O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. Um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47216 |
Resumo: | This paper proposes an analysis of the expository written didactic discourse in primary school texts focus on two main aspects. Firstly, we consider the cognitive functioning of this kind of discourse, following Bruner (1998; 2001) and Bronckart (1999). Secondly, we consider some of its main semantic structures according to the cognitive linguistics framework (Langacker. 1987; 1991; 1999; 2000). Finally, some didactic consequences suggested by this analysis are examined. |
id |
UFC-7_9042004b0f25b312e971a8c959758cff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47216 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. Um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticosLinguísticaEnsino fundamentalLíngua portuguesaThis paper proposes an analysis of the expository written didactic discourse in primary school texts focus on two main aspects. Firstly, we consider the cognitive functioning of this kind of discourse, following Bruner (1998; 2001) and Bronckart (1999). Secondly, we consider some of its main semantic structures according to the cognitive linguistics framework (Langacker. 1987; 1991; 1999; 2000). Finally, some didactic consequences suggested by this analysis are examined.Propomos uma análise do discurso didático expositivo escrito, em textos do ensino fundamental, focalizando dois aspectos principais. Em primeiro lugar, consideramos o funcionamento cognitivo desse tipo de discurso, com base nas perspectivas de Bruner (1998; 2001) e Bronckart (1999). Em segundo lugar, examinamos algumas de suas principais estruturas semânticas, a partir da abordagem da linguística cognitiva (Langacker. 1987; 1991; 1999; 2000). Examinamos, ainda, os desdobramentos didáticos sugeridos por essa analise.Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste)2019-10-30T12:40:12Z2019-10-30T12:40:12Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPASSEGGI, Luis Álvaro Sgadari. O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. Um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos. Revista do Gelne, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1/2, 2002.1517-7874http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47216Passeggi, Luis Álvaro Sgadariinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:59:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47216Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-11-16T17:59:43Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. Um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos |
title |
O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. Um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos |
spellingShingle |
O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. Um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos Passeggi, Luis Álvaro Sgadari Linguística Ensino fundamental Língua portuguesa |
title_short |
O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. Um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos |
title_full |
O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. Um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos |
title_fullStr |
O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. Um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos |
title_full_unstemmed |
O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. Um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos |
title_sort |
O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. Um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos |
author |
Passeggi, Luis Álvaro Sgadari |
author_facet |
Passeggi, Luis Álvaro Sgadari |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passeggi, Luis Álvaro Sgadari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Ensino fundamental Língua portuguesa |
topic |
Linguística Ensino fundamental Língua portuguesa |
description |
This paper proposes an analysis of the expository written didactic discourse in primary school texts focus on two main aspects. Firstly, we consider the cognitive functioning of this kind of discourse, following Bruner (1998; 2001) and Bronckart (1999). Secondly, we consider some of its main semantic structures according to the cognitive linguistics framework (Langacker. 1987; 1991; 1999; 2000). Finally, some didactic consequences suggested by this analysis are examined. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2019-10-30T12:40:12Z 2019-10-30T12:40:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PASSEGGI, Luis Álvaro Sgadari. O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. Um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos. Revista do Gelne, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1/2, 2002. 1517-7874 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47216 |
identifier_str_mv |
PASSEGGI, Luis Álvaro Sgadari. O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. Um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos. Revista do Gelne, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1/2, 2002. 1517-7874 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1809935785329164288 |