Formação de professores em sociologia: experiências de iniciação a docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Rosemary de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Gonçalves, Danyelle Nilin
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21740
Resumo: A pesquisa reflete sobre a formação docente do cientista social que pretende atuar na educação de jovens no Ensino Médio, sobre os desafios e incertezas com os quais se defrontam e, consequentemente, sobre os rumos da Sociologia, como uma área das ciências sociais, apta a se aventurar no conhecimento, na pesquisa e na prática pedagógica do dia a dia escolar. As reflexões são baseadas nos resultados de uma prática reflexiva que está se consolidando no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), que objetiva estimular a escolha pelas licenciaturas, a valorização do magistério e a inserção dos licenciandos na vida escolar.
id UFC-7_90a4e44039193b8c302e4b7cad742685
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/21740
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Formação de professores em sociologia: experiências de iniciação a docênciaDocênciaEnsino MédioPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação a DocênciaA pesquisa reflete sobre a formação docente do cientista social que pretende atuar na educação de jovens no Ensino Médio, sobre os desafios e incertezas com os quais se defrontam e, consequentemente, sobre os rumos da Sociologia, como uma área das ciências sociais, apta a se aventurar no conhecimento, na pesquisa e na prática pedagógica do dia a dia escolar. As reflexões são baseadas nos resultados de uma prática reflexiva que está se consolidando no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), que objetiva estimular a escolha pelas licenciaturas, a valorização do magistério e a inserção dos licenciandos na vida escolar.XV Congresso Brasileiro de Sociologia2017-01-23T16:57:26Z2017-01-23T16:57:26Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALMEIDA, Rosemary de Oliveira; GONÇALVES, Danyelle Nilin. Formação de professores em sociologia: experiências de iniciação a docência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 15., Curitiba. Anais... Curitiba: Sociedade Brasileira de Sociologia, 2011.2236-6636http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21740Almeida, Rosemary de OliveiraGonçalves, Danyelle Nilininfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:44:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/21740Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:00:21.747784Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores em sociologia: experiências de iniciação a docência
title Formação de professores em sociologia: experiências de iniciação a docência
spellingShingle Formação de professores em sociologia: experiências de iniciação a docência
Almeida, Rosemary de Oliveira
Docência
Ensino Médio
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência
title_short Formação de professores em sociologia: experiências de iniciação a docência
title_full Formação de professores em sociologia: experiências de iniciação a docência
title_fullStr Formação de professores em sociologia: experiências de iniciação a docência
title_full_unstemmed Formação de professores em sociologia: experiências de iniciação a docência
title_sort Formação de professores em sociologia: experiências de iniciação a docência
author Almeida, Rosemary de Oliveira
author_facet Almeida, Rosemary de Oliveira
Gonçalves, Danyelle Nilin
author_role author
author2 Gonçalves, Danyelle Nilin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Rosemary de Oliveira
Gonçalves, Danyelle Nilin
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Ensino Médio
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência
topic Docência
Ensino Médio
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência
description A pesquisa reflete sobre a formação docente do cientista social que pretende atuar na educação de jovens no Ensino Médio, sobre os desafios e incertezas com os quais se defrontam e, consequentemente, sobre os rumos da Sociologia, como uma área das ciências sociais, apta a se aventurar no conhecimento, na pesquisa e na prática pedagógica do dia a dia escolar. As reflexões são baseadas nos resultados de uma prática reflexiva que está se consolidando no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), que objetiva estimular a escolha pelas licenciaturas, a valorização do magistério e a inserção dos licenciandos na vida escolar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2017-01-23T16:57:26Z
2017-01-23T16:57:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Rosemary de Oliveira; GONÇALVES, Danyelle Nilin. Formação de professores em sociologia: experiências de iniciação a docência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 15., Curitiba. Anais... Curitiba: Sociedade Brasileira de Sociologia, 2011.
2236-6636
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21740
identifier_str_mv ALMEIDA, Rosemary de Oliveira; GONÇALVES, Danyelle Nilin. Formação de professores em sociologia: experiências de iniciação a docência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 15., Curitiba. Anais... Curitiba: Sociedade Brasileira de Sociologia, 2011.
2236-6636
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv XV Congresso Brasileiro de Sociologia
publisher.none.fl_str_mv XV Congresso Brasileiro de Sociologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029030016843776