de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Azevedo, Igor Márcio do Nascimento, Olinda, Sahmaroni Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41880
Resumo: Atualmente, observamos uma crescente oferta de vagas e instituições que oferecem cursos de ensino superior no Brasil (BARDAGI, 2009). Na dinâmica desse processo de expansão do ensino de terceiro grau, produziu-se um complexo e diversificado sistema de instituições. Nesse processo de mudanças, houve a incorporação de um público mais diferenciado socialmente, o aumento significativo do ingresso de estudantes do gênero feminino, a entrada de alunos já integrados no mercado de trabalho e o acentuado processo de interiorização e de regionalização do ensino (MARTINS, 2000). Tendo em vista essa profunda mudança na forma de entrada às universidades brasileiras, houve um aumento na evasão devido a diversos fatores, principalmente a essas diversificações/diferenciações existentes entre o público acadêmico ingressante. Neste artigo, entenderemos evasão de curso como sendo a saída do aluno de seu curso de origem, sem concluí-lo, ou seja, abandoná-lo, em nosso artigo não consideraremos transferência como forma de evasão, segundo o que afirma a Comissão Especial de Estudos sobre Evasão (1996). Sobre esse assunto, Bardagi (2009) afirma que a partir do surgimento da evasão, houve uma intensificação das pesquisas acerca do tema a partir do ano de 1995, com a criação de uma Comissão Especial de Estudos sobre Evasão, através da Portaria SESu/MEC, indicando uma valorização política de tal fenômeno. [...]
id UFC-7_90110c5cf46ff3d09fd483cb634523f3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41880
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Aspectos geradores da evasão no Curso de Pedagogia NoturnoEvasão universitáriaCursos de licenciaturaCurso de Pedagogia NoturnoUniversidades Federais do BrasilAtualmente, observamos uma crescente oferta de vagas e instituições que oferecem cursos de ensino superior no Brasil (BARDAGI, 2009). Na dinâmica desse processo de expansão do ensino de terceiro grau, produziu-se um complexo e diversificado sistema de instituições. Nesse processo de mudanças, houve a incorporação de um público mais diferenciado socialmente, o aumento significativo do ingresso de estudantes do gênero feminino, a entrada de alunos já integrados no mercado de trabalho e o acentuado processo de interiorização e de regionalização do ensino (MARTINS, 2000). Tendo em vista essa profunda mudança na forma de entrada às universidades brasileiras, houve um aumento na evasão devido a diversos fatores, principalmente a essas diversificações/diferenciações existentes entre o público acadêmico ingressante. Neste artigo, entenderemos evasão de curso como sendo a saída do aluno de seu curso de origem, sem concluí-lo, ou seja, abandoná-lo, em nosso artigo não consideraremos transferência como forma de evasão, segundo o que afirma a Comissão Especial de Estudos sobre Evasão (1996). Sobre esse assunto, Bardagi (2009) afirma que a partir do surgimento da evasão, houve uma intensificação das pesquisas acerca do tema a partir do ano de 1995, com a criação de uma Comissão Especial de Estudos sobre Evasão, através da Portaria SESu/MEC, indicando uma valorização política de tal fenômeno. [...]IMPRECE2019-05-22T14:04:25Z2019-05-22T14:04:25Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfOLIVEIRA, Camilla Quirino de; AZEVEDO, Igor Márcio do Nascimento; OLINDA, Sahmaroni Rodrigues de. Aspectos geradores da evasão no Curso de Pedagogia Noturno. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1443-1452.978-85-8126-065-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41880Oliveira, Camilla Quirino deAzevedo, Igor Márcio do NascimentoOlinda, Sahmaroni Rodrigues deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:13Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41880Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:56:27.959856Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos geradores da evasão no Curso de Pedagogia Noturno
title Aspectos geradores da evasão no Curso de Pedagogia Noturno
spellingShingle Aspectos geradores da evasão no Curso de Pedagogia Noturno
Oliveira, Camilla Quirino de
Evasão universitária
Cursos de licenciatura
Curso de Pedagogia Noturno
Universidades Federais do Brasil
title_short Aspectos geradores da evasão no Curso de Pedagogia Noturno
title_full Aspectos geradores da evasão no Curso de Pedagogia Noturno
title_fullStr Aspectos geradores da evasão no Curso de Pedagogia Noturno
title_full_unstemmed Aspectos geradores da evasão no Curso de Pedagogia Noturno
title_sort Aspectos geradores da evasão no Curso de Pedagogia Noturno
author Oliveira, Camilla Quirino de
author_facet Oliveira, Camilla Quirino de
Azevedo, Igor Márcio do Nascimento
Olinda, Sahmaroni Rodrigues de
author_role author
author2 Azevedo, Igor Márcio do Nascimento
Olinda, Sahmaroni Rodrigues de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Camilla Quirino de
Azevedo, Igor Márcio do Nascimento
Olinda, Sahmaroni Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão universitária
Cursos de licenciatura
Curso de Pedagogia Noturno
Universidades Federais do Brasil
topic Evasão universitária
Cursos de licenciatura
Curso de Pedagogia Noturno
Universidades Federais do Brasil
description Atualmente, observamos uma crescente oferta de vagas e instituições que oferecem cursos de ensino superior no Brasil (BARDAGI, 2009). Na dinâmica desse processo de expansão do ensino de terceiro grau, produziu-se um complexo e diversificado sistema de instituições. Nesse processo de mudanças, houve a incorporação de um público mais diferenciado socialmente, o aumento significativo do ingresso de estudantes do gênero feminino, a entrada de alunos já integrados no mercado de trabalho e o acentuado processo de interiorização e de regionalização do ensino (MARTINS, 2000). Tendo em vista essa profunda mudança na forma de entrada às universidades brasileiras, houve um aumento na evasão devido a diversos fatores, principalmente a essas diversificações/diferenciações existentes entre o público acadêmico ingressante. Neste artigo, entenderemos evasão de curso como sendo a saída do aluno de seu curso de origem, sem concluí-lo, ou seja, abandoná-lo, em nosso artigo não consideraremos transferência como forma de evasão, segundo o que afirma a Comissão Especial de Estudos sobre Evasão (1996). Sobre esse assunto, Bardagi (2009) afirma que a partir do surgimento da evasão, houve uma intensificação das pesquisas acerca do tema a partir do ano de 1995, com a criação de uma Comissão Especial de Estudos sobre Evasão, através da Portaria SESu/MEC, indicando uma valorização política de tal fenômeno. [...]
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-05-22T14:04:25Z
2019-05-22T14:04:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Camilla Quirino de; AZEVEDO, Igor Márcio do Nascimento; OLINDA, Sahmaroni Rodrigues de. Aspectos geradores da evasão no Curso de Pedagogia Noturno. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1443-1452.
978-85-8126-065-5
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41880
identifier_str_mv OLIVEIRA, Camilla Quirino de; AZEVEDO, Igor Márcio do Nascimento; OLINDA, Sahmaroni Rodrigues de. Aspectos geradores da evasão no Curso de Pedagogia Noturno. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1443-1452.
978-85-8126-065-5
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IMPRECE
publisher.none.fl_str_mv IMPRECE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029005535739904