Aspectos geradores da evasão no Curso de Pedagogia Noturno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41880 |
Resumo: | Atualmente, observamos uma crescente oferta de vagas e instituições que oferecem cursos de ensino superior no Brasil (BARDAGI, 2009). Na dinâmica desse processo de expansão do ensino de terceiro grau, produziu-se um complexo e diversificado sistema de instituições. Nesse processo de mudanças, houve a incorporação de um público mais diferenciado socialmente, o aumento significativo do ingresso de estudantes do gênero feminino, a entrada de alunos já integrados no mercado de trabalho e o acentuado processo de interiorização e de regionalização do ensino (MARTINS, 2000). Tendo em vista essa profunda mudança na forma de entrada às universidades brasileiras, houve um aumento na evasão devido a diversos fatores, principalmente a essas diversificações/diferenciações existentes entre o público acadêmico ingressante. Neste artigo, entenderemos evasão de curso como sendo a saída do aluno de seu curso de origem, sem concluí-lo, ou seja, abandoná-lo, em nosso artigo não consideraremos transferência como forma de evasão, segundo o que afirma a Comissão Especial de Estudos sobre Evasão (1996). Sobre esse assunto, Bardagi (2009) afirma que a partir do surgimento da evasão, houve uma intensificação das pesquisas acerca do tema a partir do ano de 1995, com a criação de uma Comissão Especial de Estudos sobre Evasão, através da Portaria SESu/MEC, indicando uma valorização política de tal fenômeno. [...] |
id |
UFC-7_90110c5cf46ff3d09fd483cb634523f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/41880 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos geradores da evasão no Curso de Pedagogia NoturnoEvasão universitáriaCursos de licenciaturaCurso de Pedagogia NoturnoUniversidades Federais do BrasilAtualmente, observamos uma crescente oferta de vagas e instituições que oferecem cursos de ensino superior no Brasil (BARDAGI, 2009). Na dinâmica desse processo de expansão do ensino de terceiro grau, produziu-se um complexo e diversificado sistema de instituições. Nesse processo de mudanças, houve a incorporação de um público mais diferenciado socialmente, o aumento significativo do ingresso de estudantes do gênero feminino, a entrada de alunos já integrados no mercado de trabalho e o acentuado processo de interiorização e de regionalização do ensino (MARTINS, 2000). Tendo em vista essa profunda mudança na forma de entrada às universidades brasileiras, houve um aumento na evasão devido a diversos fatores, principalmente a essas diversificações/diferenciações existentes entre o público acadêmico ingressante. Neste artigo, entenderemos evasão de curso como sendo a saída do aluno de seu curso de origem, sem concluí-lo, ou seja, abandoná-lo, em nosso artigo não consideraremos transferência como forma de evasão, segundo o que afirma a Comissão Especial de Estudos sobre Evasão (1996). Sobre esse assunto, Bardagi (2009) afirma que a partir do surgimento da evasão, houve uma intensificação das pesquisas acerca do tema a partir do ano de 1995, com a criação de uma Comissão Especial de Estudos sobre Evasão, através da Portaria SESu/MEC, indicando uma valorização política de tal fenômeno. [...]IMPRECE2019-05-22T14:04:25Z2019-05-22T14:04:25Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfOLIVEIRA, Camilla Quirino de; AZEVEDO, Igor Márcio do Nascimento; OLINDA, Sahmaroni Rodrigues de. Aspectos geradores da evasão no Curso de Pedagogia Noturno. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1443-1452.978-85-8126-065-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41880Oliveira, Camilla Quirino deAzevedo, Igor Márcio do NascimentoOlinda, Sahmaroni Rodrigues deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:13Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41880Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:56:27.959856Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos geradores da evasão no Curso de Pedagogia Noturno |
title |
Aspectos geradores da evasão no Curso de Pedagogia Noturno |
spellingShingle |
Aspectos geradores da evasão no Curso de Pedagogia Noturno Oliveira, Camilla Quirino de Evasão universitária Cursos de licenciatura Curso de Pedagogia Noturno Universidades Federais do Brasil |
title_short |
Aspectos geradores da evasão no Curso de Pedagogia Noturno |
title_full |
Aspectos geradores da evasão no Curso de Pedagogia Noturno |
title_fullStr |
Aspectos geradores da evasão no Curso de Pedagogia Noturno |
title_full_unstemmed |
Aspectos geradores da evasão no Curso de Pedagogia Noturno |
title_sort |
Aspectos geradores da evasão no Curso de Pedagogia Noturno |
author |
Oliveira, Camilla Quirino de |
author_facet |
Oliveira, Camilla Quirino de Azevedo, Igor Márcio do Nascimento Olinda, Sahmaroni Rodrigues de |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Igor Márcio do Nascimento Olinda, Sahmaroni Rodrigues de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Camilla Quirino de Azevedo, Igor Márcio do Nascimento Olinda, Sahmaroni Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão universitária Cursos de licenciatura Curso de Pedagogia Noturno Universidades Federais do Brasil |
topic |
Evasão universitária Cursos de licenciatura Curso de Pedagogia Noturno Universidades Federais do Brasil |
description |
Atualmente, observamos uma crescente oferta de vagas e instituições que oferecem cursos de ensino superior no Brasil (BARDAGI, 2009). Na dinâmica desse processo de expansão do ensino de terceiro grau, produziu-se um complexo e diversificado sistema de instituições. Nesse processo de mudanças, houve a incorporação de um público mais diferenciado socialmente, o aumento significativo do ingresso de estudantes do gênero feminino, a entrada de alunos já integrados no mercado de trabalho e o acentuado processo de interiorização e de regionalização do ensino (MARTINS, 2000). Tendo em vista essa profunda mudança na forma de entrada às universidades brasileiras, houve um aumento na evasão devido a diversos fatores, principalmente a essas diversificações/diferenciações existentes entre o público acadêmico ingressante. Neste artigo, entenderemos evasão de curso como sendo a saída do aluno de seu curso de origem, sem concluí-lo, ou seja, abandoná-lo, em nosso artigo não consideraremos transferência como forma de evasão, segundo o que afirma a Comissão Especial de Estudos sobre Evasão (1996). Sobre esse assunto, Bardagi (2009) afirma que a partir do surgimento da evasão, houve uma intensificação das pesquisas acerca do tema a partir do ano de 1995, com a criação de uma Comissão Especial de Estudos sobre Evasão, através da Portaria SESu/MEC, indicando uma valorização política de tal fenômeno. [...] |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-05-22T14:04:25Z 2019-05-22T14:04:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Camilla Quirino de; AZEVEDO, Igor Márcio do Nascimento; OLINDA, Sahmaroni Rodrigues de. Aspectos geradores da evasão no Curso de Pedagogia Noturno. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1443-1452. 978-85-8126-065-5 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41880 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Camilla Quirino de; AZEVEDO, Igor Márcio do Nascimento; OLINDA, Sahmaroni Rodrigues de. Aspectos geradores da evasão no Curso de Pedagogia Noturno. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1443-1452. 978-85-8126-065-5 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IMPRECE |
publisher.none.fl_str_mv |
IMPRECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029005535739904 |