O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. Um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passeggi, Luis Álvaro Sgadari
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47216
Resumo: This paper proposes an analysis of the expository written didactic discourse in primary school texts focus on two main aspects. Firstly, we consider the cognitive functioning of this kind of discourse, following Bruner (1998; 2001) and Bronckart (1999). Secondly, we consider some of its main semantic structures according to the cognitive linguistics framework (Langacker. 1987; 1991; 1999; 2000). Finally, some didactic consequences suggested by this analysis are examined.
id UFC-7_9042004b0f25b312e971a8c959758cff
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47216
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. Um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticosLinguísticaEnsino fundamentalLíngua portuguesaThis paper proposes an analysis of the expository written didactic discourse in primary school texts focus on two main aspects. Firstly, we consider the cognitive functioning of this kind of discourse, following Bruner (1998; 2001) and Bronckart (1999). Secondly, we consider some of its main semantic structures according to the cognitive linguistics framework (Langacker. 1987; 1991; 1999; 2000). Finally, some didactic consequences suggested by this analysis are examined.Propomos uma análise do discurso didático expositivo escrito, em textos do ensino fundamental, focalizando dois aspectos principais. Em primeiro lugar, consideramos o funcionamento cognitivo desse tipo de discurso, com base nas perspectivas de Bruner (1998; 2001) e Bronckart (1999). Em segundo lugar, examinamos algumas de suas principais estruturas semânticas, a partir da abordagem da linguística cognitiva (Langacker. 1987; 1991; 1999; 2000). Examinamos, ainda, os desdobramentos didáticos sugeridos por essa analise.Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste)2019-10-30T12:40:12Z2019-10-30T12:40:12Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPASSEGGI, Luis Álvaro Sgadari. O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. Um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos. Revista do Gelne, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1/2, 2002.1517-7874http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47216Passeggi, Luis Álvaro Sgadariinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:59:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47216Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-11-16T17:59:43Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. Um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos
title O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. Um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos
spellingShingle O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. Um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos
Passeggi, Luis Álvaro Sgadari
Linguística
Ensino fundamental
Língua portuguesa
title_short O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. Um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos
title_full O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. Um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos
title_fullStr O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. Um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos
title_full_unstemmed O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. Um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos
title_sort O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. Um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos
author Passeggi, Luis Álvaro Sgadari
author_facet Passeggi, Luis Álvaro Sgadari
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passeggi, Luis Álvaro Sgadari
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Ensino fundamental
Língua portuguesa
topic Linguística
Ensino fundamental
Língua portuguesa
description This paper proposes an analysis of the expository written didactic discourse in primary school texts focus on two main aspects. Firstly, we consider the cognitive functioning of this kind of discourse, following Bruner (1998; 2001) and Bronckart (1999). Secondly, we consider some of its main semantic structures according to the cognitive linguistics framework (Langacker. 1987; 1991; 1999; 2000). Finally, some didactic consequences suggested by this analysis are examined.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2019-10-30T12:40:12Z
2019-10-30T12:40:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PASSEGGI, Luis Álvaro Sgadari. O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. Um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos. Revista do Gelne, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1/2, 2002.
1517-7874
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47216
identifier_str_mv PASSEGGI, Luis Álvaro Sgadari. O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. Um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos. Revista do Gelne, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1/2, 2002.
1517-7874
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste)
publisher.none.fl_str_mv Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935785329164288