Formação de professores em sociologia: experiências de iniciação a docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21740 |
Resumo: | A pesquisa reflete sobre a formação docente do cientista social que pretende atuar na educação de jovens no Ensino Médio, sobre os desafios e incertezas com os quais se defrontam e, consequentemente, sobre os rumos da Sociologia, como uma área das ciências sociais, apta a se aventurar no conhecimento, na pesquisa e na prática pedagógica do dia a dia escolar. As reflexões são baseadas nos resultados de uma prática reflexiva que está se consolidando no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), que objetiva estimular a escolha pelas licenciaturas, a valorização do magistério e a inserção dos licenciandos na vida escolar. |
id |
UFC-7_90a4e44039193b8c302e4b7cad742685 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/21740 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores em sociologia: experiências de iniciação a docênciaDocênciaEnsino MédioPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação a DocênciaA pesquisa reflete sobre a formação docente do cientista social que pretende atuar na educação de jovens no Ensino Médio, sobre os desafios e incertezas com os quais se defrontam e, consequentemente, sobre os rumos da Sociologia, como uma área das ciências sociais, apta a se aventurar no conhecimento, na pesquisa e na prática pedagógica do dia a dia escolar. As reflexões são baseadas nos resultados de uma prática reflexiva que está se consolidando no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), que objetiva estimular a escolha pelas licenciaturas, a valorização do magistério e a inserção dos licenciandos na vida escolar.XV Congresso Brasileiro de Sociologia2017-01-23T16:57:26Z2017-01-23T16:57:26Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALMEIDA, Rosemary de Oliveira; GONÇALVES, Danyelle Nilin. Formação de professores em sociologia: experiências de iniciação a docência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 15., Curitiba. Anais... Curitiba: Sociedade Brasileira de Sociologia, 2011.2236-6636http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21740Almeida, Rosemary de OliveiraGonçalves, Danyelle Nilininfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:44:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/21740Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:00:21.747784Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores em sociologia: experiências de iniciação a docência |
title |
Formação de professores em sociologia: experiências de iniciação a docência |
spellingShingle |
Formação de professores em sociologia: experiências de iniciação a docência Almeida, Rosemary de Oliveira Docência Ensino Médio Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência |
title_short |
Formação de professores em sociologia: experiências de iniciação a docência |
title_full |
Formação de professores em sociologia: experiências de iniciação a docência |
title_fullStr |
Formação de professores em sociologia: experiências de iniciação a docência |
title_full_unstemmed |
Formação de professores em sociologia: experiências de iniciação a docência |
title_sort |
Formação de professores em sociologia: experiências de iniciação a docência |
author |
Almeida, Rosemary de Oliveira |
author_facet |
Almeida, Rosemary de Oliveira Gonçalves, Danyelle Nilin |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Danyelle Nilin |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Rosemary de Oliveira Gonçalves, Danyelle Nilin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Ensino Médio Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência |
topic |
Docência Ensino Médio Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência |
description |
A pesquisa reflete sobre a formação docente do cientista social que pretende atuar na educação de jovens no Ensino Médio, sobre os desafios e incertezas com os quais se defrontam e, consequentemente, sobre os rumos da Sociologia, como uma área das ciências sociais, apta a se aventurar no conhecimento, na pesquisa e na prática pedagógica do dia a dia escolar. As reflexões são baseadas nos resultados de uma prática reflexiva que está se consolidando no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), que objetiva estimular a escolha pelas licenciaturas, a valorização do magistério e a inserção dos licenciandos na vida escolar. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2017-01-23T16:57:26Z 2017-01-23T16:57:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, Rosemary de Oliveira; GONÇALVES, Danyelle Nilin. Formação de professores em sociologia: experiências de iniciação a docência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 15., Curitiba. Anais... Curitiba: Sociedade Brasileira de Sociologia, 2011. 2236-6636 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21740 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Rosemary de Oliveira; GONÇALVES, Danyelle Nilin. Formação de professores em sociologia: experiências de iniciação a docência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 15., Curitiba. Anais... Curitiba: Sociedade Brasileira de Sociologia, 2011. 2236-6636 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
XV Congresso Brasileiro de Sociologia |
publisher.none.fl_str_mv |
XV Congresso Brasileiro de Sociologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029030016843776 |